Backlinks e sua importância para o SEO

Backlinks e sua importância para o SEO

Para aqueles que trabalham com Marketing Digital sabem muito bem que o SEO é uma pratica essencial para gerar trafego orgânico para o blog e que backlinks de qualidade são fundamentais nessa estratégia.

Mas para muitas pessoas e empresas isso ainda é uma descoberta, e muitas acabam não fazendo uso desse recurso.

Quando falamos de otimização de sites para os buscadores, poucos ainda entendem a real importância disso para seu negócio.

Vejo muitas pessoas olharem para isso como um produto onde se compra, utiliza e pronto e já está tudo resolvido, como se fosse um curativo simples para resolver o problema rapidamente.

Quem trabalha com SEO sabe muito bem que isso não é assim, sabemos que a otimização de sites é algo muito mais complexo e que envolve diversas estratégias.

Devemos sempre levar em consideração e mostrar para as pessoas que são muitos os critérios para posicionar uma página no Google por exemplo, sem falar que ele está em constante atualização.

Com muito estudo é até possível entender como alguns fatores funcionam, e assim criar estratégias para ajudar no rankeamento do Google.

Muitas são ações as vezes fáceis, outras vezes mais complexas que precisam ser realizadas regularmente, entre elas são melhorias nas páginas, geração de conteúdo, SEO On page, definição de palavras-chave, etc.

E um dos fatores mais importantes em uma estratégia de SEO são os backlinks de qualidade.

E entender o que são backlinks e seus tipos é muito importante.

O que é backlink?

O backlink não é difícil de entender, ele é todo e qualquer link de um site que aponta para outro diferente.

Exemplo disso é quando algum site publica uma notícia ou artigo e faz referência para outro site fazendo um link para ele, isso é um backlink e tem grande importância na estratégia de SEO.

A importância dos Backlinks de Qualidade para o SEO

Entendendo o que são backlinks de qualidade, já podemos começar a falar de sua importância para posicionar sites nos buscadores.

Muitos se perguntariam logo de primeira, quanto mais links para meu site, mais confiável ele é, certo? E assim começar a se posicionar melhor, correto? E assim que o Google funciona? Se quisermos simplificar a resposta, podemos dizer que SIM.

Só que na pratica não é só isso, se fosse bastaria termos milhares de links para posicionar em primeiro, e aquele que mais tivesse links estaria lá e não é isso que acontece.

Logo no começo esse pensamento estaria certo e provavelmente ele estaria na primeira posição, mas com a evolução do Google, novas atualizações e melhorias começaram a surgir e com isso surgiram outros fatores para evitar a comercialização desenfreada de links e até mesmo o SPAM de links.

Quando era apenas a quantidade de links, muitos sites sem relevância que apenas tinham backlinks, apareciam nos primeiros resultados, isso trouxe muita dor de cabeça, já que a pesquisa não era tão precisa, as atualizações do Google melhoram muito a questão de relevância para o usuário que passou a utilizar os backlinks com mais inteligência trazendo mais fatores relacionados aos links como a qualidade, a palavra onde está o link, o nicho do site, entre outros, deixando de lado a quantidade em si. É ai que entra os backlinks de qualidade.

Essa é uma forma simples de dizer que os links são importantes, mas não sua quantidade em si e sim sua qualidade.

Os backlinks de qualidade são muito importantes na estratégia de SEO, e conquistar esses links é uma tarefa fundamental, mas à medida que seu blog gera conteúdo relevante para as pessoas isso se torna mais fácil.

É muito mais simples e natural conseguir que um portal sobre games e entretenimento faça um link para um artigo sobre um game especifico, e assim o Google interpretar que está relacionado e que o link é relevante para quem consome esse conteúdo.

Agora imagine uma situação diferente onde um site de saúde e dieta coloque um link para um site de games? Esquisito não? Esse link não terá o mesmo peso e relevância do que o relacionado (do mesmo nicho), por isso a quantidade em sim hoje não é o principal fator.

É muito importante fazer um bom trabalho de Link Building para conseguirmos gerar qualidade nos links gerados e que tenham um contexto.

Entender que fazer link para seu site é uma excelente forma de começar a entender melhor o mundo dos Backlinks, onde você precisa saber desde o nicho, perfil, assunto e outras informações que estejam relacionadas.

O próprio Google lhe ajuda nisso com a ferramenta Search Console e o Google Analytics, nelas você consegue ver quem tem links para seu site.

Tipos de Backlinks

Saiba que existem tipos de links que podem ser gerados para seu blog, e isso influencia no posicionamento do site nos resultados de busca.

O Google passa algumas recomendações para os donos de sites ao criarem links, isso tudo para ajudar a informar qual a relevância do link.

  • Links Nofollow: esses links são configurados para não passar relevância (valor) ao site destino, com isso o Google ignora ou dá um baixo valor para ele
  • Links Dofollow: são os principais links para ajudar na estratégia de SEO, eles passam relevância para o site de destino. Todo o link que não é Nofollow é Dofollow automaticamente, quanto mais natural esse tipo de link, melhor é para você
  • Inbound link: Link externo, é um link de outro site que aponta para o seu de forma bem simples
  • Outbound link: é o link de saída, é o que sai do seu site para outro site
  • Internal link: é um link de seu site para ele mesmo

Isso é apenas para entender um pouco mais sobre backlinks de qualidade e o quão importante ele são para sua estratégia de SEO.

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