fbpx

Marketing Digital para médicos: entenda como ele pode te ajudar e os 7 benefícios

Marketing Digital para médicos

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O Marketing Digital para médicos é uma das principais e mais importantes ferramentas que o profissional pode usar para fidelizar pacientes e se tornar uma referência na sua área de atuação.

Observando o mundo, notamos uma transformação acelerada, tanto na forma de atender como na maneira de atrair os pacientes.

E o Marketing Digital para médicos é essencial, para você alcançar o sucesso em um mundo em que o relacionamento e a experiência conta muito.

Segundo Philip Kotler, o pai do marketing, “as empresas precisam se adaptar a esse novo cenário e fazer uma transição para a digitalização”.

Hoje o objetivo do marketing vai muito além da venda e da propaganda. Conforme o mundo evolui, é também natural que a tecnologia mude e as empresas tenham que se adaptar. Resistir a tudo isso é inútil, pois leva somente ao fracasso.

Ajude: Inscreva-se no Canal!

Os profissionais de saúde que colocam em pratica as estratégias de marketing digital buscam fidelizar seus pacientes e fortalecer sua marca como autoridade na saúde.

Hoje neste artigo, abordaremos sobre Marketing Digital para médicos e sua importância como estratégia de crescimento do seu negócio. Então continue lendo até o final!

Marketing Digital para médicos

As formas tradicionais dos médicos atraírem novos pacientes dependiam exclusivamente do boca-a-boca ou dos catálogos de convênio (que geram sempre um bom fluxo de pacientes, porém com um faturamento não tão bom assim), ou de estar em uma excelente localização.

O médico dificilmente conseguia alcançar muito mais pessoas. Hoje com as estratégias de marketing aliadas com as redes sociais permite que os médicos adentrem as casas das pessoas e promova muito mais que saúde.

Hoje através dos sites, e-mails, canais como YouTube, Instagram, entre outros, você consegue gerar valor aos seus pacientes, além de aumentar a sua credibilidade profissional.

Através do Marketing Digital é possível alcançar seus pacientes de forma mais humanizada, já que as estratégias podem melhorar a relação médico-paciente e, aumentar a atração, preferência, confiança e fidelidade dos pacientes.

Mas antes de qualquer coisa é importante que você conheça os principais conceitos de Marketing Digital para médicos:

  • Público-alvo: grupo de pessoas que representa seus pacientes. No caso do cirurgião plástico (aqui poderia ser um cardiologista, dermatologista, oftalmologista, pediatra, entre outras especialidades), por exemplo, o seu público-alvo ideal pode ser mulheres com mais de 25 anos, que moram em grandes cidades e já pensam em fazer cirurgia plástica, ou mulheres que tenham algum problema que as incomoda, ou simplesmente querem melhorar o visual para ficarem mais bonitas.
  • Persona: são personagens fictícios, baseados em pessoas reais, que representam seus pacientes ideais. Continuando no exemplo acima de um cirurgião plástico, uma Persona pode ser a Juliana, ela tem 45 anos, é casada, mãe de 2 filhos e empresária. Mora São Paulo e tem uma rotina bastante corrida, pois precisa conciliar as responsabilidades no trabalho com a criação dos filhos, adolescentes. Seu poder aquisitivo é alto, ela é uma pessoa bem vaidosa, preocupada com a aparência. Já tem alguns sinais evidentes da idade, como linhas de expressão, flacidez e perda de volume em algumas áreas do rosto. E esses problemas a incomodam, ela já pensa em fazer intervenções no rosto e cirurgias plásticas para dar um UP no visual. Porém, ela fica um pouco insegura em fazer algo mais invasivo ou até mesmo saber qual é a melhor opção para ela por isso, usa a internet e as redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades referentes a procedimentos estéticos e para tirar dúvidas sobre cirurgia plástica. Através das Personas, é possível implementar estratégias mais segmentadas, economizando tempo e dinheiro.
  • Lead: é o potencial paciente. Os Leads são os contatos gerados através das suas ações de marketing. Geralmente qualquer contato que você possua o nome e o número pode ser considerado um lead, e ele pode se tornar um futuro paciente, com as ações certas para convertê-lo.
  • Jornada do paciente: também conhecida como a jornada do cliente (funil de vendas). A jornada do paciente se trata das etapas de decisão que ele passa no processo de escolha por uma clínica ou consultório médico. Esse processo vai desde o momento em que a pessoa percebe alguns sintomas (problema), procura por um profissional, toma a decisão de marcar e comparecer a uma consulta e, até o pós-consulta.
  • CRM: CRM significa Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management), é um conjunto de estratégias que visam gerir o relacionamento com seus pacientes.  Por meio de um software de gerenciamento de dados, você pode cadastrar pacientes, registrar seus dados e criar um excelente marketing de relacionamento.
  • SEO: são um conjunto de ações que otimizam seus conteúdos para os mecanismos de buscas. Ou seja, as técnicas de SEO para médicos e clínicas que permitem um maior alcance e engajamento perante os resultados nas buscas, fazendo com que os estabelecimentos de saúde apareçam como os primeiros resultados das pesquisas e alcancem novos pacientes/clientes.  

Não se preocupe em tentar entender tudo agora, ao longo do conteúdo iremos aprofundar mais nos conceitos e se mesmo assim ainda ficar com alguma dúvida, é só deixar um comentário no final do artigo.

Marketing Digital para médicos

Marketing Digital para médicos e seus principais benefícios

Em um mundo digital, os consumidores andam cada vez mais exigentes e bem informados. Além de estarem mais preocupadas com a própria saúde.

Isso faz com que elas recorram às soluções tecnológicas em busca de respostas para sintomas, problemas e tratamentos. E que nem sempre os buscadores como o Google entregam fontes seguras e com respostas confiáveis.

Porém hoje é uma excelente oportunidade para você atrair mais pacientes para sua clínica ou consultório. O investimento no Marketing Digital hoje é essencial para que o paciente identifique seus diferenciais. Além disso podemos destacar outras vantagens como:

1 – Melhorar o Relacionamento médico-paciente

Quando você aposta no marketing para médicos e mantém um bom relacionamento com pacientes, começa a ser criada sua imagem digital, capaz de atrair uma legião de defensores, é natural que eles indiquem seu trabalho para outras pessoas. Já o contrário também pode ocorrer.

2 – Ajuda a encontrar pacientes com o perfil ideal

As ações do marketing são pensadas para públicos específicos, e cada ação tem potencial para encontrar e atrair mais pacientes para sua clínica ou consultório. Podemos destacar algumas ações como: e-mail marketing, posts em redes sociais, artigos de blog, site para o consultório ou clínica, resultados patrocinados no buscador do Google.

3 – Melhora a comunicação

Através de conteúdos disponibilizados em seu blog, o paciente poderá ficar bem informado sobre sintomas, tratamentos e outros assuntos relacionados a sua área. Com o apoio de um profissional de marketing é possível transmitir mensagens com credibilidade e de maneira mais prática e objetivo que facilite a compreensão pelo paciente.

4 – Seja uma autoridade em sua especialidade

No marketing digital ter relevância é ter autoridade. Pense na sua especialidade médica. Quando um paciente busca por um profissional como você, ele provavelmente procura na internet primeiro, assim como a maioria das pessoas. Ao investir em marketing digital, você ficará bem posicionado em relação aos demais e isso se chama autoridade.

5 – Um investimento para sua carreira

Quando você investe em marketing digital para médico, você ganha autoridade e sua carreira é impulsionada, isso porque mais pessoas passam a conhecê-lo e respeitar seu trabalho. Novas oportunidades como palestras e cursos podem aparecer, dependendo do seu nível de conhecimento e experiência.  

