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Análise SWOT: Explore o Potencial do Digital para seu Negócio com esses 4 pontos!

Análise SWOT

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Nessa fase difícil é hora de Superar a Crise!

Ultimamente todos estão tendo que repensar como era, e como vai ser daqui para frente.

Muitos atuavam apenas no formato de negócio físico e do dia para a noite precisaram estar no formato Digital, e isso tem sido cada vez mais exigido!

O problema é que muitos têm dificuldades em relação a isso, sair desse modo offline para o online.

Chegou o momento onde muitos precisam pensar em novas soluções, e a solução do momento é o marketing digital, é estar online para vender mais.

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Seja nas redes sociais, no Google, Youtube ou Instagram, e através do site próprio.

O que você precisa entender é a necessidade de mudança, seja inovando ou melhorando, talvez tenha até que ter uma mudança radical nos negócios, como já vi muitos por ai, que passaram por essa transformação digital.

Existem ferramentas que podem te ajudar nesse planejamento e nas decisões, para entender a situação atual.

A análise SWOT é uma delas, para ter uma visão mais clara de tudo antes de sair fazendo!

O que é análise SWOT

Aqui no Brasil também é conhecida como análise FOFA:

  • Forças
  • Oportunidades
  • Fraquezas
  • Ameaças

É uma ferramenta de gestão e muito utilizada nos dias de hoje.

Análise SWOT, ou FOFA, é uma ferramenta de planejamento estratégico usada na gestão de projetos, para analisar cenários e embasar a tomada de decisões. Ela costuma ser usada pelas empresas antes de implementar algum projeto de impacto para o negócio.

É uma maneira rápida e fácil para ter uma visão mais clara para tomada de decisão.

Isso porque após utiliza-la e colocar as informações você terá maior clareza do seu negócio e da situação.

Com o ajuste adequado você pode usar a seu favor e em diversas áreas do seu negócio.

Mas aqui utilizaremos ela para análise interna da sua empresa e negócio, e externa para analisar concorrentes, mercado que influenciam no dia a dia.

Ela vai te ajudar a ter uma visão mais prática para tomar as decisões e ações necessárias.

A execução é fundamental para o crescimento de qualquer negócio, mas para isso você precisa executar as ações corretas, e isso só vem com planejamento.

O melhor momento para começar é agora!

Lembre-se disso, se você não faz, seu concorrente pode estar fazendo e te deixando para trás.

Aproveite isso tudo, para fazer seu negócio crescer e suas vendas aumentarem.

As pessoas cada vez mais consomem online, fazem compras, reservas, e tudo mais. Não seja resistente a essas mudanças!

O que mudou no mundo online?

O que mudou ultimamente quando falamos de internet? Vendas online?

A maior mudança é sem dúvidas a utilização do celular para tudo.

Tanto que todos utilizam o celular para jogar, comprar, agendar, conversar, vender, pedir algo, se relacionar. Tudo está no celular.

E esse acesso pelo celular superou o utilizado pelo computador! É a grande mudança de comportamento que precisamos perceber para vender mais, em qualquer lugar que você vá sempre tem alguém no celular.

As pessoas ficam 24 horas com o celular ao lado.

Os negócios precisam ver isso e aprender a lidar com essa nova situação.

As pessoas passam horas e horas conectadas, estão fazendo buscas no Google, assistindo vídeos no Youtube ou nas redes sociais como Instagram.

E para você vender mais hoje em dia você precisa estar nesses lugares como:

  • Google
  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok
  • WhatsApp
  • E em qualquer outro lugar que seu público esteja

Hora de utilizar a analise SWOT: As Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças

Tudo está relacionado ao seu negócio, vamos utilizar a análise SWOT para entender melhor todo o cenário.

Ambientes Internos do Seu Negócio

– Forças da sua empresa:

Fatores que você tem controle e se tornam um diferencial em relação a todos os outros.

Podem ser características ou coisas relacionadas que a tornam diferente e te ajudam a crescer mais em relação aos concorrentes.

Nisso entram várias coisas (pense em diferenciais do mercado) como por exemplo:

  • Velocidade nas entregas em relação a concorrentes
  • Serviço de maior qualidade e maior atenção
  • Bom atendimento e funcionários bem treinados regularmente
  • Produtos com menor índice de reclamação
  • Profissionais mais qualificados e melhor preparado

Aqui só te peço uma coisa, seja sincero, já vi cliente falando de bom atendimento e esquece de responder a pessoa no WhatsApp.

Cuidado aqui, muito atento a detalhes que fazem a diferença e você não percebe.

