Quando falamos em investir em marketing digital, podemos ter em mente que o custo relacionado ao marketing tradicional pode ser bem menor, além disso o marketing digital acaba sendo mais fácil de mensurar, e permite um melhor alcance do seu público.
Se olharmos o cenário podemos ver uma crise que ainda pode durar muito tempo, muitos especialistas dizem que isso não deve acabar logo, e ainda teremos um longo caminho pela frente.
E quando falamos de empreendedorismo e negócios, sabemos que não será fácil, e devemos estar sempre preparados para o pior, olhos atentos aos obstáculos que possam aparecer.
Como empreendedor só sabemos que precisamos continuar fazendo cada vez melhor para poder crescer, mesmo diante dessa crise, investir em marketing digital é sem dúvida uma das melhores opções para gerar mais vendas e atrair clientes.
E quem acompanhou os últimos anos viu que cada vez mais o mundo tem se tornado digital, um negócio local nunca precisou estar tanto online quanto nos dias de hoje.
A busca por vendas e novos clientes precisa ser diária. Não podemos dar brecha para o azar ou para o cansaço.
Como empreendedores, precisamos ficar atentos ao que acontece no mercado, e em muitos negócios o que vejo é que diante da crise, cortar custos é a primeira coisa a se fazer, mas muito cuidado com suas ações.
Eliminar custos é sempre uma boa opção e muito importante para qualquer negócio, mas tenha muita atenção ao fazer isso, cortar custos de áreas que ajudam a atrair clientes, dar mais visibilidade para seu negócio e gerar vendas como o marketing digital pode afetar ainda mais seu negócio sem você perceber.
Será que cortar os custos de marketing digital é sempre a melhor opção?
Ainda hoje vejo muitos donos de negócios acharem que investir em marketing digital ainda não é a melhor opção, sendo um desperdício de recursos.
Acredite, mesmo negócios locais nos dias de hoje precisam de marketing digital, e aquele que não investe no digital precisa abrir os olhos, a crise veio e mostrou isso!
Minha dica é, não seja do time que acha que investir em marketing digital é gerar despesa, ou só se faz quando está sobrando dinheiro.
Marketing Digital é investimento e não custo! E o pouco que se faz já se consegue ver resultados sejam eles a curto, médio ou longo prazo.
Se você fizer anúncio você já poderá notar que as pessoas estão clicando e conhecendo sua marca, se utilizar as redes sociais e divulgar, as pessoas verão o seu negócio e conhecerão sua empresa, é assim que as coisas começam a acontecer.
Sabe como investir em marketing digital pode ajudar seu negócio?
1 – Marketing Digital é mais barato para começar
É mais fácil você fazer marketing digital que é mais acessível do que o marketing tradicional.
Talvez você não tenha conhecimento, mas você pode criar hoje uma conta no Google Ads ou Facebook Ads e começar a anunciar seu negócio local, fazendo ações de marketing digital para atrair mais clientes e divulgar seus produtos ou serviços, tudo isso com um baixo investimento.
Já se pensarmos no marketing tradicional, como anúncios em rádio ou TV, ou quem sabe anúncio em um outdoor, distribuição de folhetos, tudo isso gera resultado, porém exige um investimento maior logo de início, sem falar que requer mais tempo para realizar todas as ações.
Essas ações dependendo de como são feitas ainda podem atingir um número maior de pessoas que não necessariamente é seu público-alvo, diferente do marketing digital onde você consegue direcionar mais suas ações.
Ou seja, com marketing digital você consegue começar a alcançar seus potenciais clientes de forma rápida e com baixo investimento. Isso porque você consegue direcionar bem suas ações para seu público desejado.
2 – Marketing de Conteúdo ajuda a divulgar seu produto, serviço ou negócio
Você sabia que você pode divulgar conteúdo em redes sociais, em seu blog, em formato vídeos, textos ou imagens. O marketing de conteúdo é uma excelente estratégia para divulgar seu negócio, e pode começar sem gastar nada.
Com ele você promove seus produtos, serviços e seu negócio, pois você consegue criar conteúdo direcionado para seus clientes, justamente o que ele procura ou deseja.
Com o marketing de conteúdo você pode facilmente criar conteúdo que informa, ensina, resolve algum tipo de problema ou mesmo tira dúvidas.
Isso ajuda a criar um melhor relacionamento com seu público, já que de alguma forma está em contato com ele e ajudando.
Sem falar que ainda ajuda muito a atrair mais visitas de forma orgânica para seu site ou redes sociais.
3 – Com Marketing Digital você consegue medir em tempo real as ações
Uma das grandes vantagens do marketing digital e a possibilidade de medir, mensurar o que se está fazendo, e na maioria das vezes em tempo real.
Se você pode medir suas ações, poderá ver que resultados foram gerados, poderá analisar e melhorar para gerar mais vendas.
Imagine que você criou uma campanha para captar contatos para vender seus serviços, depois de um dia já poderá ver que seu anúncio está aparecendo para as pessoas, depois de uma semana já poderá analisar os dados recebidos, contatos, e ver se precisa melhorar os anúncios, investir mais, ou outra ação que desejar.
Com o marketing digital você consegue medir, corrigir ou melhorar suas ações para que gere o retorno desejado, tudo isso em tempo real, o que agiliza ainda mais todas as ações.
4 – Marketing Digital gera resultados a curto, médio ou longo prazo
Quando utilizamos estratégias de marketing digital em nosso negócio para ajudar nas vendas, podemos pensar em curto, médio e longo prazo, tudo dependerá das ações que fizermos.
Mas não pense apenas em curto prazo, olhe para todas as fases, assim seu negócio terá mais resultados.
Muitos acham que tudo tem que acontecer do dia para a noite, e quando o resultado desejado não vem acabam se frustrando e é aí que erram ainda mais, pois ficam mudando suas estratégias a todo momento.
O marketing digital ajuda seu negócio a curto prazo por exemplo, quando você já começa a anunciar e atrair pessoas para ele no dia seguinte.
Essas ações juntas com outras como por exemplo redes sociais ajudam a conhecerem mais sua marca e a médio prazo ela vai crescendo e atraindo mais pessoas.
Quando você tem um site, faz anúncios, atrai pessoas, divulga para elas, produz conteúdo, a longo prazo está construindo um negócio ainda mais solido tornando-o mais competitivo.
5 – Com o Marketing Digital apareça onde seu cliente esta
Esse é sem dúvida um dos pontos mais importantes do marketing digital, com a utilização das estratégias corretas de anúncios pago ou mesmo orgânicas e gratuitas, você pode aparecer para seu cliente no momento que ele te procura, ou mesmo nas redes sociais que ele utiliza.
Isso mesmo, você aparece online com mais facilidade!
Quando você monta uma boa estratégia de marketing digital e utiliza o remarketing a seu favor você poderá sempre estar onde seu cliente estiver, mostrando para ele o que ele mais deseja ou precisa, seja nas redes sociais, blogs, buscadores, no celular ou computador, portais.
É uma forma de garantir que sua marca esteja presente em todos os locais onde seu cliente está, isso potencializa suas chances de vender ainda mais.
É assim que potencializamos as vendas todos os dias!
Estamos passando por tempos difíceis, e nunca foi tão importante divulgar seu produto ou serviço para seu cliente. Alcançar novas pessoas diariamente tornou se uma necessidade básica de qualquer negócio.
6 – Analisar a concorrência e se antecipar
Se você busca pelo seu produto ou serviço e aparecem outras empresas que fazem o que você faz na sua cidade ou mesmo online, bem-vindo, você achou seus concorrentes.
Quer saber se seu concorrente tem utilizado o marketing digital? Então vai no Google, faz uma pesquisa pelo produto ou serviço, ou mesmo o site dele, veja as redes sociais dele, acompanhe o que ele tem feito.
Se eles estão lá e você não, eles têm utilizado as estratégias de marketing digital melhor que você. Isso quer dizer que eles estão à sua frente, e já entenderam a importância de investir em marketing digital.
Não deixe a crise te intimidar, comece o quanto antes e sempre fique de olho neles, assim você poderá sair na frente, pois toda vez que você não faz ações de marketing digital e seu concorrente faz, ele está deixando você para trás.
7 – O Marketing Digital tem diversas áreas por onde pode começar
Isso mesmo, quando falamos em investir em marketing digital precisamos decidir por onde começar, mas lembre-se que você pode escolher uma ou mais opções para começar, não precisa se prender a apenas uma.
O importante aqui é escolher por onde começar no marketing digital e aplicar, executar as estratégias escolhidas para que chegue ao resultado desejado.
Vale lembrar também que algumas são a curto prazo, outras a longo prazo.
Se quer fazer marketing digital você pode escolher por onde começar a divulgar seu negócio:
- Marketing de Conteúdo
- SEO (Search Engine Optimization)
- Marketing de mídias sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn)
- Inbound Marketing
- Mídias pagas (Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, etc)
- Google Meu Negócio
- Fazendo seu site e blog
Você pode fazer algo especifico ou escolher mais de um.
Saiba que todas as estratégias ajudam a divulgar seu negócio e atrair mais vendas, algumas funcionarão melhor que outras, tudo dependerá do perfil do seu negócio e das estratégias de marketing digital escolhidas.
Investir em Marketing Digital é fundamental para o sucesso do seu negócio!
Quem não investir em marketing digital a partir de agora vai ficar para trás, a crise mostrou isso e forçou muitos a irem atrás do digital, tiveram que mudar do dia para a noite, senão iam fechar as portas totalmente, precisaram passar por uma transformação digital rápida.
Teve aqueles que mudaram, mas ainda assim muitos resistiram e não aceitaram essa transformação digital, e tudo isso levou muitos negócios a fecharem. É triste, mas ainda hoje estão fechando por não olharem para o marketing digital como precisam.
Se você não investir em marketing digital, e seu concorrente sim, você acabará ficando para trás.