6 – Consolidar uma marca forte para o seu consultório

Hoje com a internet, um consultório que não tem presença online, é quase como se não existisse (isso vale para qualquer negócio hoje). Porém por meio do SEO local (otimizações voltadas para buscas nas regiões próximas a você na cidade) você pode consolidar uma marca forte e que fique na mente dos seus pacientes e seja facilmente encontrada por outras pessoas da sua região.

7 – Estratégias fáceis de serem mensuradas

Através do marketing digital para médicos, você consegue saber exatamente quantos visitantes seu site recebe por dia, quanto tempo eles ficam nas suas páginas, quais são as páginas mais acessadas e outras estratégias em tempo real. Nas redes sociais também existem uma variedade de dados para serem analisados.

Então você conheceu os benefícios do marketing para médicos, porém existe algumas estratégias que são importantes para seu negócio. Continue lendo até o final!

Principais estratégias do Marketing Digital para médicos

Conhecer suas estratégias é a melhor forma de aprender mais sobre marketing digital e conseguir os melhores resultados para seu negócio.

E para explicar melhor imagine que você esteja querendo melhorar seu consultório, e você está buscando por especialista em decoração para a área da saúde.

Ao pesquisar por “design de interiores para médico”, as empresas próximas a você irão aparecer na página de busca, assim como imagens, artigos, sites e vídeos.

Você pode observar que uma única empresa pode aparecer na primeira página de resultados de diferentes formas, seja por meio de um site, vídeo, snippet (caixa de respostas) ou imagens.

Isso quer dizer que essa empresa investiu em várias estratégias de marketing como: inbound marketing, site, Google Meu Negócio, SEO, marketing de conteúdo, entre outras. Não se preocupe, vamos falar mais sobre cada uma delas a seguir.

1 – Site e blog

Um site é fundamental em uma estratégia de marketing de sucesso, isso porque com ele você consegue aumentar sua presença online.

Além de aumentar sua credibilidade e a do consultório, o site tem todas as informações tanto aquelas mais básicas, como formação profissional, serviços prestados, endereço do consultório etc., quanto as complementares, como textos, pequenos vídeos e informativos.

O site médico pode ter um blog, mas não são necessariamente o mesmo canal. Você pode ter um domínio para seu site, e outro para seu blog se preferir, mas recomendo estar tudo no mesmo domínio para ajudar a aumentar a autoridade.

Já o blog médico é considerado uma ferramenta muito eficiente para quem deseja investir em marketing para médicos e construir autoridade. Isso porque ter um blog médico com conteúdo relevante traz diversos benefícios como o de se tornar uma referência na sua especialidade médica, ganhar credibilidade e confiança e atrair pacientes mais qualificados para o consultório.

Ele também é excelente para conseguir um bom posicionamento no Google, e aparecer nas primeiras posições nos resultados das pesquisas dos pacientes.

2 – Inbound Marketing

O Inbound Marketing também é conhecido como marketing de atração, e seu objetivo é que você seja encontrado pelas pessoas que estão buscando por uma informação, produto ou serviço que você oferece de maneira natural, ao invés de você sair atrás de clientes.

Diferente das ligação de telemarketing que muitas vezes não tem sentido nenhum para você, o Inbound Marketing é exatamente o contrário.

Isso porque antes de oferecer algo ao cliente, o Inbound entende quais são as necessidades da sua Persona, e como sua empresa pode solucionar seus problemas.

3 – Marketing de Conteúdo

Quem nunca procurou por uma solução para suas dúvidas de saúde em um site médico. Porém, quantas dessas informações eram realmente confiáveis?

Através dos mecanismos de busca como o Google é possível encontrar qualquer informação que desejar. Porém, será que boa parte dessas informações são de fontes verídicas?

