Sempre me questionam o por que ter um site para o meu negócio, sendo que na verdade eu não consigo entender como alguém não quer ter seu próprio site para seu negócio.
Você consegue imaginar uma grande marca e de sucesso que não tenha um site? Eu não consigo, isso porque não tem.
Independente do tamanho que seu negócio tenha, um site é a forma simples (pode ser um blog, e-commerce ou apenas institucional), além de outras coisas, de mostrar ao mundo seus produtos e serviços.
Ele também é a porta de entrada da sua empresa no mundo digital, isto porque, pessoas de todos os lugares poderão encontrar informações sobre seu negócio e serviços de forma rápida e prática online.
Mas você pode me dizer que ter um site é muito caro?
Será que isso é verdade, sendo que ele vai te trazer mais clientes e automaticamente mais vendas.
Você pode até virar e me dizer, minha empresa está nas redes sociais, e estamos vendendo muito bem, mesmo sem um site, e será que mesmo assim eu preciso de um site?
Se você se questiona assim eu recomendo que você continue lendo até o final.
Por que ter um site da sua empresa é importante?
Há um tempo atrás quando precisávamos de um chaveiro, encanador ou uma loja especializada era só consultar as listas telefônicas as famosas “Listas Amarelas”. E olha que naquela época ela salvava a vida de muita gente! E hoje os mais novos provavelmente nem chegaram a conhecer.
Hoje se você precisa de alguma coisa, informação e até mesmo opiniões de produtos ou serviços é bem mais simples recorrer aos buscadores como Google e o Bing, onde podemos encontrar centenas de links de sites.
Ter um site hoje é uma necessidade para qualquer negócio, com ele conseguimos mostrar seus produtos e serviços para os seus potenciais clientes.
Com ele podemos nos relacionar com nossos clientes, responder perguntas sobre o nosso negócio e esclarecer dúvidas que possam aparecer.
Através de uma busca local simples, como por exemplo “Loja de eletrônicos no centro” ou um “Restaurante na Paulista”, seu negócio pode aparecer e você sair na frente dos seus concorrentes. Se você ainda tem dúvidas, faça uma pesquisa agora mesmo.
E se o seu negócio não tem um site, você provavelmente está perdendo por não aparecer ainda nas buscas e também perdendo vendas!
Embora hoje tenha várias formas de aparecer nos resultados das buscas, ter um site faz toda a diferença, principalmente se você quer aparecer nas primeiras posições para quem está em busca do que você vende, isso é crucial.
Site Próprio X Redes Socais
Mas as minhas redes sociais estão bombando, mesmo não tendo um site! Ótimo, está certo! Muitas negócios têm resultados apenas nas redes sociais, apesar de não ser a maioria.
O questionamento aqui não é se a rede social está te dando resultados ou não. Mas a minha pergunta aqui não é essa, porém, você já pensou que já que sua empresa não tem um site, você está totalmente dependente das redes sociais para alcançar o seu público e compartilhar seus produtos, serviços?
Um outro ponto é que no digital todos estão procurando por facilidades, e o que mais chamaria a atenção no resultado de uma busca. Pense agora, você precisa de alugar uma roupa para um evento importante, entre 3 possíveis lojas e as três você não conhece, qual você escolheria?
Na rede social que nem sempre as informações estão fáceis, um site com poucas informações ou um bom site que traz informações detalhadas e respondendo aquilo que você está procurando naquele momento?
Penso que você como a maioria das pessoas também busca por empresas que passem credibilidade e segurança. E os mecanismos de busca vão apresentar opções que lhe atenda logo nos primeiros resultados.
Se o seu negócio ainda não tem um site próprio e você está totalmente dependente das redes sociais para alcançar seus possíveis clientes e apresentar seus produtos e serviços, isso só mostra que você não tem o controle do seu negócio!
Exatamente isso que você escutou, você não tem controle do seu negócio! Vira e mexe ouvimos grandes nomes, com milhões de seguidores nas redes sociais que perderam seus canais de uma hora pra outra, só isso mostra que ninguém tem controle dos seus canais.
Então já pensou em investir todo o seu tempo, em fotos bacanas, vídeos, conteúdos de qualidade, conquistar milhares de seguidores para seu perfil…
E o que aconteceria se o Instagram, de uma hora para outra, resolvesse apagar o seu perfil e todos os seus registros, assim do nada? Ou decidisse apagar uma postagem, porque vai contra as diretrizes da plataforma? E isso poderia ser tanto no Instagram como no Facebook também.