  • Falar que tem boas fotos dos produtos
    • Consegue perceber que isso é facilmente igualado pelo concorrente? É só ele contratar um fotografo profissional ou usar uma câmera melhor

  • Ou que fazemos publicações no Instagram dos produtos?
    • Isso também é facilmente copiado
    • Agora se você faz Lives, e cria vídeos é mais difícil se o outro ainda não estiver fazendo

A Analise SWOT é para você ter mais clareza de tudo em relação ao negócio.

Essas informações serão utilizadas depois em outra fase.

Um exemplo de força é se sua empresa já fazia anúncios e produzia conteúdo, isso é um ótimo diferencial, afinal muitas ainda não fazem.

No final você vai perceber que pode utilizar a analise SWOT para produtos, serviços, setores da empresa, analisar a concorrência mais de perto. Ela tem muitas aplicações.

– Fraquezas do seu negócio:

Todos os negócios têm pontos fortes e pontos fracos quando comparamos com outros concorrentes ou atuação no mercado.

Aqui vamos falar das coisas que atrapalham o crescimento do seu negócio ou suas vendas. E também vai exigir sinceridade, veja alguns exemplos:

  • Empresa nova e pouco conhecida
  • Alto Turnover – rotatividade de funcionários
  • Não faz marketing digital
  • Não tem site e nem presença digital
  • Falta de tempo para fazer as coisas
  • Não tem dinheiro para investir

Aqui eu separei as principais fraquezas que podem atrapalhar o crescimento do seu negócio, claro o ideal é ter um olhar como concorrente do seu próprio negócio. E tentar achar o máximo de pontos a serem melhorados.  

Não deixe nada atrapalhar suas ações para fazer seu negócio crescer e vender mais. Não utilize suas fraquezas como muleta.

Um exemplo simples é “não tenho dinheiro para fazer marketing digital”, e aí eu te pergunto:

  • Quanto custa para criar um Instagram e publicar conteúdo nele?
  • Quanto custa para criar um canal no Youtube, gravar e publicar vídeos com seu celular?
  • Quanto custa fazer uma ficha no Google Meu Negócio?

Eu te respondo: custo ZERO!

Essa análise mostra os pontos fracos que precisam ser melhorados.

Reflita o que precisa mudar, muitas dessas fraquezas podem ser facilmente eliminadas.

Ambientes Externos ao Seu Negócio

Aquilo que impacta seu negócio e você não tem controle, crises, mudança do dólar, mudança de governo e muitas outras coisas.

E aí entra o lado positivo também, não e só negativo.

Oportunidades para seu Negócio

O lado bom são as oportunidades, procure ficar atento e sempre aproveitar ao máximo todas que aparecerem.

Porém, nesse caso vai exigir de você conhecimento e atenção em relação ao que passa na sua frente.

As oportunidades são as mais difíceis de serem percebidas, isso porque a maioria das pessoas estão de cabeça tão cheia que não enxergam elas. É como se tivessem com os olhos vendados. É muito grave isso!

Os empreendedores a maioria enxergam com facilidade tudo aquilo que é dificuldade, é muito imposto, funcionário que dá trabalho, produto caro, etc., mas as oportunidades passam despercebidas.

Veja por exemplo o Marketing Digital, para muitos é uma grande oportunidade:

  • Começaram a anunciar
  • Venderam mais online
  • Criaram e-commerce
  • Cresceram muito online

Já outros

  • Não tinham site
  • Não investiam em anúncio
  • Sempre disseram que era caro anunciar, mesmo podendo começar com o mínimo possível
  • Pouco sabiam utilizar o WhatsApp Business
  • Presença zero nas redes sociais

Exemplo das oportunidades, veja quantos anúncios aparecem quando você está no Instagram, note que ultimamente aumentou muito, mas ainda faltam muitas empresas que você conhece, não é mesmo!?

Não tenha medo dos grandes negócios!

Ah, mas eles investem muito, sim e isso você não tem controle.

E você pode começar agora investindo pouco e ir crescendo!

Essa é a grande facilidade, na época da TV era caríssimo começar e inacessível para muitos, hoje com a internet, você mesmo pode fazer ou se preferir pode pagar alguém. Mas é só aprender a fazer!

Mesmo com pouco investimento você ainda alcançará muitas pessoas novas.

Marketing Digital: Davi e Golias! Lembre-se deles!

– Ameaças para sua Empresa/Negócio

Crises, as mudanças drásticas no mercado, sem falar que a crise dos últimos anos é uma grande ameaça que afetou todos praticamente.

E que nem todos conseguem enfrentar tão facilmente, e nem todos sobreviverão.

