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Negócios Locais: Mudanças que Podem Fazer sua Empresa Vender e Converter Mais Online

Vivemos em tempos onde negócios locais pequenos estão tendo que enfrentar grandes empresas, não importa o segmento, ou o que o profissional faz, essa é uma realidade.

Já vi empresa de quase 30 anos, consolidada no mercado perder orçamento para pequenas empresas. Ter um nome ou anos de existência já não garante preferência nos orçamentos.

Quem pensou que empresas grandes como Havan, C&A, Renner, entre outros grandes nomes e com marcas fortes do mercado estariam competindo com empresas pequenas.

Aqui mesmo na minha cidade, vi um grande supermercado como o Walmart fechar, e vi um outro supermercado onde a gestão é familiar crescer.

Só marca não adianta hoje, a internet veio para mudar o jogo e tornar tudo mais acessível para todos, o pequeno e o grande agora podem jogar no mesmo nível.

Negócios Locais precisam cuidar do seu negócio no digital

O grande diferencial que pode colocar o pequeno em pé de igualdade com o grande é a Internet, e ele ainda tem a sua disposição o marketing digital para ajudar nisso, mas é preciso saber usar essa estratégia a seu favor.

A maioria dos negócios locais não olham para esse lado, não investem recursos suficientes (seja tempo ou dinheiro) para melhorar o seu site ou redes sociais.

A falta de uma boa estrutura pode custar caro para uma empresa pequena, não digo uma estrutura cara, mas sim uma estrutura bem elaborada, com foco no que precisa realmente.

Saiba que essa falta de foco pode custar muitas vendas, e consequentemente menos lucros para a empresa.

Agora, aquela empresa local que sabe utilizar o marketing digital a seu favor, essa sim, sai na frente e não conhece a crise, tenho histórias de clientes que só crescem porque entenderam a importância do marketing digital para seu negócio local.

Quero que continue lendo o conteúdo abaixo e depois se quiser assista aos vídeos em nosso canal do Youtube para entender mais do que estou falando aqui.

Tráfego vs. Conversões

Você sabe o que a maioria das empresas pensam quando fazem um site?

Provavelmente vai dizer que “pronto, fiz um site e agora é esperar para vender”.

Muita gente acha que só porque fez o site, é só indicar ou deixar online, e agora ele vai receber visitas e começar a vender.

Não é bem esse o caso, já foi se o tempo onde se fazia um site e facilmente ele recebia milhares de acesso sem precisar fazer nada.

Fazer as pessoas visitarem seu site é apenas uma parte necessária para alcançar as desejadas vendas diárias para seu negócio.

Depois que seus potenciais clientes (pois ainda não compraram nada) acessam seu site, é hora de oferecer para eles, convencer a fazerem compras dos seus produtos ou serviços.

Gerar tráfego para seu site é fundamental, é basicamente a primeira parte, pois isso é essencial para que as pessoas cheguem até você.

A outra parte é a conversão, ou seja, fazer com que as pessoas que acessaram seu site comprem algo. Essa parte costuma ser mais crítica.

É comum muitos sites terem muitas visitas, milhares de pessoas visitando a todo instante, mas se elas não compram algo, você não ganha dinheiro.

Ou seja, o seu site deve ser otimizado para “CONVERSÃO”, é assim que você ganha mais dinheiro, faz mais vendas e fica feliz no final.

Você precisa conhecer bem os visitantes do seu site

Primeira coisa, deixe o achismo de lado, antes de começar a fazer alterações em seu site você precisa conhecer bem o seu visitante, como eles se comportam em seu site.

Eles acessam mais por celular ou computador? Eles navegam pelo site ou só vão direto onde desejam? Eles entram em contato por telefone ou e-mail? Visitam a página de contato?

Você primeiro precisa entender o que eles fazem para responder essas e outras perguntas para conhecer eles melhor.

Você já ligou para o cliente e perguntou o que achou do site? Como ele conheceu seu serviço? Se ele já viu seus serviços ou produtos no site?

Sim, é muitas vezes necessário pegar o telefone e ligar para o cliente, bater um papo para entender melhor o seu comportamento.

Com essas informações em mãos, você pode começar a fazer as melhorias baseadas no que ouviu dos clientes pensando sempre em resolver os problemas comuns.

Uma dica aqui é ter o Google Analytics instalado em seu site, ele é gratuito e vai lhe trazer muitas informações uteis para melhorá-lo.

E você não precisa ser nenhum expert, apenas saber olhar as informações e utilizá-las a seu favor.