Mudanças vivem acontecendo e não se espante se isso acontecer com você hoje mesmo!
Não pense que estou dizendo que com isso você não deva estar nas principais redes sociais, não me entenda mal. Muito pelo contrário é importante que seu negócio esteja nas principais redes, que fazem sentido para seu negócio, para que você não perca nenhuma chance de negócio.
A questão aqui é que você não deve estar somente nas redes sociais.
Mas ter controle do seu negócio na internet, e como isso é possível? Tendo o seu próprio site para seu negócio. As redes sociais devem levar o visitante para seu site.
Dessa forma você consegue criar suas páginas do jeito que você quer, captar leads, ter acessos a métricas das pessoas que estão interessadas no seu produto/serviço e outras coisas que não são possíveis pelas redes sociais.
Todas essas informações você tem controle e não depende de nenhum intermediário para obter.
No entanto, as vantagens não param, na verdade são enumeras as vantagens de ter um site seu. Continue aqui que vou mostrar quais são.
Antes de mais nada o primeiro passo é entender o que é um site.
O que é um site?
A palavra “Site” traduzida para o português fica como “lugar” ou “local”. E é isso mesmo, um lugar só seu, onde tem um conjunto de páginas ordenadas num servidor de internet cujo acesso ocorre a partir de um domínio.
Ele é uma vitrine da sua empresa no ambiente online, e todas as pessoas terão acesso as informações sobre seus produtos e serviços de uma forma rápida e pratica.
Para exemplificar melhor, imagine uma pasta com várias divisões. Um site funciona bem assim, ele possui várias páginas que têm textos, imagens, gráficos, vídeos e outras formas de mídias. Só que todas online.
Esse artigo mesmo, que você está lendo, é um exemplo de inúmeras páginas que existem aqui no blog do Marketing Digital na Prática.
No entanto, existem diversos tipos de site e páginas na internet. E podemos destacar a seguir os principais tipos de site com fins comerciais:
- Site institucional
- E-commerce (Loja virtual)
- Blog
- Landing Page
- Hotsite
Características de um site institucional
Hoje ainda existem uma enorme relação de empresas abertas no Brasil, e ela é muito grande em relação as empresas que realmente têm um site institucional.
Entretanto, um site institucional tem a finalidade de atender as necessidades do seu negócio, as demandas dos seus clientes e ainda funciona como um canal de comunicação da sua empresa.
Mas ainda encontramos diferentes tipos de sites como site com múltiplas páginas, site One-Page, Blog, fórum, e-commerce, etc.
Por meio deles é possível criar diferentes fontes de informação, para cada propósito além de atender as diferentes necessidades de seus clientes e ampliar cada vez mais sua visibilidade para o seu público de interesse.
E para o sucesso do seu site em um ambiente online, algumas características devem ser seguidas:
- Páginas com carregamento rápido e bem objetivas
- Imagens de boa qualidade e padronizadas
- Ser responsivo, com design otimizado para os vários dispositivos disponíveis no mercado
- Conteúdo próprio de qualidade e atualizados
Tudo tem que ser bem atrativo e planejado para fazer com que sua audiência volte sempre ao seu site. E com isso, ele se torne o queridinho do Google.
E por isso que não dá para negligenciar nas ações para deixar seu site cada vez mais amigável e otimizado para os mecanismos de buscas.
Por isso, separei 15 motivos por que ter um site para seu negócio é importante.
Lembre-se, independente do porte do seu negócio ter um site é fundamental pra qualquer negócio que deseja ter sucesso. Então vamos lá!
15 motivos por que ter um site para seu negócio é importante
1 – Fortalecimento da sua marca
A construção e fortalecimento de uma marca são coisas que levam tempo e vão muito além de logotipo e slogans, no entanto ela remete a toda uma experiência que a empresa proporciona ao cliente.
Porém com as ferramentas certas é possível alcançar o fortalecimento da sua marca um pouco mais rápido.
Ter uma presença digital forte hoje é fundamental para qualquer negócio que deseja crescer. Como ocorre com qualquer negócio, se você não é visto, não é lembrado também!