Porém uma forma de educar seus pacientes com conteúdo baseados em evidências científicas é utilizando o Marketing de Conteúdo para que os pacientes encontrem conteúdos relevantes e úteis que podem ser disponibilizados em sites, blogs, e canal no YouTube.

Essa é uma excelente forma de encantar e fidelizar antes mesmos deles te conhecerem pessoalmente.

4 – Redes Sociais

Plataformas como o Facebook, Instagram, e LinkedIn são essências para interagir com seus pacientes e fortalecer a marca da sua empresa.

O Instagram hoje é utilizado por uma boa parte dos profissionais de saúde para compartilhar informações sobre sua especialidade, novidades da área, procedimentos realizados no consultório, e tirar dúvidas.

5 – SEO (Search Engine Optimization)

Já ficou claro que no Marketing Digital, você precisa ser encontrado nos mecanismos de buscas e nas redes sociais, certo?

Mas para ser encontrado pelas pessoas que buscam pelos seus serviços, é crucial aparecer nos primeiros resultados, isso porque raramente as pessoas clicam em sites que aparecem na segunda, terceira ou quarta página.

Por isso que é importante otimizar seus conteúdos para os mecanismos de buscas, seguindo as práticas do SEO. Considerando as principais otimizações do SEO, podemos destacar:

  • Palavras-chaves (Keyword): definir qual será a palavra-chave do seu conteúdo irá determinar se ele será encontrado ou não nas pesquisas feitas pelos pacientes. Um pediatra, por exemplo, poderia escrever um conteúdo com as palavras-chaves “sono do bebê”, “cólica do bebê”, “leite fraco”, entre outras.
  • Conteúdo original e relevante: se o seu conteúdo for interessante para os pacientes, o Google irá mostra-lo nos resultados de pesquisas. O secredo é apresentar um conteúdo de forma didática, sem utilizar termos técnicos, e se caso utilizar, sempre explique o que eles significam.
  • Velocidade do blog ou site: hoje em dia ninguém tem mais tempo para ficar esperando um site ou blog que demora mais de cinco segundos para carregar, eles literalmente vão desistir de esperar, e vão procurar outro mais rápido.

6 – Google Meu Negócio (Google My Business)

Vivemos em tempos que a presença digital para médicos é cada vez mais necessária para fidelizar mais pacientes.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta essencial para qualquer boa estratégia de marketing online. E não aparecer no Google é o maior erro de qualquer profissional da medicina, que busca adquirir relevância e autoridade no meio digital para ser encontrado com mais facilidade.

Além do Google Meu Negócio ser gratuito, você pode adicionar informações importantes como: fotos do consultório, avaliações, comentários, números de contato e link do website, entre outras informações.

Nele você ainda conta com dados que auxiliam na hora de escolher as melhores estratégias para utilizar na sua divulgação, isso porque a ferramenta disponibiliza uma série de insights sobre o comportamento das pessoas que estão acessando o perfil da empresa.

7 – Google Ads

É muito importante entender que, hoje se você não estiver na primeira página dos resultados da pesquisa, perderá 99% de todos os possíveis cliques.

Com os anúncios pagos você pode pagar para que o seu site apareça como anúncio para palavras-chaves específicas. A grande vantagem é que eles sempre aparecem antes dos resultados das buscas orgânicos.

Você pode fazer anúncios somente no Google, ou escolher fazer também anúncios no Facebook e o Instagram. Se você ainda não viu um anúncio em todos esses lugares, convido você a observar mais atentamente nesses canais a partir de agora.

É claro que fazer só anúncio não vai te trazer relevância a longo prazo, isso porque se você parar de investir em anúncio você também vai parar de aparecer. Uma estratégia de sucesso para o marketing digital para médicos engloba uma série de outras ações. Porém também é uma estratégia que vale a pena apostar, com certeza.

8 – E-mail Marketing

Se você conhece o potencial dessa ferramenta e entende a importância dela para a fidelização dos seus pacientes você também entende que a criação de campanhas de e-mail marketing para médicos é uma das ações mais eficazes e que pode transformar o seu negócio.