Aqui quero falar das coisas que podem afetar seu negócio negativamente, ameaças que surgiram ou surgem a todo momento. Aqueles fatores externos (que você não tem controle), como por exemplo:

  • Redução do horário que ficava aberto
  • Menor volume de pessoas permitido dentro da loja
  • Fechamento das portas
  • Mudanças em leis e impostos
  • Problemas com importação
  • A própria concorrência
  • Você está anunciando e do dia para a noite fica mais caro

São apenas alguns exemplos que você não tem controle, e que não depende das suas ações.

Analise SWOT na prática para seu Negócio

Hora de fazermos essa análise na prática, e para isso separei um modelo para você utilizar, só imprimir e preencher com as informações ou fazer direto no seu computador.

Para baixar o link é esse: {link modelo analise swot}

O momento é de agir, e é assim que as mudanças acontecem. Só assim você terá mais clareza.

Não tenha medo, coloque tudo que vier a mente! Primeiro a gente faz, e depois a gente melhora!

Se você tiver dúvida é só comentar ou voltar e ver novamente os tópicos.

Se têm sócios e funcionários mais próximos façam juntos.

Faça também pesquisas junto aos clientes para ajudar a identificar os pontos, eles têm um grande papel nisso tudo.

Analise também seus concorrentes diretos e indiretos, tenho certeza que deve conhecer alguns.

Veja as redes sociais deles, o site, o blog, se eles fazem alguma ação, se anunciam, veja como é o movimento, que eles atendem. Tudo isso vai te ajudar.

E mais uma vez seja sincero e faça sem medo!

Comece pelas Forças e Fraquezas, e depois parta pra Oportunidades e Ameaças.

Analise seu mercado, seu nicho, e seu negócio a fundo para conseguir todas as informações.

Tenho certeza que irão aparecer muitas ideias e informações que nem tinha conhecimento.

Procure sempre organizar por aquilo que acha mais importante para a menos importante.

E com isso em mãos é hora de agir!

Ações para melhorar o seu Negócio e fazer ele vender mais!

Superar as dificuldades não é fácil, mas é necessário se quiser se manter no mercado.

Chegou o momento que pode mudar o seu negócio: começar a agir, executar para melhorar!

Não é um processo fácil a ação é difícil para quem não está acostumado.

A Analise Swot está aí para ajudar, pois através de uma visão clara das Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças será mais fácil começar a executar o que é necessário.

Ações: Oportunidades e Forças do seu Negócio!

Hora de unir as forças do seu negócio às oportunidades que o mercado oferece.

Cada ação que você tem irá gerar uma reação, ou seja suas atitudes aqui são fundamentais para que consiga se superar e fazer seu negócio prosperar.

Se você não realizar nenhuma ação, continuará como está e nada mudará!

E todas as suas ações precisam ser bem planejadas, e distribua suas ações ao longo do ano.

Você terá coisas que precisarão ser realizadas diariamente, semanalmente, mensalmente e até anualmente.

Dividir corretamente vai fazer com que possa executar melhor, sem se sobrecarregar.

Quem não faz nada, não gera resultados!

Dê a devida atenção às oportunidades, por exemplo no marketing digital você pode:

  • Publicar vídeos e fazer postagens regularmente (diário ou semanal)
  • No seu blog, publicar artigos e falar mais dos serviços (diário ou semanal)
  • Divulgar mais seu negócio (diário ou semanal)
  • Promoções para Datas Sazonais (mensal ou anual)
  • E muitas outras ações

Que ações são necessárias para isso tudo se realizar?

Seu Negócio: Fraquezas x Oportunidades

Aqui é hora de superar as fraquezas, isso porque elas atrapalham você de aproveitar as boas oportunidades nos negócios e crescer.

É importante você entender bem suas fraquezas, e o que é necessário para superá-las. Que ação preciso executar para eliminar essa fraqueza.

Toda ação gera uma reação, hora de planejar o que é necessário para superar todas as fraquezas, novamente nos deparamos com ações diárias, semanais, mensais e anuais.

Por exemplo:

Se sua fraqueza é gravar vídeos, chegou a hora de começar, imagine você gravando um vídeo por semana?

Eu mesmo tinha muita dificuldade em gravar e hoje já passei mais de 100 vídeos gravados.

O mesmo pode acontecer com o você.

Você precisa gerar essa transformação, enfrentar as dificuldades.

Hora de assumir aquilo que precisa ser feito, tomar o controle do seu negócio, e fazer algo diferente para que seu negócio possa realmente mudar para melhor.

Seu Negócio precisa de Análise SWOT!

Toda essa análise e informações são fundamentais para entender melhor seu negócio, olhar para a realidade atual e começar a agir e aproveitar ao máximo tudo que está a sua disposição.

Minha dica pra você hoje é:

Coloque em prática! Comece a executar! Isso mudará o rumo do seu negócio!

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