E para qualquer negócio que quer crescer, seu objetivo é ter sua marca reconhecida, lembrada e recomendada pelo seu público.
Por isso que você precisa ter um site para o seu negócio antes de qualquer outra coisa. E esse é o princípio para você assegurar uma forte presença online.
E o site institucional será a ferramenta certa que vai te ajudar a passar a imagem do seu negócio no meio digital e influenciar para que sua empresa seja lembrada pelo seu público.
Por isso, que ele precisa ser funcional, responsivo e que proporcione uma excelente experiência ao visitante.
Mas isso é só o começo, agora que você criou um “local” na internet, chegou a hora de mantê-lo atualizado com conteúdo de qualidade e relevantes para o seu público.
2 – Fica aberto 24 horas todos os dias
Uma das vantagens de se ter um site é conseguir estar disponível durante 24 horas por dia, e todos os dias da semana e sem precisar estar com uma equipe presencial.
Realmente é vender dormindo e sem prejudicar a qualidade de vida. Sem ter gastos com água, luz, funcionários trabalhando em período noturno.
O site te proporciona vender a qualquer hora, ter um canal de vendas sempre aberto para seus potenciais clientes, e isso através de um e-commerce (loja virtual) ou um site institucional. Pois em ambas as formas você consegue estar lá, quando seu público precisar de você.
3 – Consegue maior alcance
Para que seu alcance seja muito maior na internet é fundamental que você tenha um site funcional e otimizado de maneira correta, e só assim você terá a chance de conquistar uma audiência qualificada e global.
Apesar de ter bilhões de pessoas conectadas na internet o dia inteiro, sua marca pode estar ao alcance de muita gente.
Claro que nem todas essas pessoas vão chegar diretamente ao seu negócio, isso por questão de público alvo, seu nicho de mercado, localização, alcance e tudo mais. Mas isso é só para você ter uma noção do poder da internet e o quanto sua marca pode estar exposta.
Hoje as lojas virtuais conseguem ultrapassar as barreiras geográficas entre eles e os clientes, e permitindo que as compras possam ser feitas de qualquer lugar.
4 – Comunica confiança e credibilidade
Sem confiança ninguém consegue conquistar seus clientes. Isso porque ninguém compra de um lugar duvidoso.
Mesmo em um ambiente digital, passar confiança e credibilidade é tudo no negócio.
Ter um site com boas imagens dos produtos ou serviços, um bom design e um site funcional onde o cliente consegue achar o que está procurando de forma fácil, isso vai passar credibilidade e mais confiança para seus clientes.
Hoje todo mundo antes de comprar alguma coisa, faz sua consulta na internet, e ele espera que toda empresa tenha seu próprio site, para conseguir mais informações e conseguir a melhor compra.
Sites com depoimentos, especialmente em vídeos, comentários positivos, quantidades de curtidas e pessoas reais mostrando que o seu produto ou serviço é de qualidade. Isso vai fazer com que você conquiste muito mais clientes.
5 – Gera relacionamento com o cliente
Como já diziam o “relacionamento é tudo!”. E no marketing digital não é diferente.
A melhor forma de conquistar novos clientes e fidelizar os que você já têm. Criando um relacionamento próximo e duradouro.
Sai muito mais barato você manter um cliente e transformá-lo em fã, do que conquistar um novo que não te conhece.
Com um site, você consegue estar presente no dia a dia do seu cliente, e isso também lhe possibilitará conquistar cada vez mais clientes novos que acompanham seus conteúdos.
E ter um canal de relacionamento e atendimento com seu público vai te ajudar a falar sobre seu produto ou serviço e sobre o nicho de mercado que você atua.
Além de fornecer informações de valor para seus clientes você também vai prepara-la para as próximas etapas do funil de vendas.
6 – Cria autoridade
Hoje em dia ter um site é um dos pontos mais importantes para criar autoridade no mercado e fortalecer sua presença online.
Criar autoridade online é uma estratégia focada em fortalecer o nome da sua marca e com isso aumentar suas vendas.
Seus esforços devem estar em entregar valor para seus clientes e construir sua autoridade. Então pense nisso!
7 – Aumenta as vendas do seu negócio
Ter um site, seja para divulgar seus produtos ou serviços, pode ajudar a aumentar suas vendas.
Isso porque ao divulgar e fortalecer sua marca, aumentar o seu alcance e criar autoridade no seu mercado inevitavelmente as chances de que você também irá vender é muito maior.