Coletar essas informações é fundamental para seu negócio, é com elas que você vai entender melhor seu cliente.

Veja a importância disso, se eu lhe perguntasse qual o produto ou serviço mais acessado do seu site? Ele é o mesmo que você mais vende?

Se o mais acessado não é o que mais vende, você pode estar com algum problema de conversão, é necessário entender e corrigir para gerar mais vendas.

Você precisa de ajuda profissional

Todo empresário precisa dar a devida importância para o marketing digital, isso nos dias de hoje é fundamental. Não precisa saber tudo, mas ter noção de algumas coisas já ajudará você a estar na frente de muita gente.

E uma das coisas que você precisa saber um pouco é sobre a área de CRO – é a sigla para Conversion Rate Optimization, que em português significa Otimização de Conversão.

Tenho certeza que saber um pouco mais sobre isso ajudará você a vender mais.

Falando de forma simples são estratégias que consistem em práticas que ajudam a aumentar as conversões de determinado site, blog ou loja virtual, assim você aproveita melhor as visitas que recebe.

Se fazer site é algo complicado para você, sugiro conhecer um pouco o WordPress e o plugin Elementor, com ele você pode montar seu site de forma simples e rápida.

Essa acaba sendo uma solução rápida quando o caixa da empresa está baixo para fazer investimentos, nessas horas você mesmo pode fazer.

Outra forma é contratar uma empresa ou profissional para ajudar a criar seu site.

E depois disso é começar a analisar e melhorar a conversão para atingir as vendas desejadas.

Existem pessoas especializadas em CRO, você pode encontrar grupos na internet especializados no site e que sempre tem boa intenção em ajudar.

Minha dica é comece a aprender um pouco sobre o assunto e vá colocando em prática, comece com mudanças pequenas, otimizações como página de contato, informações do produto ou serviço, itens para facilitar o contato do cliente, pequenos detalhes que ajudam a vender mais.

Sites para Negócios Locais

1 –  Navegação Simples e Fácil

Se você quer fazer o site da sua empresa vender todo dia, fazer com que as pessoas liguem e solicitem orçamentos, ele precisa ser fácil de utilizar, pense nele como uma ferramenta, ela tem que ser de fácil de usar.

Ao entrarem no site muitas vezes elas querem agilidade, então elas precisam achar de forma simples o que desejam.

Sabe aqueles sites onde as pessoas querem achar o “contato” e gastam minutos procurando? Então fuja disso, simplifique!

Ninguém gosta de ficar clicando três, quatro vezes para encontrar o que deseja. Muito provável ela irá para outro lugar.

Pense em seu site como um passo a passo para os seus clientes, e quando menos passos melhor.

Pense em um site de contabilidade, o que geralmente desejam? Talvez entrar em contato para tirar dúvidas? Talvez ao entrarem no site ter um chat onde possam de imediato tirar dúvidas, ou um ícone do WhatsApp bem visível para eles saberem que ali ele pode conversar.

Alguns pontos que merecem sua atenção se você quer vender mais:

– Menu e Caixa de Pesquisa

O menu sempre deve estar visível e caso ele esteja usando um celular, deve ser fácil a identificação. Isso facilita muito a navegação pelo site e assim ele irá encontrar com mais facilidade o que procura.

Procure sempre colocar no Menu os links para as páginas mais importantes, que possam ser uteis para seu cliente. Priorize páginas que falem do seu produto ou serviço, canais de contato, em seguida talvez a página sobre você ou a empresa.

O Google Analytics pode te ajudar nisso, pois lá você poderá ver o que é mais acessado.

Outro ponto muito importante é a caixa de pesquisa, se for um e-commerce isso é fundamental que esteja bem visível. Caso seja um blog e tenha muito conteúdo é interessante dar um destaque para ser mais fácil acessar.

A caixa de pesquisa facilita quando o site tem muitas informações, pois ele pode facilmente pesquisar o termo desejado em vez de ficar olhando as páginas.

– Dúvidas Frequentes (FAQ)

Sabe aquela pergunta que você recebe todo dia? Então ela poderia estar em um FAQ.

Esse canal ajuda os clientes a terem respostas mais rápidas, sem precisar entrar em contato ou ficar aguardando uma resposta, sabemos que nem sempre é fácil responder logo.

Saiba que a dúvida de um cliente pode ser a dúvida de muitos. Pegue as dúvidas mais comuns entre os clientes e disponibilize as perguntas e respostas na página de dúvidas frequentes, deixe sempre um canal de contato fácil como link para página de contato ou orçamentos.

