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Marketing Digital para Iniciantes

Neste post você vai entender sobre marketing digital para iniciantes e como ele é necessário para destacar seu negócio e a importância do marketing digital nos dias de hoje.

Não temos como negar que com o surgimento da internet ouve uma grande revolução, tanto no ramo da tecnologia como no da comunicação. 

A três décadas atrás, nem conseguíamos imaginar, uma ligação em tempo real para o outro lado do mundo e hoje ela está à distância de um clique e você ainda consegue ver a pessoa do outro lado ao vivo.

Já o marketing digital faz parte do cotidiano de todo consumidor, onde ele sofre constantes modificações de acordo com os costumes e com os avanços tecnológicos.

O marketing digital são estratégias cada vez mais importantes, e aprender sobre elas é essencial principalmente se você busca por novas oportunidades para seu negócio.

Se você está buscando entender sobre marketing digital para iniciantes e quer saber o que é necessário para se destacar, este artigo é para você!

E nada melhor que começarmos nossa conversa explicando o que é o marketing digital. 

O que é Marketing Digital

Uma das definições mais famosas de Philip Kotler, o pai do marketing em seu livro Marketing 3.0 diz que:

“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.”

Philip Kotler

Ou seja, o marketing é uma ferramenta para negócios e, que tem o objetivo final de gerar vendas.

Ele também é conhecido como marketing online ou web marketing. Porém o marketing digital é um conjunto de estratégias de marketing aplicadas para web. E está presente em todos os aspectos do nosso dia a dia.

Podemos destacar as redes sociais, e-mail marketing, newsletters, blogs, site, vídeos, Google Ads, Facebook Ads, Instagram como as ferramentas mais utilizadas nas ações de marketing digital.

 E já que a internet se chama rede mundial de computadores, o que quer dizer que quase não existem restrições geográficas e por que não aproveitar essa excelente vantagem para seu negócio e aumentar o número de clientes?

Além disso, através do Marketing Digital o alcance é ilimitado e com menor custo, além de apresentar os maiores benefícios para quem deseja iniciar nesse mundo.

Então se você deseja atrair mais clientes, se destacar no mercado e vender muito mais, o segredo do sucesso é através do marketing digital. Continue lendo até o final para você conhecer todas as vantagens.

Marketing Digital e suas dimensões

O marketing digital aproveita diversos canais para a divulgação de produtos e serviços. Que podem ser através de diferentes estratégias de marketing digital voltadas para cada canal.

Porém, quando falamos de marketing digital para iniciantes, muitos ficam confusos e não sabem por onde começar e acabam desistindo logo no início.

Para começarmos a entender o marketing digital, podemos classificá-lo em três divisões:

  • Marketing de busca (ex.: Google, Bing, Yahoo entre outros)
  • Marketing nas mídias sociais (ex.: Instagram, Facebook, TikTok)
  • Marketing de conteúdo (ex.: blog, redes sociais, Youtube)

A seguir vamos ver o que cada uma dessas divisões engloba e quando são utilizadas.

Marketing de Busca

Também conhecido como Search Marketing, ou SEM, ele é um segmento do marketing digital e tem como objetivo desenvolver estratégias e formatos de divulgação, em ferramentas de busca na internet, como por exemplo, o Google, Yahoo e Bing.  

A primeira dica fundamental em termos de marketing digital para iniciantes é ser encontrado nas buscas realizadas na internet, principalmente o Google que é hoje o maior site de busca do mundo.

Essa estratégia pode ser usada tanto para divulgar seu negócio online como off-line, e promover ações que acontecem online ou fisicamente.

O SEM é dividido em duas partes distintas:

  • SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca em outras palavras gerar mais tráfego orgânico para um determinado domínio.
  • Links Patrocinados – Anúncios nas páginas de respostas de pesquisas

Toda essa exposição chamamos de Marketing de Busca, e através das estratégias que conseguimos exposição nas páginas de respostas das pesquisas realizadas no Google ou em outros mecanismos de busca.

Para entender melhor cada uma dessas estratégias veremos a seguir.

SEO – Search Engine Optimization em português Marketing de Mecanismos de Buscas

O SEO reúne estratégias como a otimização de sites, blogs e páginas para que eles possam ranquear bem nos buscadores e atrair mais visitantes.

De uma forma mais simples, elas buscam colocar as páginas de um site nas primeiras colocações não pagas (orgânicas) das páginas de respostas dos grandes buscadores, como o Google e Bing.

Ela também possui diversas vantagens, como:

  • Tráfego Qualificado – os acessos a partir destas buscas são considerados altamente qualificados, ou seja, com ótimo potencial de conversão.
  • Referência – os sites que ocupam as primeiras posições nas páginas de respostas dos buscadores são considerados referência.
  • Sem custo – não existe custo direto para os acessos vindos de cliques nas páginas de respostas, na parte não paga, do Google.

É fundamental para qualquer tipo de negócio ter uma boa estratégia de SEO. A qualidade do tráfego que é gerado é de altíssima qualidade, além de ser um tráfego gratuito.

No mercado existem diversas consultorias de SEO, empresas especializadas em atuar com essa estratégia.

Links Patrocinados

Os links patrocinados são um termo que traz muitas dúvidas quando se trata de marketing digital para iniciantes, mas você vai ver que é bem fácil de aprender.

De uma forma bem simples, eles são os anúncios que são inseridos nas páginas de respostas do Google, e se destacam por estarem logo no início da página. E pertencem ao Google Ads, a rede de anúncios do Google, que exibe os anúncios nas respostas nas pesquisas do buscador como ainda permite que exiba seus anúncios em outros ambientes do Google, como:

  • Google Shopping – comparador de preços
  • YouTube – em vídeos e páginas de canais
  • Rede de display – sites parceiros
  • Aplicativos – Google Play e dentro de aplicativos
  • Gmail e Discovery – promoções e banners no Discovery

Quando falamos de marketing de busca temos o SEO (aparecer na busca orgânica, de forma gratuita), e temos os links patrocinados (anúncios pagos) onde conseguimos segmentar de várias maneiras como: palavra-chave, região, dias da semana e horários, entre outras informações.

Quando você faz anúncio no Google ADS, você escolhe palavras para as quais deseja aparecer, porém, o custo destas palavras dependerá de concorrência, onde quanto mais buscado, mais concorrido será para anunciar para ela, esse custo é determinado por um sistema de leilão.

Google Meu Negócio (Perfil da Empresa)

Quando falamos de marketing digital para iniciantes, uma excelente forma de interagir facilmente com os seus clientes e conseguir mais negócios é através do Google Meu Negócio (Perfil da Empresa no Google). Ela é uma ferramenta gratuita do Google e excelente para pequenos negócios locais.

Apesar de ser gratuita poucas empresas conhecem o seu verdadeiro potencial, o que faz com que seja ainda mais interessante, já que com essa ferramenta é possível alavancar a exposição e sua empresa, principalmente se utilizar as técnicas de otimização de textos, campos, imagens entre outras informações existentes dentro da ferramenta.

E se quer saber mais como aplicar todo o potencial do Google Meu Negócio em sua empresa e para aumentar suas vendas? Conheça nosso treinamento Level Max – Marketing para Negócios.

Marketing Digital nas Mídias Sociais

Mídias Sociais

As mídias sociais são ótimas para serem usadas, do início ao fim, para a divulgação de empresas. Ideais também para iniciantes no marketing digital, isso por ser fácil de serem utilizadas e terem uma baixa curva de aprendizado.

Isso porque os números de usuários nas mídias sociais cresce cada vez mais. O que faz com que as mídias sociais se tornem uma excelente estratégia e uma ótima oportunidade de se aproximar do público e criar estratégias para marcar presença nessas plataformas é obrigatório.

O importante é escolher as redes sociais adequadas para divulgar a sua empresa. É uma parte fundamental para se ter sucesso no ambiente digital. Isso porque a sua empresa precisa manter perfis onde o seu público está.

Por isso, que antes de sair criando perfis é importante entender melhor o seu nicho, identificar o perfil do seu público-alvo e analisar onde ele está presente.

E a partir daí, definir quais redes sociais fazem mais sentido para o seu negócio e começar a definir qual será a estratégia de ação em cada uma delas.

Isso é importante, principalmente quando falamos de empresas. Já que quando se trata de uma empresa (e uma relação mais B2B) é muito mais provável que consiga bons contatos no LinkedIn do que no TikTok, visto que são redes sociais com perfil jovem e bem descontraído. O contrário é para uma loja de moda jovem, que o TikTok acaba sendo bem interessante.

Claro que primeiro você tem que entender qual é a linguagem de cada rede para ter sucesso. Visto que ninguém quer entrar no Instagram e dar de cara com um perfil vitrine (erro comum entre os iniciantes no marketing digital). Muitas mídias sociais pedem que você pense fora da caixa e apresente seus produtos de uma forma mais descontraída, criativa e sem ficar só vendendo. E isso tem sido um desafio para muitos negócios hoje!

Conhecer o marketing nas redes sociais requer capacitação, já que não é só postar, o segredo é gerar engajamento e o principal conversões para a marca e é o que muitos ainda não entenderam.

Marketing de Conteúdo

Hoje no marketing digital, não adianta mais bombardear seu site com ofertas de produtos e serviços. Porém, é de extrema importância, conscientizar seu público com informações sobre seus produtos/serviços e assim ajudar na Jornada de Compra do Consumidor.

E é justamente onde o marketing de conteúdo entra, através de conteúdos informacionais, que orientem os visitantes do seu site em relação à sua área de atuação, que problema você soluciona. E que pode ser feito através de:

  • Blog associado ao site da sua empresa
  • Vídeos informativos no site ou no canal do YouTube da empresa
  • Materiais como E-books para serem baixados em seu site ou disponibilizados em outros ambientes

O marketing digital para os iniciantes é uma grande oportunidade de conhecer todas as possibilidades do marketing online e sua dimensão, já que através dela é possível gerar muitos Leads (contatos) o que ajudará e muito no seu SEO.

Confira 7 Erros de Marketing Digital que Seu Negócio Precisa Começar a Evitar Ainda HOJE!

Marketing Digital para Iniciantes

Para qualquer ação futura que você tenha em seu negócio, principalmente no marketing digital mesmo sendo um iniciante, comece elaborando um planejamento prévio. Isso porque, sem esse planejamento suas energias podem ser desperdiçadas e as chances de sucesso reduzidas. 

Um planejamento bem elaborado pode potencializar cada ação, maximizar seus resultados e até reduzir o investimento.

Só não se esqueça que os resultados não serão imediatos. Esse trabalho online requer bastante consistência e monitoramento. Já que monitorar esses dados é a melhor maneira de saber se a sua estratégia está sendo eficaz ou se é necessário rever alguns pontos.

E lembre-se que não existe uma receita pronta para fazer marketing nas mídias sociais ou em qualquer outro lugar. Tudo vai depender muito do seu nicho, seu público-alvo e até mesmo dos seus objetivos com a estratégia online.

Por fim, o marketing digital para iniciantes pode parecer assustador no começo, mas tenho certeza que com dedicação e comprometimento de colocar tudo em pratica, os resultados virão com certeza!

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