Isso porque “AS PESSOAS COMPRAM DE QUEM ELAS CONHECEM E CONFIAM”. As pessoas tendem a negociar com empresas conhecidas ou indicadas por amigos ou familiares.
Um site é a melhor ferramenta com potencial para fazer com que seu cliente te conheça melhor e conheça o problema que você resolve.
Ter um site hoje é estar à frente de sua concorrência, visto que muitas ainda não tem, e é uma forma de conseguir com que seus clientes negociem diretamente com você e não com outros.
Ter um site também pode te ajudar a expandir os negócios, já que tendo um site pode atrair parceiros e investidores para o seu negócio.
8 – Diminui os custos e ganha tempo
Ao contrário do que muitos pensam ter um site custa muito menos do que se imagina. Dependendo da sua escolha o custo pode ser bem baixo mesmo.
Mas tudo isso será bem abaixo perto do alcance geográfico, exposição da seu negócio e é claro vendas!
E tudo isso em um nível tão alto e sem sair de casa se você quiser. Basta ter disposição para criar conteúdo, enviar e-mail, compartilhar bastante conteúdo relevante nas redes sociais e estar presente na vida diária de sua audiência.
Com o site você também consegue ganhar tempo, já que é possível criar um espaço exclusivo para as perguntas mais frequentes que você recebe. Com o FAQ (Frequently Asked Questions) você não vai mais perder horas de produtividade para responder e vai te ajudar a atender todos seus visitantes.
E por fim, você consegue acompanhar as interações com seu negócio de qualquer lugar e a qualquer hora.
9 – Te dá um marketing mais eficiente
Ter um site próprio você não precisa pagar para terceiros divulgar seus produtos ou serviços, com ele você consegue fazer ações para divulgar seu negócio e sem depender de ninguém.
Você também pode ter os famosos conteúdos que vendem sem vender, e os blogs são ótimos lugares para isso.
Com um conteúdo de qualidade, atrativo e educativo você vai conseguir se destacar no meio da sua concorrência. Já que o marketing de conteúdo é a jogada de mestre de toda empresa que queria se destacar na internet.
Com um conteúdo de valor você pode melhorar a impressão que as pessoas têm sobre a sua empresa, mostra que você é um expert no ramo que atua, fortalece a confiança e credibilidade.
10 – Conhece melhor seu público
Em seu site é possível implementar o Google Analytics e com ele captar e analisar as informações e ações dos visitantes, como por exemplo, a cidade que mais acessa, faixa etária e gênero do seu público, qual página mais buscada, entre outras informações.
Tudo para que você conheça o seu público e o perfil do seu cliente ideal. Com as métricas é possível pensar em abordagens mais direcionadas, e montar campanhas de remarketing usando plataformas de tráfego pago como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e outras, para quem se interessou e não comprou.
E para aproveitar todos os benefícios dessa ferramenta é só usar as métricas a seu favor, a seguir vamos destacar mais algumas:
- Quantos novos usuários
- Resultados de vendas (taxa de conversão)
- Quantos cliques recebeu no seu site
- Tráfego direto e tráfego orgânico (o que é tráfego)
- Tempo de permanência no site
- Quais as páginas mais acessadas
- Produtos mais procurados
- Produtos que mais vendem (convertem)
- Quais canais que trazem possíveis compradores
Com essas métricas você vai conseguir identificar o que está dando certo e o que está dando errado na sua estratégia de marketing digital, e rever suas ações a qualquer momento.
11 – Autonomia e liberdade
Ter um site te dá autonomia e liberdade para definir quaisquer ações que você quiser e precisa adotar. Isso que nem sempre pode ser feito quando sua página está sob a infraestrutura de uma rede social.
Isso porque em várias redes isso não existe, como por exemplo, oferecer um download de um e-book depois de um cadastro (que é importante para muitas ações).
Por mais avançada que seja essa plataforma em seus recursos, algum momento você vai se deparar com a limitação.
Já com o seu site próprio, basta você querer que é possível fazer. Já pensou ter um site institucional, e-commerce e de blog, é possível!
Lembre-se no seu site quem manda é você!
12 – Anula a Concorrência
Quem um dia pensou que empresas de diferentes tamanhos e nichos disputariam a atenção do mesmo cliente, esse é o poder da nossa internet democrática!
Um exemplo disso são os resultados das buscas orgânicas do Google que não priorizam só as empresas maiores ou só as menores. Porém, quem mais se destaca é quem tem conteúdo mais relevante, otimizado para SEO.
Mas se esgana quem pensa que você não vai conseguir destaque só por causa que seus concorrentes são maiores, tem mais tempo no mercado e mais experiência que a sua empresa.
Com um site profissional no ar, você pode até superar qualquer concorrente. Mas para que isso ocorra é necessário aplicar as estratégias necessárias para o seu nicho de atuação.
Com um site bem atrativo, amigável, otimizado e com excelentes estratégias você pode alcançar o topo sim. Porém, nada acontece do dia para a noite, tudo requer um bom planejamento a curto, médio e longo prazo.
13 – Oferece o melhor serviço
Com um site você consegue oferecer duas coisas que todo cliente sonha.
- Uma comunicação rápida e direta – onde você consegue ter um feedback imediato de seus clientes. E o melhor, o que eles procuram e quais são suas necessidades (dores e desejos).
- Agilidade no atendimento – com um site é possível disponibilizar informações, perguntas e dúvidas mais frequentes sobre o seu produto ou negócio de forma fácil e disponíveis 24 horas por dia e 7 dias por semana e também canais de atendimento como WhatsApp ou Chat.
Sem contar que informações mais imediatas, como contato, localização, preços e produtos… Está tudo disponível.
E mesmo quando é preciso de informações mais específicas seu cliente já sabe que você vai responder assim que possível (por isso a importância de responder as perguntas).
Quem não gosta de saber que é ouvido, hein!?
14 – Um ótimo aliado das redes sociais
Ter um site não quer dizer que você não precisa estar nas principais redes sociais que faz sentido para o seu negócio, certo!? Eu já falei isso no começo deste artigo, lembra?
As redes sócias associadas a um site vão te ajudar a divulgar o seu negócio ou serviço e fazer com que você se torne ainda mais conhecido.
E com a popularidade das redes é possível trazer seus seguidores para o site que é um local que é só seu. Por isso, que estar nas principais redes sociais é imprescindível, isso porque é através delas que você conhece seu visitantes e convida para seu site.
Por isso, que é importante que sua comunicação, layout estejam alinhados e seu público perceba familiaridade de uma plataforma a outra, quando transitar de uma para a outra.
Vale lembrar que mesmo estando nas principais redes sociais como Instagram o queridinho do momento e o Facebook, ter um site aumenta grandemente as chances de seu negócio ser encontrado pelo seu cliente. Isso porque o Google é a maior plataforma de buscas e mais acessada no mundo inteiro.
15 – Você está no controle
Apesar das suas redes sociais estarem bombando no momento é com o seu site que você está realmente no controle sobre tudo que acontece.
Isso porque as redes sócias são um local emprestado e não é seu de verdade. E não dá para apostar 100% apenas nas mídias sociais para atrair clientes para o seu negócio.
Pois a qualquer hora pode sofrer uma alteração ou bloqueio e você perder tudo, como não é impossível de acontecer, um exemplo disso, são blogueiros e influenciadores grandes que tiveram suas contas bloqueadas de uma hora para outra, e alguns até perderam tudo!
Outro exemplo que foi bem impactante é o caso do Facebook, em uma de suas atualizações no algoritmo, praticamente matou o alcance orgânico, o mesmo veio acontecendo com o Instagram. Com um site seu, você não corre esse risco de perder tudo do dia para a noite.
Logo, é preciso avaliar e levar em consideração se o seu negócio precisa de um site profissional.
Por fim, você viu que ter um site é fundamental, principalmente se você deseja crescer e ter controle do seu negócio.
Agora se você já tem um site, as vezes chegou a hora de você voltar a dar atenção ao seu site hoje mesmo.
Por que ter um site?
Lembre-se através de um site profissional você passa mais profissionalismo, confiança e credibilidade para o seu público, além de sua marca ter uma presença cada vez mais forte no ambiente digital.
E atraindo cada vez mais clientes (leads), e criando autoridade no seu nicho de atuação. E o melhor, vendendo muito mais!
E aí, sua empresa já tem um site? Qual sua experiência com ele? Me conta aqui nos comentários para continuarmos conversando.