Para descobrir as principais dúvidas, faça uma pesquisa junto aos clientes.

– Tenha uma Chamada para Ação clara e destacada!

Mas afinal o que é Chamada para Ação (Call To Action ou CTA)?

Ela é uma chamada em destaque do tipo “Solicite Agora seu Orçamento”, “Fale Agora com Nosso Comercial” ou simplesmente “Compre Agora”, é algo para chamar a atenção, pode ser um botão, imagem, algo que impacte ao ver.

A maioria das pessoas acabam acessando seu site pela página principal, e talvez tenha várias informações, provavelmente precisará chamar a atenção dela para o que deseja, que pode ser oferecer um serviço ou produto, ou que ela peça um orçamento.

A chamada para ação deverá direcionar a pessoa para isso, essa mesma chamada pode estar nas outras páginas ou dentro de um artigo.

Não seja tímido aqui, chame a atenção do seu cliente com os CTAs claros e chamativos. É assim que você ajudará eles a tomarem a decisão de compra.

Para melhorar seu CTA você pode seguir algumas dicas como:

Use frases simples

Utilize frases simples e diretas para chamar a atenção.

Algo como “Seu Orçamento Aqui”, “Compre Agora”, Fale com Nosso Comercial”, “Orçamento Grátis”, você pode fazer testes e ver qual o melhor para seu negócio.

Lembre-se a chamada precisa deixar bem claro o que você deseja que ele faça.

Link direto para o seu objetivo

Em sua chamada para ação coloque link direto para seu objetivo, isso facilitará para ele e melhorará sua conversão. Não enrole, seja sempre direto.

A ideia aqui é que a página de destino já tenha as informações e a possibilidade de concluir a ação, seja ela uma compra ou solicitação de contato por exemplo.

Com a chamada de ação você envia direto para o objetivo e evita que o visitante do site se perca em outras páginas.

Aproveite os depoimentos de seus clientes

Quantas vezes foi comprar algo e viu a opinião de outras pessoas? Pesquisou se alguém falava algo daquela empresa?

Isso mostra a importância dos depoimentos, estejam ele no seu site ou no review do Google Meu Negócio por exemplo.

Muitas vezes o cliente quer ver o que estão falando antes de tomarem a decisão, isso é muito comum.

Devido a isso, ter depoimentos em seu site é um grande diferencial, ainda mais porque a maioria não faz isso, não coloca eles.

Veja algumas estratégias de depoimentos

– Destaque depoimentos ou avaliações do Google Meu Negócio

Incentive seus clientes a deixarem um review em seu perfil do Google Meu Negócio, você pode facilmente pedir a eles para opinarem sobre o serviço prestado ou produto.

Mas atenção aqui, é preciso acompanhar de perto as publicações, fique sempre de olho para evitar que alguém coloque algo que não deseja, como uma reclamação, e caso coloque logo responda.

Procure sempre responder caso alguém comente algo sobre sua empresa.

– Depoimentos nas páginas de produtos e serviços

Isso mesmo, você pode colocar depoimentos nessas páginas para atestar que já utilizaram e gostaram, isso ajuda nas vendas, são as provas sociais.

– Peça depoimentos aos clientes

Isso mesmo, converse com os clientes, peça a eles que opinem sobre o serviço ou produto que vendeu. Pode ser um áudio ou vídeo (que é ainda melhor).

Monte uma página e coloque esses depoimentos, mostre aos possíveis clientes o que andam falando da sua empresa através dessa página.

Conclusão: Não deixem os negócios locais morrerem!

Ao andar pela minha cidade vejo muitas empresas que poderiam estar online e vendendo cada vez mais. Mas por não estarem no digital noto o como é difícil para elas competirem com as outras.

Toda empresa precisa entender a importância do Marketing Digital para seu negócio, mesmo que seja apenas uma empresa local, ou ela entende isso ou vai sofrer mais do que já está sofrendo hoje.

Não deixe sua empresa fora do digital, saiba que isso pode mudar o jogo.

A internet é capaz de ajudar você a vender mais e todo dia, ela é capaz de atrair novos clientes, fazer com que conheçam mais você e seu produto ou serviço.

Comece tendo um site mesmo que simples, coloque sua empresa online agora. Vá melhorando, fazendo o que é possível, tem muitos recursos gratuitos para ajudar você a vender.

Não tenha medo do digital!

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