O Facebook e Instagram possuem milhões de usuários ativos só no Brasil, ele esta entre os primeiros nas redes sociais.
Com isso o Facebook e o Instagram se tornam um ótimo canal para promover e vender produtos e serviços.
Ganhar dinheiro no Instagram e Facebook é uma meta desejada por muitos profissionais e empresas.
Grandes Marcas estão presentes nessa rede social e investem bastante em estratégias para gerar bons resultados.
É muito comum também encontrarmos empresas e profissionais que não sabem como o Instagram e Facebook podem funcionar a seu favor e lhe trazer o retorno desejado.
Mas a rede social não é apenas para os grandes, desde usuários, profissionais e empresas podem utilizar essa ferramenta como marketing para seu negócio.
Mas o que realmente se faz no Facebook e Instagram?
Bem, muitas empresas apenas criam a página ou perfil o que já é um bom começo, mas a maioria para por ai.
Outras poucas atualizam com baixa regularidade, pensando nisso parece pouco a se fazer, mas ao contrário disso, tem se muito trabalho para começar a ver resultados e retorno do investimento.
Monetização: O que é isso?
O que realmente significa “monetizar no Facebook e Instagram?” e outras mídias sociais, parece complicado, mas é simples, é a criação de valor, isso pode variar entre empresas, profissionais e marcas.
Para maioria pode ser simplesmente aumentar os seguidores do perfil e as curtidas, para outras um aumento nas vendas da loja com visitação através do Facebook ou Instagram, ou somente aumentar a visitação do site ou qualquer outra coisa.
O aumento de seguidores é um exemplo, pode ser uma boa iniciativa. Já pensou um público que tem interesse em notícias ou dicas sobre seu segmento? Sobre sua empresa?
É mas não é fácil adquirir novos seguidores para seu perfil ainda mais num público alvo específico, isso tem um custo, leva-se tempo, requer publicações regulares e relevantes, um bom conteúdo, confiável é fundamental para atrair usuários, e principalmente precisa ter alguém por trás para que o usuário não ache que está falando apenas com uma máquina, para responder às perguntas, para desejar um bom dia, a presença humana se faz essencial.
Seguidor: Quanto vale sua participação e engajamento?
Não são todos os perfis no Instagram que tem os mesmos resultados, dependendo do serviço ou produto que deseja promover você deverá analisar se esse canal é o mais adequado para isso.
Se procurar no Google por “Valor de um seguidor Instagram” poderá até encontrar sugestões, fórmulas, infográficos e até pesquisas que ajudam a determinar esse valor, que poderá com toda certeza ir de 0 até R$ 500,00 por ano ou ultrapassar facilmente esse valor para cada seguidor.
Mas não existe uma forma de definir esse preço, porque o valor do seguidor irá variar de marca para marca dependendo do cenário.
Para aumentar seus seguidores e likes é necessário montar uma estratégia com agenda de posts regulares e relevantes para os interessados, diversificando o máximo possível até achar aquele que dará o melhor retorno, divulgação regular do produto ou serviço, campanhas virais também ajudarão, dessa maneira atrairá um público e usuários mais engajados.
Outra coisa importante é converter os seguidores e “curtidas” em e-mails e cadastros no site, os famosos leads, isso é fundamental para o marketing e para a comunidade, o engajamento nesse ponto ajudará muito a conversão.
Seguidor: ele confia em você?
Informações de qualidade e confiáveis são fundamentais para atrair o público e aumentar seus fãs.
Conteúdo relevante e diferenciado é muito importante para isso, oferecer dicas gratuitas, descontos em produtos, vantagens, soluções é uma excelente maneira de começar.
Isso fará com que os fãs fiquem mais acessíveis aos produtos e serviços, mais abertos para diálogos.
O grande segredo é encontrar o ponto de equilíbrio entre a comunicação com o usuário e as vendas que deseja fazer, a conversão é muito importante nesse ponto e deverá sempre analisar para achar a melhor forma, não tenha medo de mudar quantas vezes for necessário até achar a forma correta de se relacionar com seu público.
Não venda coisas gerais, que não sejam de um nicho especifico, ofereça o que realmente o usuário está procurando caso contrário perderá o foco e o interesse dos usuários.
Por isso, é muito importante lembrar que para a Monetização no Instagram ou Facebook dar o devido retorno, você precisa conhecer bem seu público alvo e criar conteúdo relevante para ele e nunca perca o seu foco.
Quanto mais fãs você tiver, maior será o interesse por sua página, maior será a visualização dos posts, e consequentemente atrairá anunciantes e patrocinadores, entre esses, escolha aqueles que estão mais relacionados ao seu segmento e ao de sua página, isso é importante para manter o engajamento e trazer o melhor retorno para você e para quem patrocina.
Instagram e Facebook: Conteúdo Exclusivo e Relevante
Existem dois fatores muito importantes que merecem atenção no gerenciamento do perfil, um bom conteúdo, exclusivo e relevante ajuda a aumentar a participação dos usuários e as curtidas atraindo assim mais seguidores e melhorando as vendas.
Os usuários gostam de ficar onde estão, e não ficar pulando de site em site.
Não existe uma receita exata mas:
(BOM CONTEÚDO + EXCLUSIVIDADE + RELEVÂNCIA) + RECURSOS SOCIAIS = MAIOR PARTICIPAÇÃO/ENGAJAMENTO DOS SEGUIDORES
O Instagram oferece muitas oportunidades, sabendo aproveitar terá um excelente retorno.
Não importa onde a informação esteja, desde que seja amigável e relevante, através do Instagram e Facebook você poderá atrair mais usuários e promover o seu produto, serviço ou marca e elas sempre estarão em evidência, pois, sempre se estará falando delas, essa é a conexão que se deve criar.
Crie uma relação entre amigos com seus seguidores e boa sorte!