Além de fortalecimento do relacionamento médico-paciente você ainda aumenta a confiança e, consequentemente, gera a fidelização do paciente com os serviços prestados.

Antes da internet e das ferramentas digitais, a qualidade no atendimento era o principal fator pela fidelização dos pacientes. Hoje além da qualidade, surgem outros fatores que influenciam e um deles é a satisfação com a experiência fornecida pelo consultório.

E esse sentimento é impactado em todas as etapas que vai desde a pesquisa por um médico na internet, até o pós-atendimento.

E é nesta última etapa que o e-mail marketing se torna mais eficiente. Seja para o envio de orientações sobre o tratamento, compartilhamento de conteúdo de interesse ou apenas para enviar felicitações de aniversário ou outras datas comemorativas relevantes, isso tudo é possível desde que você tenha seus endereços de e-mail cadastrados.

Hoje podemos contar com boas plataformas onde você consegue determinar os período que seus e-mails serão enviados para os pacientes, como por exemplo, uma semana após a consulta, um mês antes do retorno, entre outros.

Com essa ferramenta você consegue segmentar sua comunicação e ter um conteúdo ainda mais personalizado.Um exemplo éenviar uma série de mensagens personalizadas com orientações de pré-procedimentos para os pacientes com cirurgias marcadas na sua agenda. E após o procedimento, você também consegue enviar e-mails com orientações pós-operatório, e lembretes de retornos. Isso tudo de forma automática e sem complicação.

De nada adiante todas as estratégias de marketing digital se você não consegue mensurar o sucesso ou insucesso de suas ações. E para entender melhor tudo isso, vamos falar agora sobre as principais métricas do marketing para médicos.

Principais métricas do Marketing Digital para médicos

As métricas de marketing são indicadores que são utilizados para medir os resultados das ações e campanhas implementadas nos canais de marketing. 

Com elas você consegue ver se suas estratégias estão contribuindo ou não para os resultados do seu consultório ou clínica.

Com esses dados, é possível estudar cada etapa de um projeto e tomar decisões importantes baseadas em dados reais e não apenas em suposições. Além de permitir também monitorar e comparar o trabalho de forma prática e direta.

São muitas as métricas no marketing digital para médicos, porém iremos mostrar as principais métricas e as mais utilizadas pelos profissionais de saúde.

1 – Métricas do Google Analytics

A plataforma do Google Analytics é excelente para acompanhar todos os resultados do seu site ou blog. E ela é essencial para se dar os primeiros passos em sua estratégia de Marketing Digital. E é através dela que você consegue monitorar o desempenho de seus canais online, como por exemplo, site, blog ou e-commerce.  

Além de ser perfeita para acompanhar os resultados do seu site ou blog, você só precisa criar uma conta gratuita e cadastrar seus canais e ficar de olho nas seguintes métricas do Google Analytics.

2 – Número de visitas

É o número de pessoas que visitam seu site. Cada visitante é contado uma única vez dentro de um determinado período de tempo, que você pode escolher na ferramenta. Essas métricas ajudam a mensurar quantitativamente a audiência de seu canal.

3 – Sessões e hits

O hit é toda interação do visitante no seu site. E cada hit, informações da data, hora e até mesmo do navegador utilizado são agrupados em sessões. Já as sessões são úteis para monitorar as atividades e o engajamento, além de associar elas a outras métricas é possível saber o tempo que cada visitante fica na página.

4 – Taxa de rejeição e saída (Bounce rate)

Essa métrica o Google Analytics gera quando o visitante não ultrapassa uma página do site. Claro que nem tudo é rejeição de fato, por isso é importante entender melhor e compreender essa taxa mais a fundo.

Já a taxa de saída mostra quantos visitantes saíram da página do seu site para outro lugar. Porém ambas as métricas são vitais para uma boa otimização do seu site ou blog.

5 – Taxa de conversão

A taxa de conversão é o porcentagem de visitantes que realizam uma ação que você estabelece como conversão. Um exemplo de conversão poderia ser o cadastro para receber um contato de uma secretária.

6 – Tráfego orgânico

O tráfego orgânico são os conjuntos de visitas geradas ao seu site de forma espontânea, sem usar anúncios. Geralmente esse tipo de tráfego vem do mecanismo de busca do Google, por meio de SEO (posicionamento orgânico).

7 – Tráfego pago

Já o tráfego pago é quando você investe em anúncios para aparecer para quem ainda não tem conhece e atrair novas pessoas para seu site ou blog. E ele pode ser no Google, YouTube, Facebook, Instagram e outros canais.

Você ainda pode ter acesso a outras métricas de tráfego como o Tráfego direto, Tráfego de referência, Tráfego social.

Além dessas métricas mencionadas, você pode contar com outras informações como o tempo de permanência em cada página do seu site, quais são os interesses dos seus visitantes, e a velocidade das suas páginas.

Porém é importante ressaltar que existem milhares de métricas no Marketing Digital para médicos, e não são todas que vão fazer sentindo para um consultório ou clínica. Porém o importante é acompanhar aqueles que realmente fazem sentido para as suas estratégias, e manter consistência nas suas análises.

É fundamental acompanhar com frequência os seus resultados e buscar sempre por pontos de melhorias.  O Marketing Digital para médicos é um processo que envolve o uso de várias técnicas, como você pode ver.

E para te ajudar em tudo isso é que existem ferramentas online que vão te ajudar a acompanhar todas essas métricas e de forma mais fácil e organizada.

Ferramentas de análise e monitoramento

Existem diversas métricas que podem ser exploradas e utilizadas para medir o desempenho do seu site ou blog e até as redes sociais e que são essenciais para fornecer informações estratégicas para seu consultório ou clínica. Vamos listar as principais ferramentas que irão te ajudar.

Ubersuggest

Ótima para realizar buscas pelas palavras-chaves estratégicas, faz análise de concorrentes e, também gera ideias de novas palavras-chave para os seus conteúdos. Essa ferramenta possui versão gratuita com limitações ou paga.

SEMrush

Já com o SEMrush você consegue fazer análise minuciosa para pesquisa de palavras-chave, a análise global do seu site e a análise da concorrência, auxilia na estratégia de SEO. A ferramenta também possui versão gratuita com limitações ou paga.

Google Trends

É uma excelente ferramenta gratuita que mostrar as descobertas das principais tendências relacionadas a uma palavra-chave específica. Ele também mostra quais são as palavras mais buscadas no Google, e como a maioria das pessoas buscam por determinados assuntos.

Google Search Console

É um serviço gratuito oferecido pelo Google que ajuda você a monitorar, manter e resolver problemas da presença do seu site nos resultados da Pesquisa do Google. Nele, você consegue pedir que determinados backlinks sejam retirados do seu site, assim como solicitar a indexação de suas páginas (pedir que elas apareçam nos resultados de buscas).

Bom, essas são as principais estratégias e métricas do Marketing Digital para médicos. E para que seu consultório ou clínica tenha sucesso no meio digital hoje é preciso dominar essas e muitas outras ações de marketing digital.

No entanto, no Marketing Digital a consistência é um fator crucial para o sucesso de qualquer estratégia. O primeiro passo é fazer um planejamento de todas as ações e se comprometer em cumpri-las. Analise e se for o caso, procure por profissionais especializados que possam agilizar algumas estratégias.

E não tenha medo de crescer e delegar para que seu negócio cresça ainda mais. Torne suas ações uma prioridade.

Conte com a ajuda de profissionais especializados em marketing digital para médico, porque assim você terá o apoio de um profissional especialista da área.

Negócio Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *