fbpx

Como se manter motivado nos negócios? 7 Dicas infalíveis!

Como se manter motivado nos negócios

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Sem dúvidas todo dono de negócio, empresário ou empreendedor já deve ter passado por isso, e se perguntou em algum momento como se manter motivado nos negócios?

Sabemos que essa pergunta vem e vai, que luta é diária, não importa o quanto goste do que faz, o quanto enxergue as boas oportunidades que ele traz diariamente, mesmo amando o processo de administrar seu negócio, existem aqueles dias onde se manter motivado é um grande desafio.

Você simplesmente não quer acordar e ir trabalhar, não quer sentar no escritório, ter que atender clientes, responder e-mails e muito menos atender aquele telefone para lidar com possíveis fornecedores. É como se a vontade de fugir tomasse conta de você.

Se sua vontade de ir embora é grande, mas antes você pesquisou no Google “Como se manter motivado nos negócios”, ainda bem que chegou aqui, separei algumas sugestões para ajudar você naqueles dias difíceis.

Só te digo uma coisa antes de ler a partir daqui, sei exatamente o que você está passando em relação a como se manter motivado nos negócios, e eu mesmo também passo por isso.

Ajude: Inscreva-se no Canal!

7 Dicas de como se manter motivado nos negócios

1 – Como diz a Nike – Just Do It (Apenas faça)

Esse apenas fazer parece fácil lento assim, sei como é. Mas primeiro lembre-se de fazer o que precisa ser feito, não queira que saia de forma extraordinária ou perfeita, mas execute.

Quanto mais executa, mais fácil vai ficando.

Talvez não tenha chegado tão animado no trabalho, ou esteja em um dia de mau humor, ou estava bem até entrar pela porta da frente e começar a pensar no que precisa ser feito sem a motivação necessária.

Calma, não importa o que tem que ser feito, ou se tem animo ou não, mas dê o primeiro passo e os outros virão em seguida, procure somente deixar a procrastinação de lado e comece. Deixar ela te dominar será ainda pior.

Aqui queremos ganhar embalo, assim tudo ficará mais fácil.

Procure se alimentar bem durante o dia, coma proteínas de qualidade, evite carboidratos ou coisas que possam pesar, coma talvez uma salada, algo mais leve para satisfazer, mas não deixar você devagar depois do almoço.

As vezes comemos muitas coisas de baixo valor nutricional ou nos enchemos de açúcar, e isso não faz bem, e logo sentiremos fome novamente.

2 – Deixe o perfeccionismo de lado

Outro ponto importante é não se sobrecarregar, se a motivação já não esta em alta, se encher de coisas para fazer não deixará seu dia melhor.

Evite encher sua lista de tarefas com coisas demais, deixe a perfeição e os excessos de lado e vá com calma. Como falei, um passo de cada vez.

Faço o melhor que puder no dia de hoje, se possível revise antes de finalizar e entregar, mesmo que passe um pequeno erro isso não irá acabar com ninguém.

Pense no que precisa ser feito e comece a fazer, é a ação que ajudará você na motivação. Mesmo eu nesse momento escrevendo aqui posso não estar no meu melhor dia, mas sei que preciso fazer, então sentei para escrever e comecei a fazer.

Nesse momento oferecer o seu melhor do que jeito que está é melhor do que não fazer nada.

3 – Deixe de ser centralizador

A vida dos donos de pequenas empresas, negócios locais e até autônomos ou prestadores de serviços não é fácil, afinal muitas vezes faltam braços para se fazer o que é necessário e tudo gira em torno do dono do negócio.

A motivação muitas vezes é uma luta constante, onde se tem momentos altos e baixos em sua rotina e as vezes nos vemos perdidos sem saber por onde começar, e isso acaba travando e não deixando fazer nada.

Nessas horas é preciso dividir, aliviar o fardo para conseguir seguir em frente. Então pare e faça uma avaliação se não esta no momento de dividir essa carga para começar a sobrar mais tempo

Pense na possibilidade de ter um ajudante ou assistente, ou quem saber terceirizar ou contratar freelancers para te ajudar.

Muitas vezes olhamos para o custo que isso pode ter, mas não paramos e pensamos o quanto de tempo também vamos ganhar e com isso poderemos fazer outras coisas importantes também para o crescimento do negócio

Já pensou em ter um assistente que possa lhe ajudar a poupar energia, saúde mental e física? Comece a analisar essa situação e verá que pode realmente ser uma ótima ideia.

4 – Terceirizar tarefas que o arrastam para baixo

Esse item é importante, você precisa ter uma visão clara do que faz, afinal sempre terão tarefas que você se identifica, tem facilidade e adora fazer no dia a dia, inclusive deve executa-las com excelência.

E assim como tem tarefas que deseja fazer, também existem aquelas que não deseja fazer, que devem ser de difícil execução, ainda mais com a motivação em baixa. E nessas horas que a questão de como se manter motivado nos negócios, como não procrastinar e manter sua empresa funcionando.

É nessas horas que devemos ter a visão e saber delegar ou mesmo terceirizar. Existem muitas formas de driblar essa dificuldade e otimizar para gerar mais retorno.

Mas o principal aqui é tirar de suas mãos se elas não rendem o quanto deveria para que possa executar as que realmente são mais importantes.

E aqui está outro motivo muito importante que por vezes passa despercebido que é:

Você nunca será capaz de ganhar R$ 100 por hora se gastar todo o seu tempo fazendo tarefas de R$ 20 por hora. A conta simplesmente não fecha depois.

Portanto, a partir de agora comece a observar mais suas tarefas e ações, e veja se é ou não necessário terceirizar ou delegar essas atividades para que possam ajudar você a expandir ainda mais seus negócios, pois é uma forma eficiente de liberar tempo na sua agenda tornando suas horas mais produtivas.

5 – Gestão do tempo é fundamental

Tenho certeza que você acha que seu dia precisaria ter 48 horas, ou quem sabe andaram pegando algumas horas do seu dia, afinal ele termina e você ainda não fez tudo que precisava.

E nessas horas você ainda se pergunta como se manter motivado em seu negócio, já que sempre falta um pouco mais de tempo.

É como se gastasse muitas horas trabalhadas em seu negócio, mas não conseguisse gerar resultados proporcionais às horas gastas.

Mas será que em algum momento você já parou para pensar se suas horas são tão produtivas quanto você imagina?

Vejo que nessas horas a maioria se perde e acha que porque trabalham muito, os resultados precisam ser espetaculares e nem sempre é assim. Na realidade muitas vezes o tempo é desperdiçado e nem percebemos.

Uma forma simples e muito eficaz de lhe ajudar com isso é começar a monitorar seus dias de trabalho, existem diversas formas de fazer isso.

Você precisa monitorar suas ações, atividades do dia a dia, de hora em hora se possível para entender onde o tempo está sendo gasto e em qual período.

Com isso você conseguirá entender se você está gastando eles lendo e-mails e atendendo telefonemas, ou está executando outras tarefas como por exemplo atendendo fornecedores e clientes, ou se simplesmente esta procrastinando.

Isso ajudará você na análise e na organização do seu dia a dia, ajudando a gerenciar melhor seu tempo, onde vão desde a hora que você chega pela manhã, as atividades, almoço, atividades da tarde e noite, antes de sair e tudo mais.

Você pode organizar do jeito que quiser, e para facilitar isso existem diversas ferramentas para ajudar você na gestão do tempo, agenda e outras atividades, essas podem ser acessadas pelo smartphone via App, pelo nagevador e até pelo computador, é você quem escolhe.

Recomendo dar uma olhada em algumas como a lista abaixo e ver qual você se adequa melhor.

Melhores ferramentas de gestão do tempo:

6 – Recompensas: Nem tudo é só trabalho!

Muitas vezes nos perguntamos como nos manter motivado nos negócios, e talvez a resposta seja mais simples do que imaginamos: Recompensas!

Dar a si mesmo um presente ou recompensa ao final de cada tarefa difícil completada é uma forma de melhorar a motivação.

Nem sempre precisa ser algo material, pode ser uma simples pausa, uma xícara de café ou uma caminha pela empresa ou até mesmo uma partida de um jogo online, mas dede que seja cumprido o prometido.

Evite ficar trabalhando direto dia a após dia, sem final de semana, onde só o trabalho faz parte de sua vida. Aprenda a definir dias de descanso, férias para poder aproveitar um pouco.

Isso ajuda em sua saúde física e mental, faça algo que goste para recarregar as baterias. Isso ajudar a se sentir menos esgotado e tirará você da rotina para ver algo diferente.

Outro ponto importante para a saúde é tentar descansar ao menos oito horas de sono no período da noite. Não dormir, não significa apenas perder horas de sono, ela afeta tudo em seu corpo, desde o seu humor até a sua saúde em si, e pode ser muito mais prejudicial do que imagina.

7 – Aprenda a dizer não

Essa é uma palavra mágica que muitas vezes deixamos de lado, trancamos em uma caixa e não a utilizamos.

No dia a dia achamos que temos que resolver tudo sozinho, que toda solicitação que alguém faz devemos correr e resolver. É como se o trabalho nunca acabasse, como se tivéssemos que carregar o mundo nas costas.

E nessas horas que você precisa aprender a dizer “Não!”. Imagino o quanto muitas vezes deva ser difícil falar isso a colaboradores, fornecedores ou clientes, mas em algum momento você precisa entender a importância dessa palavra.

O objetivo de dizer “não” é poder pausar a entrada de novas tarefas, e focar em terminar as tarefas já existentes, que estão sendo executadas sem sobrecarregar sua mente com mais coisas.

Se você começa a aceitar tudo que lhe passam sem controle, sua mente vai se enchendo de informações e cada vez mais fica difícil de gerenciar, isso afeta o seu dia a dia e sua gestão de tempo. É como se começasse a te consumir por dentro.

E o resultado disso é a baixa motivação para fazer novas tarefas.

Em vez de sair pegando todas as tarefas para executar delegue-as para outras pessoas, e se não for possível isso, então peça que espere ou rejeite-as naquele momento.

Parece até uma loucura dizer “não”, mas entenda que sair dizendo “sim” para todo mundo também não parece uma boa ideia.

Então, como se manter motivado nos negócios

Ser empreendedor não é fácil, é um trabalho onde passamos por stress, pressão, e temos que enfrentar dificuldades no dia a dia com tudo que acontece na empresa, e por conta disso a motivação é essencial para qualquer um suportar tudo isso.

E para conseguir se manter motivado no dia a dia, existe várias formas e algumas são até simples, porém que subestimamos nos momentos difíceis.

Então faça, apenas pegue o que precisa ser feito e faz, é assim que aos poucos você vai conseguindo seguir a diante.

Além disso deixe o perfeccionismo de lado, e se mantenha organizado com suas tarefas, faça pausas regulares e descanse quando não estiver trabalhando.

Procure ajude, seja com sua equipe ou na terceirização de atividades na empresa, isso ajudar você a não ficar sobrecarregado, juntamente com uma boa gestão do tempo você conseguirá ir mais longe com suas atividades.

E um dos pontos principais é, aprenda a dizer não quando puder, e a delegar o que for necessário.

Espero que a partir de agora a motivação esteja mais presente em sua vida e possa crescer ainda mais, procure trabalhar a sua mente a favor disso.

Negócio Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *