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O que é uma Estratégia de Marketing Digital?

Ter uma presença digital é uma exigência para qualquer negócio que deseja crescer, mas ter estratégia de marketing digital para alcançar isso é fundamental.

Uma estratégia de marketing digital é o plano geral de um negócio para alcançar mais pessoas na internet e transforma-las em clientes, é com essa estratégia que você poderá gerar mais leads e vendas, adotar isso poderá ajudar a aumentar o faturamento e alcançar outros objetivos.

Com uma boa estratégia de marketing digital sua empresa não irá apenas atrair mais pessoas, conseguirá também melhorar o relacionamento com eles, mas o principal é que poderá melhorar não só sua marca como também a presença do seu negócio online.

Existem muitas diferenças em relação ao marketing tradicional como por exemplo a mensuração de resultados reais e um maior ROI.

Para conseguir gerar resultados com sua estratégia de marketing digital existem muitas possibilidades, desde redes sociais, utilização de e-commerce, blogs, sites, ou mesmo anúncios pagos, geração de diversos tipos de conteúdo como e-books, artigos ou vídeos.

Seja seu negócio pequeno ou grande, saiba que você precisará entender o que é estratégia e qual sua importância para seu negócio.

Entenda como funciona seu funil de vendas, para então começar a criar ações para que possa atrair mais pessoas interessadas.

É importante lembrar que as ações de Marketing Digital podem levar um tempo para dar retorno, seja ela de curto, médio ou longo prazo é muito importante sempre estar acompanhando de perto para saber o que pode ser feito para melhorar.

Na hora que estiver criando sua estratégia, não esqueça de definir um objetivo para suas ações, o que você espera de sua estratégia de marketing digital, lembre-se que nem tudo são vendas, existem diversos tipos de resultados que podem ser obtidos:

  • Melhorar a indexação das páginas
  • Aumentar o tráfego para o blog
  • Melhorar taxa de conversão
  • Gerar mais leads para o comercial
  • Melhorar o relacionamento com o cliente
  • Melhorar posicionamento da marca no meio digital
  • Divulgar determinado serviço da empresa

Para cada objetivo, é possível trabalhar estratégias em marketing digital específicas para o resultado desejado.

Antes de começar a ver as estratégias, saiba que você pode combinar todas elas, isso mesmo, juntas elas podem lhe ajudar ainda mais.

7 Estratégias de Marketing Digital

1 – Marketing de Conteúdo

Gosto sempre de começar falando do marketing de conteúdo, afinal um blog ou e-commerce sem conteúdo não é legal.

Essa é sem dúvida uma das principais estratégias de marketing digital, que sempre está em evidência.

O marketing de conteúdo é capaz de gerar resultados mais eficientes a longo prazo, e pode até lhe surpreender a curto prazo, porém acaba sendo deixado de lado por muitas empresas justamente por desconhecerem.

Quem utiliza marketing de conteúdo quer educar seu público, trazer informações sobre seus produtos, serviços e o mercado que atua.

Com esse tipo de conteúdo em seu blog você será capaz de atrair novos possíveis clientes baseado em interesses e ainda melhorar a conversão atual.

É muito comum que os clientes que conhecem mais, demorem menos para tomar decisão de compra.

O marketing de conteúdo é excelente para o funil de vendas. Você será capaz de reduzir as etapas e melhorar a conversão com o conteúdo certeiro.

Lembre-se que as vezes o visitante só está buscando informações antes de tomar a decisão, atender à necessidade dele poderá ajudar você a conquistar mais um lead!

2 – Inbound Marketing

Podemos dizer que o Inbound Marketing é Marketing de Atração, ele tem como objetivo fazer com que as pessoas venham até você de forma voluntaria, que ela encontre seu conteúdo através de uma pesquisa no Google, em uma rede social, ou no Youtube, etc.

Basicamente aqui é o cliente que te encontra, mas nem sempre é para comprar imediatamente, e sim para esclarecer uma dúvida, matar curiosidade sobre determinado assunto, e por acaso acaba conhecendo a solução que precisa.

Podemos dizer que o marketing de conteúdo é uma estratégia associada diretamente ao Inbound Marketing, sem conteúdo não temos o Inbound Marketing!

Essa estratégia de marketing digital visa muito mais a relação e fidelização do que a venda em si.

Para isso você precisa entender o perfil do seu consumidor.

3 – E-mail Marketing

Eu gosto muito dessa estratégia, e-mail marketing é excelente para gerar relacionamento e engajar, de todas eu diria que é a que lhe permitir ser mais próximo do seu cliente.

Se você ainda não criou sua lista de e-mails posso dizer que você está deixando de fazer muitas vendas.

Além disso é uma estratégia que permite você segmentar de várias formas, dessa maneira os clientes são classificados por interesse ou como preferir.

Outro ponto importante é a personalização do conteúdo enviado para o cliente, isso faz com que desperte mais interesse nas pessoas de sua lista.

Lembre-se o e-mail marketing só deve ser enviado para as pessoas que se inscreverem em sua lista, no negócio online ele poderá se cadastrar em seu blog, já no negócio físico você pode pedir o e-mail e começar a formar sua lista.

A melhor forma de conseguir o e-mail é através de uma caixa de captura de e-mail no site ou uma página de captura especifica.

Entregar algo de valor para seu visitante irá gerar mais interesse por parte dele também.

Outro ponto importante é que ao utilizar uma ferramenta para envio de e-mails você será capaz de mensurar quem está lendo ou não as mensagens, se estão dando algum erro, se estão clicando ou não em seus links.

Com essas informações você poderá analisar e tomar melhores decisões em sua estratégia de marketing digital e descobrir se está ou não no caminho certo.

3 – SEO: Otimização para mecanismos de busca 

SEO é uma estratégia para otimizar um blog por exemplo, o objetivo é deixa-lo mais fácil de ser encontrado pelos mecanismos de busca (ex. Google, Bing) no resultado orgânico que são os gratuitos.

Não adianta ter um site muito lindo, no melhor servidor de hospedagem e com ótimo conteúdo se ele não é encontrado por ninguém e não aparece nos primeiros resultados.

Saber utilizar as palavras-chave é um dos recursos do SEO mais eficientes, pois escrever sobre algo que alguém procura é muito importante, mas não é só isso, é necessário ter uma estratégia por trás de tudo que envolvem muitos outros itens como a estrutura do blog, link building, estrutura interna, etc.

Tudo é para gerar relevância para seu projeto.

Quanto mais próximo da primeira posição no resultado de busca maiores serão as oportunidades de negócio.

4 – Links Patrocinados

Os Links Patrocinados são recursos fundamentais para uma estratégia de marketing digital.

Se você utiliza redes sociais ou mesmo uma busca no Google já se deparou com eles que são os anúncios pagos.

Eles funcionam muito bem pois, enquanto o SEO demora um pouco mais para visualizar o resultado, com os Links Patrocinados você já pode começar a aparecer de imediato mediante a um certo investimento.

Com esse recurso você pode promover sua marca, produto ou serviço para um público especifico definido por você.

Existem inúmeras vantagens em investir em anúncios pagos, além disso você consegue facilmente mensurar o resultado.

Você pode fazer inúmeras combinações com outras estratégias. Você poderá anunciar em inúmeros locais como o Google, Gmail, Youtube, Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outros, poderá ir onde seu público estiver.

5 – Mídias Sociais

Cada vez mais as pessoas utilizam as mídias sociais, inúmeras pesquisas também mostraram que os Brasileiros são campeões em ficarem conectados.

São horas e horas conectadas em canais como Facebook, Instagram, Youtube, entre outras, milhões de visitantes únicos diariamente.

Com essas informações podemos dizer que existem um grande potencial para promovermos nosso projeto nesses canais.

Estar nas redes sociais hoje em dia é fundamental para qualquer negócio.

Seja criando uma Fanpage para a empresa, através do perfil no Facebook ou Instagram, ou mesmo criando um canal no Youtube para divulgar seu conteúdo.

Não tem como ficar de fora, e quanto mais você conhecer seu público mais fácil será vender, além disso é possível atrair o público dessas redes diretamente para seu blog ou site.

Nas redes sociais você será capaz de se aproximar mais de seu público e melhorar seu relacionamento com ele, isso fará com que seja lembrado mais vezes.

6 – Guest Post

Pode ser excelente dependendo do seu segmento, Guest Posts são artigos escritos por autores convidados, você pode fazer parceria com outros profissionais e convida-los a escrever conteúdo para seu blog ou site ou você escrever para outros blogs e colocar link para seu site.

Isso ajudará a diversificar o conteúdo dentro do seu segmento, inclusive ter a opinião do ponto de vista de outros profissionais da área.

Conseguir especialistas para seu blog pode ser um grande diferencial além de promover o profissional que escreveu.

Além disso pode oferecer o seu Guest Post para ser publicado em outros blogs também para promover seu projeto.

É uma excelente maneira de gerar conteúdo e combinar com as outras estratégias.

7 – Remarketing

Remarketing é uma estratégia muito importante e pode lhe ajudar a aproveitar ao máximo o trafego gerado para o blog.

É possível utilizar o Remarketing juntamente com Google Ads, Facebook Ads, entre outros para exibir anúncios com mais frequência para quem já acessou seu blog.

Em alguns lugares você verá também com o nome de Retargeting (mas funciona igual).

Provavelmente já viu o remarketing e talvez não tenha percebido, exemplo disso é quando acessa algum produto em uma loja virtual, e depois fica vendo o mesmo produto nas redes sociais.

É muito comum utilizar o Remarketing para promover a marca, fazer o Branding. Só que não fica só nisso, você pode utilizar essa estratégia para muito mais.

Quando o visitante cai no Remarketing ele é sempre rastreado onde navega para exibir o anúncio para ele e tentar traze-lo de volta para gerar uma conversão.

Ficou alguma dúvida sobre estratégia de marketing digital?

Espero que tenha gostado das ideias para montar sua estratégia de marketing digital, e sugiro começar a colocar em pratica.

Conforme você aplica em seu projeto poderá ir aperfeiçoando cada vez mais e assim melhorar sua conversão para atingir seus objetivos.

Ficou alguma dúvida? Só enviar que assim que der responderemos, e fique ligado nos outros conteúdos.

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Neste post você vai entender sobre marketing digital para iniciantes e como ele é necessário para destacar seu negócio e a importância do marketing digital

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