3 razões pelas quais o envolvimento do público é uma obrigação para o seu blog, Instagram e canal no Youtube!
Engajamento é um conceito muito popular hoje em dia e representa a proximidade entre uma empresa e os consumidores, no Instagram por exemplo é o quanto seu público está próximo de você consumindo seu conteúdo.
Quanto maior o seu engajamento, mais próximas estão as duas partes e mais ele acha a sua marca relevante.
Gosto de dizer que o engajamento é o interesse do seu público-alvo pelo que você faz, sejam seus produtos, serviços ou conteúdos gerados e assim seu negócio ou você se beneficia, uma via de mão dupla.
O envolvimento do seu cliente ou usuários é fundamental para seu negócio, seja nas redes sociais ou no site ou blog.
Seu perfil no Instagram por exemplo dificilmente crescerá ou vai gerar algum retorno se o seu engajamento for muito baixo.
Mesmo se seu perfil for pequeno e tiver um ótimo engajamento ainda vai te ajudar muito.
O engajamento do cliente mostra claramente o quanto seu negócio é importante para ele.
Cada plataforma utilizada gera um tipo ou nível de engajamento.
O Instagram tem um engajamento muito diferente do seu blog, assim como seu canal no Youtube, isso por que provavelmente o público e a forma de consumo nessas plataformas são diferentes.
A estratégia de marketing digital que você usa para crescer no Instagram é diferente do Youtube, e assim como é no Blog também, isso é normal.
Cada um desses canais exigirá de você um tipo de ação para conseguir chamar a atenção deles.
No blog por exemplo para engajar seu público é necessário que crie conteúdos regularmente, gere uma discussão e assim atraia ele para comentar nos artigos, você poderá responde-lo e assim começar uma conversa sobre o tema.
Isso acaba atraindo novas pessoas para participarem.
No Instagram já acontece um pouco diferente onde as interações são mais variadas onde a pessoa pode não só comentar, mas também compartilhar, salvar, dar uma curtida, marcar outras pessoas, enviar uma mensagem, formas que podem atrair ainda mais a atenção de outras pessoas.
Além disso o tipo de conteúdo também influencia, já que podemos ter textos, imagens, fotos, infográficos e vídeos, tudo para ajudar sua audiência a engajar mais, vale tudo para prender a atenção das pessoas.
Engajamento: Todo negócio precisa atrair seu público e fazer ele se envolver!
Isso é o que todos nós queremos, seja no blog, canal do Youtube ou perfil do Instagram, é que o nosso público nos veja como a melhor pessoa que pode ajudá-lo naquele momento.
Nada melhor que sugerir algo e o público seguir aquilo que você fala, isso demonstra alto engajamento e confiança no que faz.
Um e-commerce quer que ao falar de um produto em seu perfil, quem o segue corra para conhecer mais e até falar sobre ele, indicar para outros.
Embora o engajamento nas plataformas mude conforme o local onde ele está, os objetivos são os mesmos, que ele continue fiel e mantenha suas ações.
O que queremos com o engajamento nunca muda. Então confira as razões!
1 – Inspirar ação ou mudança positiva
Basicamente queremos que ele faça algo relacionado a nossa marca, produtos, serviços ou conteúdo, que de alguma forma vai trazer benefícios para seu negócio e gerar valor para o cliente.
Essa é a ação mais comum e mais importante para o engajamento, é fazer eles agirem.
Pode ser um simples comentário em uma postagem, ou passar uma hora assistindo uma Live, ou quem saber compartilhar seu conteúdo, se inscrever para um evento que você está promovendo.
São exemplos de ações que queremos e incentivamos a fazer.
2 – Aumentar as conversões do negócio
Sim, queremos que o cliente compre, essa é a principal de todas as ações. Esse tipo de atitude ajuda nas conversões, faz aumentar as vendas do seu negócio.
Maior engajamento facilita a indicação e melhora as conversões. Mas a conversão não precisa ser somente uma compra, pode ser também um cadastro em uma lista de e-mails como exemplo é basicamente uma ação que deseja que ele faça.
Mas sempre o objetivo principal da empresa é a venda, isso garante o sucesso de qualquer negócio.
Um público bem engajado, na maioria das vezes também é um público comprador, por isso cuidar bem da sua audiência é importante.
Quanto mais cuidar deles, mas eles te seguirão.
3 – Gerar valor é essencial
Para conseguir que seu público fique realmente engajado com você e sua marca você precisa influenciar ele de forma positiva.
Seu público-alvo precisa amar você, querer estar constantemente acompanhando o que você faz.
E para isso você precisa fornecer algo para eles que gere valor, eles precisam ver isso em você, sejam com materiais, conteúdos, produtos ou serviços que de alguma forma gere uma transformação positiva na vida deles.
Quando você consegue transformar a vida deles e fazer com que eles atinjam o objetivo desejado, seja ganhar dinheiro, emagrecer, desenvolver profissionalmente, ou outra coisa dependendo do seu nicho, eles serão bem-sucedidos e você também.
Essa é uma forma de fazer com que eles queiram sempre te ouvir. Eles sempre vão querer voltar à fonte para beber mais e se envolverão ainda mais.
A partir disso estarão prontos para comprar algo de você.
No geral, o envolvimento do público é o que torna seu blog ou rede social bem-sucedida. Você pode trabalhar duro o dia todo, produzir o melhor conteúdo, mas se você não levar suas informações para o segmento certo de seu público e atraí-las, não importa.
Entendeu a importância do engajamento para seu negócio?
O engajamento da sua audiência com seu negócio, seja você ou sua marca é fundamental para o sucesso e mais vendas.
É assim que você vai vender muito mais online, é tendo pessoas engajadas e prontas para te defender a qualquer custo.
Você precisa produzir o conteúdo certo para seu público, de nada adianta querer só ficar vendendo, isso não vai levar você a lugar algum e ainda vai espalhar sua audiência.
Comece a olhar para seu público como um bem muito mais valioso, eles são sua tribo e você os lidera, e sem eles você não prospera. Pense nisso!