fbpx

12 Exemplos de inteligência artificial

Vivemos um momento de grande mudança onde todo dia se ouve falar de exemplos de Inteligência Artificial sendo utilizados para uso pessoal ou nas empresas. Isso se tornou comum em nossas vidas.

O termo IA (Inteligência Artificial) praticamente tomou conta das notícias tech, e para quem ainda não sabe IA é uma tecnologia que permite o aprendizado de máquinas por meio da experiência, ao realizar tarefas de forma semelhante aos humanos.

A Inteligência Artificial não é algo totalmente novo e já existe a algum tempo, porém nos últimos anos o termo se popularizou ainda mais, alguns exemplos de inteligência artificial seriam o reconhecimento facial em smartphones, assistentes virtuais, games, Alexa e Siri, algoritmos de redes sociais, entre outros que veremos nesse conteúdo.

A inteligência artificial se mostrou um grande diferencial nos últimos anos com o salto na sua evolução, fazendo com que todas as empresas praticamente queiram utilizar ela em seus negócios tornando o conhecimento em IA muito precioso.

Hoje é possível utilizar inteligência artificial para agilizar processos e gerar mais resultados nos negócios.

Embora muitas pessoas pensem que inteligência artificial trata-se de robôs ou máquinas, ela vai muito além disso e esta presente em muitas coisas que nem fazíamos ideia, como por exemplo no aplicativo do Uber ou Waze quando encontra a melhor rota.

Não tem mais como fugir da tecnologia, a inteligência artificial é realidade presente em nossa vida.

E para entender ainda mais veremos alguns exemplos de inteligência artificial em nosso dia a dia, e para que servem e onde são utilizados.

Para seguir em frente precisamos primeiro entender o que é a inteligência artificial que é o primeiro passo para entender essa grande evolução.

exemplos de inteligência artificial

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial não é algo totalmente novo, em 1950 já se falava dela quando começou a ser desenvolvida, acompanhando desde então a evolução dos computadores.

A inteligência artificial de forma bem superficial é a capacidade das máquinas de pensarem como seres humanos: aprender, perceber e decidir quais caminhos seguir, de forma racional diante de determinadas situações podendo alguém intervir ou não.

Ela é uma tecnologia capaz de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência e ação humano, a IA é capaz de aprender através da experiência e assim evoluir de certa forma através de mudanças e ajustes.

Quando falamos de inteligência artificial, não podemos deixar de lado termos como Machine Learning e Deep Learning.

Machine Learning é a aplicação da IA que permite que às máquinas extraiam o conhecimento dos dados e aprendam com eles de maneira autônoma.

Já o Deep Learning é um subcampo de Machine Learning, uma terceira etapa da inteligência artificial, relacionado a algoritmos inspirados na estrutura e função do cérebro, denominados redes neurais artificiais.

Através dessas tecnologias é que surgem ferramentas como Siri, Alexa, Uber, Waze e se tornam cada vez mais presentes e atuantes em nosso dia a dia seja na vida pessoal ou nos negócios.

12 Exemplos de inteligência artificial

Nesse ponto você já tem uma noção do que é IA e até já viu alguns exemplos de inteligência artificial.

Para melhorar ainda mais veremos outros exemplos de IA disponível em nosso dia a dia tanto para uso pessoal como nos negócios.

Com certeza você utiliza ou já utilizou algum desses recursos em algum momento da sua vida, talvez apenas não soubesse que tinha IA presente neles.

1. Aplicativos de rotas

Esse talvez seja um dos mais comuns e óbvios que utilizam inteligência artificial.

Você pode perceber facilmente quando pede para o aplicativo encontrar a melhor rota, ou quando chama um carro de aplicativo e ele encontra o mais próximo de você e calcula a rota e quanto vai ficar.

Tudo isso traz uma melhor experiência e comodidade para quem utiliza, e você pode encontrar alguns exemplos de inteligência artificial em aplicativos como Uber, Waze, Google Maps, 99 Taxi entre outros.

O Google utiliza muito a inteligência artificial em suas ferramentas, um exemplo é o Google Maps que pode traçar rotas e calcular o tempo e melhor rota para os diversos tipos meio de transporte utilizados para chegar ao local.

2. Mecanismos de Buscas

O Google é um exemplo de utilização da inteligência artificial, e recentemente vemos ela muito presente também no buscador Bing que utiliza o mesmo modelo aplicado ao ChatGPT.

A inteligência artificial permite que os resultados sejam mais fiéis ao que tem pesquisado, além de ser mais rápido e muitas vezes já trazer a resposta exata do que pesquisou.

Com isso a ferramenta é capaz de identificar assuntos relacionados, semelhantes, sinônimos, entre outros recursos.

E em se tratando de inteligência artificial, quanto mais é utilizado, mais ele tá aprendendo com as buscas o que gera uma melhoria contínua.

3. Videogames

Outro exemplo de inteligência artificial muito comum é usar a IA em jogos.

Mesmo games antigos já utilizavam a IA ou seja, não é de hoje que ela está presente. Porém hoje em dia com os novos recursos a experiência se tornou melhor quando falarmos de inteligência artificial nos games.

Hoje em dia podemos dizer que a IA esta presente em qualquer jogo, desde o simples videogame até os jogos de smartphone.

Para perceber isso basta jogar algum jogo online e veja a movimentação dos inimigos e como vai ficando mais difícil a medida que evolui.

Muitos jogos você primeiro treina contra os bots e depois vai realmente para os jogadores reais após ter praticado.

4. Redes sociais

Quer mais exemplos de inteligência artificial presente no seu dia a dia? Basta acessar as redes sociais, plataformas como Instagram, Facebook e YouTube.

Elas utilizam muito a IA para direcionar conteúdo e anúncios para você através da análise do que consome e de como reage a todo o conteúdo da plataforma.

Elas estão monitorando você para saber o que lhe entregar na hora certa, baseado nisso ela gera uma melhor experiência para você fazendo com que queira continuar mais tempo na plataforma e consumindo o conteúdo.

O algoritmo do Instagram sabe analisar o tipo de postagem que você curti, comenta e vídeos que assisti, e também conhece o seu perfil, baseado nisso e em muitas outras informações ele seleciona conteúdo e anúncios de seu interesse, fazendo com que você não queira sair dali ou que de alguma forma queira consumir, comprar.

5. Assistente virtuais

A utilização da IA em assistentes virtuais é uma forma de melhorar as atividades do seu dia a dia através das tarefas e processos otimizados. Elas podem estar presentes e conectadas com seu computador ou celular, com a Alexa, Siri, Google Assistente entre outros.

A utilização de todos esses recursos vai permitir que informações e ações sejam utilizadas de forma mais eficiente e assim entregar o melhor resultado para você.

6. E-mail

A IA não fica de fora dos serviços de email como o Gmail e Outlook quem vem utilizando a inteligência artificial para identificar por exemplo SPAM, crimes, mensagens fraudulentas etc.

Isso faz com que a experiência de utilizar a ferramenta seja melhor já que você não perde tempo vendo todas as mensagens inúteis.

O filtro ajuda na sua segurança e torna a ferramenta mais inteligente após você confirmar que a filtragem foi correta.

Isso evita muito problemas e torna seu uso no dia a dia melhor.

7. Bancos e serviços financeiros

Outro bom exemplo de inteligência artificial em nosso dia a dia, mas no lado mais corporativo é a utilização pelo setor financeiro onde a IA é treinada para evitar fraudes, por exemplo.

Pode ser criado algoritmos que ajudarão a identificar possíveis fraudes no setor de cartões, por exemplo, onde isso reduz o prejuízo da empresa.

Tudo isso feito de forma otimizada e automatizada para melhorar os processos da empresa e reduzir o risco de crédito e análises financeiras.

A inteligência artificial agiliza muito todo o processo e operações feitas que antes precisariam ser feitas manuais ou mesmo via software com intervenção humana, hoje pode ser feito automaticamente pela IA.

Isso agiliza o atendimento ao cliente e reduz tempo de espera e respostas.

8. Atendimento ao público com Chatbots

Todo mundo já ligou ou entrou em um chat de atendimento e se viu conversando com o robozinho.

Hoje em dia praticamente todas as empresas utilizam Chatbots para agilizar no atendimento ao cliente, já que eles através da inteligência artificial podem ajudar a tirar dúvidas e responder perguntas para agilizar o atendimento.

Os chatbots realizam o atendimento através da conversação baseado no que você configurou e podem ir aprendendo com isso, sem dúvidas uma excelente ferramenta para agilizar e escalar o atendimento nas empresas.

9. Reconhecimento fácil

Tem se tornado cada vez mais comum e utilizado pelas instituições para garantir maior segurança.

Hoje diversos dispositivos e aplicativos utilizam esse formato para gerar maior segurança para o cliente.

Para desbloquear o celular ou fazer uma operação de grande valor no internet banking você acaba utilizando a inteligência artificial com o reconhecimento fácil.

Existem até lojas que utilizam isso para entender seus clientes e ver como estão se sentindo em relação aos seus produtos através das expressões. Podemos dizer que isso é só o começo.

10. Plataformas de Streaming

Entre os vários exemplos de inteligência artificial, outro que vem utilizando cada vez mais é o Streaming.

Empresas como Netflix, Disney Plus, Deezer, Spotify devem o seu sucesso ao sistema de recomendação de catálogos personalizados para os clientes.

Através da IA eles sabem exatamente o que te indicar, mostram aquilo que realmente é relevante para você consumir.

É um grande volume de dados analisado baseado no que você consumiu, em suas avaliações e de pessoas parecidas com seu perfil. Com base em muitas análises eles entregam o que acredita ser o melhor para você.

11. Gestão de e-commerce

Presente nos e-commerce a IA tem ajudado a traçar perfil de clientes e a indicar os melhores produtos para se comprar. Além de identificar tendências e em que momento ele está para consumir.

A IA ajuda as lojas virtuais a entenderem o que realmente vende e quanto vende, dessa forma é possível reduzir a quantidade de produtos parados ou com pouca movimentação.

12. Marketing e vendas

Cada vez mais vem sendo utilizado para otimizar campanhas de mídia paga, já que você pode automatizar processos e ter uma visão mais clara dos dados dos clientes.

Uma vez que a IA pode integrar e utilizar os dados das campanhas, CRM, perfil de cliente, produtos e serviços e assim dar uma visão clara do que pode ser feito para melhorar ou pontos que podem ser otimizados.

Gostou dos exemplos de inteligência artificial? Entendeu como ela faz parte da sua vida?

A inteligência artificial veio para ficar definitivamente, e quem não utilizar vai ficar para trás.

Podemos dizer que a muito tempo não víamos uma mudança tão grande quanto a que a IA trouxe hoje.

Com ela tem surgido diversas novas ferramentas capazes de criar imagens, conteúdo, campanhas, programar, analisar e muito mais.

Ferramentas essas que vão nos ajudar a alcançar melhores resultados e mais rápido.

Mostrei apenas alguns exemplos de IA que estão presente em nosso dia a dia e na rotina dos negócios.

Espero que você comece a utilizar também para fazer o seu negócio alcançar o sucesso que deseja.

GANHAR DINHEIRO!

YouTube Sem Aparecer

Aprenda tudo que você precisa para ter seu canal de sucesso no YouTube

plugins premium WordPress