fbpx

O que é Afiliação no Marketing Digital? Como Funciona e Vantagens

Por acaso você já ouviu falar sobre o que é afiliação? Aproveito e pergunto, você sabia que dá para fazer dinheiro na internet sem precisar ter produto ou serviço seu?

Essas duas perguntas estão diretamente ligadas e isso está relacionado com o que chamamos também de Programa de Afiliados e é sobre isso que vou falar nesse artigo.

No marketing digital atualmente temos um profissional muito importante que é o Afiliado, ele tem grande participação na promoção e divulgação de marcas, produtos e serviços.

Além disso existem treinamentos como o Formula Negócio Online que ajudam a aprender mais sobre esse tema e como ganhar dinheiro na internet e conseguir renda extra pela internet.

Uma das grandes vantagens de atuar como afiliado é a facilidade de começar sem precisar investir. Existem diversos sites no mercado onde se pode encontrar produtos e serviços para vender como afiliado.

Com isso, você já tem uma grande variedade de produtos para ofertar.

O que é afiliação no marketing digital?

A afiliação no marketing digital também é conhecida como marketing de afiliados tema bem popular entre as pessoas que trabalham com internet.

Ela é uma estratégia na qual o afiliado (profissional que se afilia a algum produto através de uma plataforma ou diretamente) promove produtos ou serviços de uma empresa ou anunciante em troca de uma comissão por cada venda, indicação, clique ou ação específica definida pelo produtor (como são conhecidas as empresas)

Esse modelo de marketing é baseado em desempenho, ou seja você como afiliado só será recompensado se realizar a ação específica com sucesso podendo ser ela um cadastro ou venda.

Essa ação dependerá de qual produto se afiliou e como ela trabalha.

E é através das plataformas de afiliados que você pode encontrar muitas empresas e produtos para se afiliar.

A afiliação não é algo complexo de se entender e com as plataformas tudo fica mais fácil já você tem um link exclusivo para promover e é através dele que são registradas suas vendas.

Como Funciona o Marketing de Afiliados?

O marketing de afiliados pode ter algumas variações no seu formato da afiliação, mas em geral funcionam iguais e de forma simples.

1. Afiliado: É a pessoa ou empresa que promove produtos ou serviços de outras empresas em troca de uma comissão. Ela costuma promover através de um link específico ou código que é usado para identificar suas vendas.

2. Produtor (Anunciante): É empresa ou pessoa que oferece produtos ou serviços, também popularmente conhecida como Infoprodutor. É aquela que paga uma comissão aos afiliados por promoverem e venderem esses produtos ou serviços.

3. Rede ou Plataforma de Afiliados: É a empresa ou plataforma que reuni diversas empresas ou profissionais e as conecta com os afiliados, ela tem como objetivo facilitar todo o processo de afiliação e rastreamento dos cliques, vendas e pagamentos de comissões. Exemplos de plataformas de afiliados são: Hotmart, Eduzz, Monetizze, Kiwify, Awin, Social Soul e muitas outras. Dentro delas você vai encontrar os produtores e programadas de afiliados.

Plataforma de Afiliados

4. Consumidor ou Cliente: A pessoa que compra o produto ou serviço promovido pelo afiliado. Ela é aquela que clica em seu link e efetua a ação.

Escolher Produto como Afiliado: Processo Básico

Além de entender o que é afiliação é muito importante também saber como escolher o produto para se afiliar e promover.

Isso pode variar também de nicho para nicho dependendo dos seus objetivos, mas no geral o processo é o mesmo, veja algumas orientações:

1. Escolha de um Produto:

O afiliado escolhe um produto ou serviço para promover. Isso pode ser feito diretamente com o produtor ou através de uma rede de afiliados.

Na maioria das plataformas você encontra uma área específica para os afiliados onde é possível pesquisar por produtos e serviços para promover e lá terá todas as informações sobre ele.

2. Criação de Conteúdo:

Etapa muito importante e também muito ignorada pelos afiliados, sendo um dos pontos principais que fazem com que o afiliado não venda.

O afiliado deve criar conteúdo (blogs, vídeos, posts em redes sociais, página de venda, etc.) que inclua os links de afiliado para os produtos ou serviços. É assim que irá atrair mais vendas.

Esses links são específicos e contêm um identificador único que rastreia de onde a venda veio.

O conteúdo também ajuda em outras ações como a da Promoção.

3. Promoção:

O afiliado promove o conteúdo em seus canais (site, redes sociais, email marketing, etc.) para atrair consumidores.

4. Ação do Consumidor:

Quando uma pessoa clica no link de afiliado (o link pode estar em uma rede social, página de venda, blog ou outro conteúdo) e realiza a ação desejada (compra, cadastro, etc.), essa ação é registrada como venda para o afiliado.

5. Pagamento de Comissão:

Cada plataforma tem um prazo e regras para liberar a comissão do afiliado. Isso é automático e muito rápido dependendo da plataforma. Tudo feito de forma transparente e segura.

O produtor paga uma comissão ao afiliado com base na ação realizada. O valor da comissão é definido pelo produtor e pode variar tanto de afiliado para afiliado dependendo do volume de vendas e geralmente é um valor fixo ou porcentagem.

O pagamento pode ser uma porcentagem da venda, um valor fixo por clique ou por lead gerado.

Quanto posso ganhar com afiliação de produtos?

Um dos motivos que levam muitos a quererem se tornar afiliados é justamente a possiblidade de ganhar dinheiro sem precisar ter produto ou serviços. É poder gerar vendas através do seu conteúdo.

E posso dizer que muitos produtos e serviços tem excelentes comissões.

Mas quanto realmente posso ganhar com o marketing de afiliados?

Na verdade a resposta é depende! Pois quanto tempo pode se dedicar? Você irá fazer disso um negócio em tempo integral ou uma renda extra? São muitas as perguntas e ações que podem influenciar no seu resultado.

O que posso dizer é que sim dá para ganhar dinheiro com marketing de afiliados.

E dependendo de como trabalhar você pode fazer o dinheiro pra pizza no final de semana ou ganhar um salário extra mensalmente, ou para quem quer ter um negócio online realmente você pode faturar alto acima de R$ 5.000, R$ 10.000 ou mais dependendo da sua atuação como profissional.

A verdade é que é possível, requer dedicação e compromisso para quem quer ir além. E você precisará se qualificar para isso, como qualquer outro serviço.

Afiliação: Vantagens do Marketing de Afiliados:

Quando você entende o que é afiliação e como ela funciona você tem uma visão mais clara de suas vantagens e benefícios de atuar no marketing de afiliados.

Baixo Custo Inicial

Uma das grandes facilidades de começar como afiliado é o baixo custo ou zero custo como preferir.

Afiliados podem começar com pouco ou nenhum investimento financeiro, já que é possível utilizar plataformas como Instagram, YouTube, Facebook, TikTok para criar conteúdo sem a necessidade de gastar com elas.

O seu maior investimento no começo é seu tempo.

Flexibilidade

Facilidade de trabalhar de qualquer lugar e horário, aproveitando seu tempo livre no início para criar conteúdo ou fazer anúncios para vender.

Como esse tipo de negócio online não exige sua presença em tempo integral quando se está começando ou fazendo renda extra se torna uma excelente oportunidade pela flexibilidade.

Renda Passiva

Depois de fazer tudo que é necessário é hora de aproveitar o melhor que é a renda passiva, uma vez que você já criou conteúdo, fez anúncios e promoveu, você pode começar a gerar vendas.

A partir daqui é sempre melhorar e repetir o processo para novos produtos e assim aumentar as vendas e gerar mais renda a longo prazo.

Afiliação: Desafios do mercado de marketing de afiliados

Como em todo mercado, no marketing de afiliados não é diferente, existe a concorrência e muitos desafios que podem ser superados se você se qualificar e isso pode ser feito através de um curso para afiliados, estudos e muita prática.

Alta Competição

Muitos dos melhores produtos e serviços você vai encontrar uma grande concorrência, isso quer dizer que você deve encontrar muitos afiliados promovendo os mesmos produtos, o que pode dificultar suas ações.

Dica: Mas para melhorar isso procure produtos de baixa concorrência para iniciar, isso pode ser uma excelente opção. E também evite trabalhar somente com os produtos mais buscados caso esteja iniciando.

Dependência de Regras de Terceiros

Sendo iniciante um grande desafio é entender e respeitar as regras das plataformas e produtores. Elas estão lá para que todos possam usufruir e atuar da melhor forma possível e assim fazer vendas.

Sempre respeitas as regras disponibilizadas e na dúvida pergunte para o produtor se existe alguma restrição sobre a produção de conteúdo e anúncios para divulgação.

Qualidade e Ética

Esse ponto é muito importante, você promoveria um produto ruim? Ou algo que não compraria ou de qualidade questionável?

Pense bem nisso, na hora de escolher e disponibilizar para venda. Produtos de baixa qualidade pode prejudicar sua reputação e credibilidade como afiliado e criador de conteúdo.

Quando falamos de afiliação e marketing digital vemos uma excelente oportunidade de monetização através de blog, site, rede sociais e anúncios sem a necessidade de ter um produto ou serviço para venda.

Para vender e fazer disso uma renda extra é necessário ter uma boa estratégia e se dedicar ao seu negócio online para que possa ser bem sucedido.

GANHAR DINHEIRO!

YouTube Sem Aparecer

Aprenda tudo que você precisa para ter seu canal de sucesso no YouTube