fbpx

Youtube Shorts: O que é? Como usar para publicar no seu canal de vídeos?

Youtube shorts

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O Youtube tem o maior conteúdo de vídeos da internet, e é utilizado para muitas coisas como aprender algo, ver música, humor, e muitas outras coisas, e agora ele trouxe um novo recurso o Youtube Shorts.

O Youtube Shorts é um recurso já presente em seus concorrentes, e para não ficar de fora, agora os criadores podem se conectar ainda mais ao seu público de forma mais rápida e simples.

Apenas com um smartphone e a câmera, o Youtube Shorts no app permite criar conteúdo de vídeos de até 60 segundos (vídeos curtos).

O Youtube possui mais de 2 bilhões de acessos mensais, e esse recurso é mais uma demonstração de como o Youtube corre atrás para atender o seu público e deixa-lo feliz. Sendo o segundo site mais visitado do mundo, onde perde apenas para seu irmão o Google (dono do Youtube).

De olho na concorrência como o Reels e o TikTok que estão crescendo, era a hora do Youtube reagir, ainda mais quando falamos do mercado para o público jovem, essa era uma briga de gente grande, e nada como uma disputa justa.

Então o Youtube Shorts chegou, ainda em fase de testes (até o momento que escrevo esse artigo).

Provavelmente teremos cada vez mais recursos. Onde devem trazer recursos como remixes e colagens com áudios de vídeos tradicionais que já estejam na plataforma com mais de 60 segundos.

A ideia é que futuramente, os usuários tenham mais recursos para que possam usar toda a criatividade, fazendo colagens dos vídeos e não somente dos áudios. Além disso um maior controle sobre as publicações.

O que é o Youtube Shorts?

Essa é a nova ferramenta do Youtube para vídeos cursos, concorrente direto do Reels (Instagram) e TikTok .

No Youtube Shorts você grava vídeos curtos de até 60 segundos, e ainda pode capturar vários clipes, que aparecem na tela principal do Youtube.

Mas calma, não é terra sem lei, existem regras que precisam ser seguidas na nova funcionalidade, entre elas estão:

– Diferente do Youtube Stories que tem que ter 10 mil inscritos no canal para poder publicar, o Youtube Shorts é mais simples, já pode publicar direto, não existe um mínimo de inscritos para ativar e aparecer na aba principal do Youtube.

– Os vídeos curtos do Youtube só são visualizados no formato mobile através do aplicativo.

– Quando começar a usar verá que é bem semelhando ao Reels e TikTok, só gravar no formato vertical com menos de 60 segundos e as funções e contador podem ser ativadas.

Como usar o Youtube Shorts?

É muito simples utilizar o Youtube Shorts! Você pode fazer de duas formas, uma é pelo aplicativo na aba + e escolher a opção Criar um vídeo Curto.

Youtube shorts no App e no Brasil

Atenção esta opção não está disponível para alguns canais por conta de ser um recurso novo, ou talvez mesmo para seu pais ainda não esteja ativo.

Caso ainda não tenha essa função em seu aplicativo, você pode publicar utilizando a outra forma.

Você pode publicar o Youtube Shorts seguindo o seguinte passo:

Acesse a aba + e escolha a opção Enviar um Vídeo. Carregue o arquivo que tenha menos de 1 minuto no formato adequado vertical.

No título ou na descrição adicione a hashtag #Shorts.

Pronto! Quando você publicar, ele será enviado para a aba exclusiva do novo recurso do Youtube.

Vídeos Curtos no Youtube

Existe uma forma de habilitar a aba Shorts ou Vídeos Curtos comtodos os vídeos curtos publicados, para que os inscritos de seu canal possam encontra-los com maior facilidade.

No meu caso após eu publicar o primeiro #Shorts já foi ativado automaticamente, mas caso deseje, você pode verificar e ativar manualmente caso não tenha ainda:

Para isso, siga o passo a passo abaixo:

  • Acesse o Youtube Studio do seu canal (https://studio.youtube.com)
  • Clique em > Personalização
  • Depois em > Adicionar Seção
  • Selecione Vídeos Curtos 

Você pode colocar a aba de Vídeos Curtos em mais destaque para que logo que entrarem em seu canal possam já ver os vídeos curtos publicados.

Youtube shorts no PC (computador)

É possível publicar também o Youtube Shorts pelo computador, a forma é a mesma utilizando a hashtag #Shorts no título ou na descrição.

Irá aparecer como se tivesse publicado pelo smartphone, só não esqueça a hashtag.

Eu particularmente acho até mais fácil quando se tem muitos conteúdos para gerenciar.

Youtube shorts monetização

Sobre ganhar dinheiro com o Youtube Shorts, criadores de vídeos curtos não têm participação na receita dos anúncios exibidos no player do Shorts, ou seja, no momento sem monetização.

Essa novidade não deve trazer anúncios publicitários inicialmente, até porque deverá trazer novos formatos de anúncios em vídeo para atender essa necessidade.

Mas calma, fique sempre atento pois conhecendo o Youtube podemos esperar soluções de monetização muito em breve, depois da ativação do recurso para todos.

Youtube Shorts e a importância de produzir conteúdo?

Todo conteúdo é importante para seu público, é ele que ajuda a atrair e engajar quem te conhece.

E como empreendedor você precisa entender bem isso, pois pode influenciar diretamente no crescimento do seu negócio e em suas vendas, e com a concorrência que temos hoje em dia, sair na frente é fundamental.

Portanto, procure entender que a produção de conteúdo é fundamental para os negócios e as vendas, pois envolve a criação e o compartilhamento de informações, estejam elas relacionadas ao seu mercado, empresa, produtos ou serviços.

Elas também possuem um papel extremamente importante, que é deixado de lado muitas vezes pelos empreendedores, isso acaba passando despercebido, que é o seu papel de seduzir seu público, gerar leads e por consequência, convertê-los em clientes engajados com a sua marca e atrair mais vendas.

Seja um negócio local ou digital, o marketing digital ajuda você nisso, é através das estratégias que ele oferece que você consegue ir mais longe e atender melhor seu cliente.

Lembre-se que o conteúdo ajuda a atrair mais pessoas, e isso ajuda a vender mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat