Tem quem diga ainda que o e-mail marketing morreu, que é coisa do passado… mas posso afirmar que ele não morreu, e está em plena saúde!
E para muitas empresas ele é um dos canais de vendas que mais cresce a cada ano. Mas você deve estar se perguntando como isso é possível?
Diversas empresas já descobriram que uma lista de e-mail “qualificado” é um ativo muito valioso a ser trabalhado e nunca ignorado.
Empresas que possuem uma boa lista de e-mails e fazem um ótimo e-mail marketing, com estratégias e entregando conteúdo de valor, com certeza conseguem obter resultados atraentes.
E por isso que, entra ano e sai ano, o e-mail marketing está sempre no topo das melhores ferramentas utilizadas pelos gestores de marketing digital das empresas.
Então sem dúvidas o e-mail marketing ainda é algo que bem explorado pode gerar resultados expressivos transformar Leads em clientes.
O que é E-mail Marketing?
De uma forma mais básica podemos definir o e-mail marketing como o uso do e-mail para promover serviços ou produtos.
Já para o marketing ele é uma forma eficiente de desenvolver um relacionamento com clientes ou clientes em potencial. É uma ferramenta com baixo custo e com grandes retornos.
O e-mail marketing faz com que as empresas mantenham seus clientes informados de novidades, ofertas.
Mas esse tipo de marketing tem o poder de criar relacionamentos ou até afastar os clientes.
Isso por que o uso indevido dessa ferramenta pode fazer com que você caia na lista de SPAM. E está mais que comprovado que fazer SPAM não gera nada positivo e você só vai conseguir é incomodar além de ser ilegal e ganhar um bloqueio.
Oportunidades com e-mail marketing para sua empresa
Com o e-mail marketing é possível segmentar e direcionar para grupos específicos de clientes ou mesmo pessoas da lista. Um exemplo de fazer isso é oferecer promoções especiais de aniversário de produtos ou serviços.
Com e-mail marketing você pode facilmente oferecer um desconto ou bônus especial para sua lista, é uma excelente forma de gerar volumes altos de venda.
Esse tipo de e-mail ajuda seu negócio a desenvolver e manter um relacionamento com um cliente e como consequência aumentar as vendas e na fidelidade de clientes.
Tipos de e-mail marketing para empresas
- Newsletter
- E-mail promocional
- E-mail sazonal
- E-mail de boas-vindas
- E-mail para clientes inativos
- E-mail para e-commerce
As vantagens
Sem dúvida as grandes vantagens do e-mail são duas: o custo e a facilidade. Se compararmos a outras estratégias de marketing digital, o envio de e-mail é a maneira mais barata de anunciar seus produtos ou serviços.
Para construir uma lista de e-mails de forma correta, e capturar e-mails que sejam válidos, existem muitas maneiras para você consegui-los.
Como exemplos posso citar alguns:
- Landing pages
- Formulários de contato no site
- Formulário de inscrição
- Pop-ups
Para incentivar a inscrição você pode oferecer algo em troca, como um cupom de desconto, um e-book, um brinde exclusivo a quem fornecer seu e-mail. Mas não esqueça, aqui é importante oferecer algo de valor.
A configuração e o acompanhamento de uma campanha de marketing por e-mail é extremamente fácil e muito acessível até para as pequenas empresas.
O envio regular é uma maneira simples e eficaz de manter seus Leads (contatos) atualizados sobre sua empresa, eventos futuros e ofertas especiais. Uma ferramenta de e-mail marketing também facilita o agendamento de e-mails promocionais automatizados.
E-mail marketing ainda é importante
Em época que as mídias sociais são a sensação do momento, subestimamos o poder do e-mail.
Quem pensaria de 91% dos usuários de e-mail verificam seus e-mails pelo menos uma vez por dia e que o marketing por e-mail tem uma taxa de conversão de 2,3%, comparado a 1% para as mídias sociais.
Uma grande vantagem do e-mail em relação as mídias sociais é que os Leads têm maior probabilidade de ver um e-mail do que a mídia social. Isso quer dizer que nem tudo que você postar nas mídias sociais significa que as pessoas vão ver.
Ao contrário do e-mail ele fica na caixa de entrada até ser lido ou excluído pela pessoa. Por isso, que aprender a chamar a atenção e se destaque é muito importante e a sua chance de convencê-lo a ler seu e-mail está no assunto.
Então para fazer e-mails com bons títulos e que desperte o interesse do seu público em abrir, ele tem que ter:
- Título persuasivo
- Um título claro e que chame a atenção
- Criar um senso de urgência do tipo: “Somente hoje” ou “Apenas as 2 primeiras pessoas” é muito bom
- Faça testes até encontrar aqueles que geram maior resultado a sua empresa
Porém é importante usar todas as mídias sociais para conectar ainda mais as pessoas a sua marca e incentivar que eles acessem seu site e com isso conquiste mais Leads qualificados para sua lista de e-mails.
Dicas para fazer um e-mail marketing eficiente
Para o sucesso de suas campanhas é importante estar de olho em alguns pontos fundamentais como:
- Crie sua própria lista. Não se renda a tentação de comprar listas de e-mail, eles são e-mails de baixa qualidade.
- Envie uma campanha, oferta ou conteúdo de interesse para seu público. Oferecer algo desinteressante e sem relevância para seu cliente pode ser um tiro no pé, pois ele pode passar a ignorar suas mensagens.
- Não basta enviar anúncios para comprar o tempo todo. Use seus e-mails para criar relacionamento com os clientes, compartilhando sua experiência ou a de outras pessoas, dando dicas e ideias que eles podem valorizar. Compartilhe informações que lhes permitam saber mais sobre você e sua empresa.
- Trate bem sua lista. Lembre-se de que as pessoas com quem você está se comunicando por e-mail confiaram suas informações; eles merecem o seu respeito. Se você deseja convertê-los de clientes em fãs e até evangelistas para sua marca, faça com que eles se sintam especiais.
- Atenha-se a uma programação se você estiver fazendo um boletim informativo. O envio de e-mails em um dia ou dias regulares pode ajudar seus assinantes a saber o que esperar de você e quando.
- Otimize seu e-mail para uso móvel, pois as estatísticas mostram que aproximadamente metade dos e-mails é aberta em dispositivos móveis.
- Não esqueça do call-to-action, ou seja, uma chamada-para-ação! Clique, baixe, saiba, adquira: todos os verbos no imperativo que exijam do leitor tomar uma ação. Enfatizar o que você deseja que ele faça pode ser um desfecho eficiente para sua mensagem.
- Personalize, chame seu cliente pelo nome, no seu texto do e-mail e no próprio assunto. Todos preferem ser chamados pelo nome. Quando você utiliza uma ferramenta de e-mail marketing, isso fica muito fácil, pois esse processo torna-se automatizado.
- Analise, sempre depois de realizar uma campanha de e-mail marketing confira quantos clientes abriram, quantos clicaram em links e veja o que pode ser melhorado nas próximas. Métricas: é algo que toda boa ferramenta de e-mail marketing tem disponível.
Depois de tudo isso não tem como deixar essa estratégia de marketing digital de fora, com o e-mail marketing sua empresa tem muito mais chances de vendas todo dia.