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Google Meu Negócio: O passo a passo para você colocar seu negócio no mapa

Google Meu Negócio

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Quando você abre um negócio podem surgir muitas dúvidas, principalmente como vou atrair clientes, como vou me destacar com tantos outros negócios, fidelizar clientes e até mesmo como vou ser encontrado… Por isso que começar a entender e fazer parte do mundo do marketing digital é crucial para qualquer negócio que queira crescer atualmente.

Na verdade, hoje temos um leque enorme de exploração na divulgação pela internet e um dos maiores aliados na captação de clientes é o Google Meu Negócio (Google My Business) ou simplesmente GMN.

O GMN é uma ótima plataforma para você aumentar ainda mais a visualização e divulgação do seu negócio gratuitamente nos resultados orgânicos das pesquisas e no Google Maps.

Com ele o seu negócio por mais pequeno que possa parecer, pode ter uma grande presença online e desbancar a concorrência mais bem localizada, pois com o Google Meu negócio literalmente você aparece no mapa.

Para fazer isso não é necessário grande orçamento ou investir meses de campanha, basta você aplicar algumas dicas de marketing digital para melhorar a busca local.

Independentemente de qual seja o seu negócio físico, seja ele um restaurante, comércio ou prestação de serviço, você pode atrair muito mais clientes para seu negócio se fizer da forma correta.

Como Divulgar sua Empresa no Google Meu Negócio

Para divulgar seu negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, e fazer com que ele apareça nas buscas do Google é fundamental hoje estar na internet.

Aparecer no Google, onde milhões de pessoas diariamente buscam por informações é imprescindível para que seu negócio tenha sucesso.

E por que não aproveitar, além de chamar a atenção do maior mecanismo de busca, você pode fazer uso das ferramentas de negócios do próprio buscador.

Seguindo o passo a passo do Método Level Max em pouco tempo, você vai perceber como as dicas podem agregar na divulgação do seu produto, serviço ou estabelecimento.

E quanto mais rápido você entender a jornada do consumidor online, e o quanto a informação é imprescindível, maior e mais rápido seu negócio irá crescer.   

Agora vou explicar melhor o Google Meu Negócio e sua importância para o seu negócio. Continue lendo!

O que é o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio e uma ferramenta gratuita, disponibilizada pelo Google para organizações ou empresas que querem administrar e melhorar sua presença online.

Ela ajuda os consumidores a encontrar e colher informações sobre seu estabelecimento.

De acordo com levantamento do Google, estabelecimentos que estão no Google Meu Negócio têm 70% mais chances de receberem visitas.

Já estudos mostram que perfis que têm as informações completas na ferramenta tem o dobro de chances de serem considerados de confiança.

Como Funciona o Google Meu Negócio?

A ferramenta é onde você cadastra todos os dados importantes para que seu cliente te encontre quando precisar.

Primeiro comece acessando o site da ferramenta.

Se o seu negócio não possui uma conta no Google, será preciso um cadastro.

Google Meu Negócio

Agora é só ir preenchendo as informações da sua empresa da maneira mais detalhada possível.

Lembre-se de usar as palavras-chave que melhor definem o seu negócio, produto ou serviço.

Já na localização, caso você não possua um ponto físico para receber clientes, mas ofereça um serviço de entregas, você deve mostrar a área de abrangência.

No entanto, o Google precisa verificar seu negócio, e isso geralmente acontece através de uma correspondência, telefone ou e-mail.

Isso serve para confirmar sua legitimidade e leva alguns dias até que sua empresa seja listada.

Mas isso não te impede de gerenciar sua página através do aplicativo da ferramenta.

O importante é dar ao Google o máximo de informações possíveis quando você preencher com suas informações.

Isso vai fazer com que torne mais fácil para o próprio Google fazer a ligação entre o seu negócio e as buscas dos consumidores.

Porém 3 fatores podem fazer total diferença para seu negócio:

  1. Relevância
  2. Distância do Cliente
  3. Quão conhecido o seu negócio é (proeminência)

Com os diversos recursos do Google irão te ajudar a obter esses três fatores.

Principais recursos do Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ótima ferramenta para te ajudar a conquistar novos clientes, aumentar as vendas tanto dos seus produtos como serviços, e aumentar a visibilidade da sua marca e construir sua reputação.

Além disso, com a ferramenta você ainda consegue:

– Interação com seus clientes

A ferramenta permite uma interação com os seus clientes através do recurso de avaliações. Já que boas opiniões e depoimentos podem ser um fator decisivo de compra para novos clientes.

Isso porque nós confiamos em avaliações online tanto quanto as recomendações pessoais.

Por isso, que quando você oferecer um produto ou serviço de qualidade, você começará a ganhar mais avaliações positivas e obter mais “estrelas” no Google.

Além disso, é muito importante você responder todas as avaliações. Ao responder aos elogios reforça a reputação da sua empresa e vai construindo uma relação de lealdade com seus consumidores.

Aprender a lidar com as críticas é muito importante também, já que dessa forma você consegue diminuir seus impactos, preservar a imagem da marca, solucionar o problema e até identificar problemas a serem corrigidos.

Por ser um recurso que você não consegue remover, é importante que você dê uma atenção especial e use da melhor forma possível.

Porém incentive sempre seus clientes a deixarem suas opiniões através de e-mails e mensagens com link para seu perfil do GMN. No Método Level Max eu te ensino como montar uma estratégia para aumentar seus comentários de forma positiva.

– Engajamento

Responder perguntas frequentes é fundamental para o sucesso de seu negócio e ajuda no engajamento com os seus clientes.

Vale lembrar que na venda online as pessoas não estão vendo seu produto, então muitas dúvidas podem surgir sobre seu negócio, produto ou serviço. Lembre-se de não deixar ninguém sem respostas.

Forneça sempre respostas completas, claras e se mostre sempre à disposição para responder as dúvidas apresentadas. Essa é outra forma de mostrar que existe uma pessoa por trás da marca e é confiável. 

Importante! Se necessário use imagens/fotos para esclarecer dúvidas.

– Informações Adicionais

Como já citamos anteriormente, é importante que você tenha em mente que a venda online é bem diferente da venda física e nem sempre a pessoa conhece seu produto/serviço.

Porém além das informações básicas do seu produto, serviço ou empresa, como o nome, endereço, telefone e horário e dia de funcionamento, é importante preencher seções como:

  • Categorias e atributos: aqui se o seu negócio é uma loja, um salão de beleza, uma clínica ou um restaurante, por exemplo. E para cada categoria, atributos específicos poderão ser adicionados. Exemplo: um hotel pode incluir os serviços e detalhes das acomodações. Agora uma pizzaria ou restaurante você vai poder incluir se faz delivery, etc.
  • Produtos e serviços: já aqui você consegue detalhar melhor o que você oferece, seus produtos ou serviços. Fotos mostrando os detalhes aqui é muito importante.
  • Perguntas e respostas: procure sempre responder as perguntas dos seus clientes, aqui você pode tirar o máximo de dúvidas para facilitar a vida de quem lhe busca.

Você também pode estar acrescentando conteúdo através das postagens em textos, imagens, vídeos e outros veículos.

Através da criação de conteúdo relevante sobre seu produto ou serviço você vai conseguir mostrar melhor o que você está oferecendo.

– Converse com seus clientes

Através dos canais de contato no seu perfil no Google Meu Negócio permitirá que seus clientes entrem em contato e você pode receber notificações cada vez que isso ocorrer.

Isso facilita e muito a comunicação direta com seu cliente e ajuda na conversão.

– Mantenha atualizado

O Google Meu Negócio é como se fosse um site, e que precisa estar sempre atualizado e atrativo.

Use o GMN para mostrar novidades, fazer anúncios de ofertas, eventos, destacar produtos/serviços novos.

Use e abuse dos recursos gratuitos da ferramenta e veja seu negócio se destacar entre os demais.

– Conheça mais o seu público

A ferramenta também dá o acesso à “seção de insights”, que permite que você obtenha informações sobre a visibilidade da sua marca, quem são seus clientes/consumidores e como eles se relacionam com seu negócio.

Essas informações te ajudam a otimizar aindamais seu perfil, isso porque elas mostram como seus consumidores estão procurando por você e muito mais.

E conhecer ainda mais seus consumidores irá te ajudar até mesmo as suas estratégias de marketing digital. Vale muito a pena ficar de olho nessas informações.

– Google Maps

Quem nunca utilizou o Google Maps, hein!?  No entanto acredito que nunca reparou todo o poder que essa ferramenta tem para o sucesso de um negócio?

Se você não sabe o Maps é muito mais do que um serviço de pesquisa de mapas e de condições de trânsito gratuito.

Hoje o Google Meu Negócio é uma grande ferramenta aliada para o seu negócio. E o seu perfil será essencial para o melhor aproveitamento do seu negócio no Google Maps.

Isso porque segundo o Google, nos últimos anos, pesquisas como “perto de mim” e “comprar” tem crescido muito.

O que isso significa é, que cada vez mais tem pessoas que estão usando essas plataformas para ajudar na tomada de decisões como onde ir e o que comprar.

Estar no Google Maps é uma das grandes estratégias de marketing digital para aumentar suas vendas de forma local. Aparecer em pesquisas para soluções locais e melhorar organicamente o seu posicionamento faz com que seu negócio se torne mais relevante.

Isso porque o fator geográfico vai comandar o SEO Local (otimização para motores de busca), e o Google sempre vai tentar fornecer o resultado mais próximo da pessoa que está realizando a busca.

Para isso o Google precisa saber onde está seu negócio e o que ele oferece. Isso é uma forma rápida e fácil de destacar seu negócio local e se diferenciar da concorrência.

Vantagens e recursos do Google Maps

Se o seu desejo é atrair mais clientes para seu negócio físico o Google Maps é uma solução. Ele também facilita:

  • Seu negócio ser encontrado – a ferramenta tem como principal benefício ajudar as pessoas a acharem o seu local. Toda vez que um usuário pesquisar por um produto o serviço seu ele será mostrado, já que 30% das pesquisas em dispositivos móveis estão relacionados a localizações e o Google é excelente impulsionador de tráfego.
  • A comunicação direta com possíveis clientes – você consegue disponibilizar diversas informações sobre seu negócio, principalmente o telefone. Já que a maioria das pesquisas são feitas pelo celular, consegue ligar diretamente para você.
  • Aumento de visitas no site – com o destaque do endereço do seu site, caso você tenha um. O que ajuda muito quando o cliente esteja tentando tomar decisões de compra, e podem acessar seu site ou blog e buscar por mais informações.
  • Apresentação da cara do seu negócio – você consegue mostrar a fachada do seu negócio e ambientes internos, além de mostrar seus produtos. E como dizem “uma imagem diz tudo”, então essa é uma chance do Google Maps mostrar seu serviço, através das fotos. Elas podem ser suas ou até fornecidas pelos seus clientes. Isso tudo para incentivar a visita. Locais listados que possuem fotos recebem mais solicitações de rota e mais cliques para o site.
  • A credibilidade através de avaliações – as avaliações escritas e as “estrelas” que seu negócio recebeu recebem destaques. E opiniões positivas, vão atrair novos consumidores além de dar credibilidade.
  •  A visualização de informações atualizadas – é importante manter todas as informações atualizadas de seu negócio, principalmente se o seu negócio é novo ou está em uma localidade nova. Manter todos os dados atualizados podem evitar problemas futuros.

Adicione fotos de sua empresa no Google Maps

Você já aprendeu sobre a importância das fotos para seu negócio. Então capriche nas imagens e não tenha medo de pedir ajuda de um profissional nessa hora se for preciso.

Já que esse é um fator que agrega muito à sua marca e chama a atenção de quem busca por um serviço como o seu.

No entanto as fotos e imagens de novos produtos, devem ser atualizadas regularmente. Isso vale também para imagens do espaço que você dispõe.

Você ainda pode usar fotos:

  • Logotipos e fachadas do local: são ótimas para que as pessoas reconheçam sua marca e seu estabelecimento, exponha o logotipo, a fachada ou até a vitrine do local. E você ainda consegue escolher a sua melhor foto para ser exibida no topo do seu perfil no Google Meu Negócio.    
  • Fotos adicionais: diferentes imagens tanto do seu produto ou do interior do seu estabelecimento além de informar ajuda a atrair mais clientes.

Você ainda consegue adicionar ou remover as imagens e vídeos a qualquer momento através da ferramenta.

Pelo celular é só acessar o botão “Postar” e selecionar “Adicionar foto/vídeo”.

Você também consegue fazer as alterações pelo computador, basta ir na seção “Fotos”.

Porém vale lembrar que é preciso ficar de olho, pois existem algumas regrinhas básicas e orientações que devem ser seguidas.

Por que você deve aparecer no Google Maps

 Vou tentar explicar da melhor forma possível…

Imagine que você chegou em uma nova cidade, perto do horário do almoço e você está morrendo de fome e não conhece nada por ali.

Você pega seu celular e busca por “restaurante perto da Avenida Dr. Adhemar de Barros, SJC” onde eu estou.

Isto é o que vejo:

pesquisa restaurante google meu negocio

Aqui aparece diferentes tipos de restaurante para você escolher, ele até me dá a opção para escolher, se você quer uma comida “Japonesa”, “Sushi”, restaurantes que estão “Abertos agora” e se são “Bem avaliados”

E no mapa vão aparecer todos os restaurantes perto da localidade que eu informei. E todas as informações que vão aparecer vem do Google Meu Negócio.

Escolha um restaurante e clico e abre a ficha do restaurante com as informações. Aqui consigo confirmar se o restaurante está aberto, clicando no “Horário de funcionamento”.

restaurante informacoes GMN

Outras informações como Ligar, Como Chegar, ver o Menu, Avaliações, Fotos, Saúde e Segurança, Fazer um pedido.

E você ainda encontra algumas informações complementares na parte “Destaque”.

E como se trata de um restaurante você consegue saber até qual é o horário que geralmente é mais movimentado.

gmn visao geral

E todas essas informações também são fornecidas pelo Google Meu Negócio.

E se você quiser saber se a comida e o ambiente de lá são bons, basta checar as avaliações do restaurante que também são fornecidos pelo Google Meu Negócio.

Agora se você quiser ir até o restaurante é só clicar no mapa e ver a localização exata. E ir até lá!

Todas essas informações estão disponibilizadas pelo Google Meu Negócio e ter um cadastro completo e sempre atualizado é essencial.

Hoje o seu negócio é encontrado pelos seus clientes baseado nas informações que você coloca no Google Meu Negócio.

E conhecer e aplicar outros fatores do SEO local é muito importante para você otimizar seu Google Meu Negócio.

Meu Negócio precisa estar no Google Meu Negócio?

É bem simples, se você atende clientes locais ou você deseja que seus clientes visitem seu estabelecimento físico, então você deve aparecer no Google Meu Negócio.

Agora se você trabalha remotamente, como uma empresa de marketing digital ou prestador de serviço, que não atende em um local físico, mesmo assim há a necessidade de aparecer no GMN, afinal toda visibilidade para seu negócio é essencial, mesmo não tendo um local físico para atender clientes.

Muitos empresários digitais se encontram nessa situação e não possuem uma localização oficial, pois o seu objetivo não é atrair clientes para um local físico, mas mesmo assim possuem o Google Meu Negócio.

Entenda que se você quer atingir clientes em sua cidade ou região, você precisa aparecer no Google Meu Negócio.

Mas como aparecer no Google Meu Negócio

Pra começo de conversa se você nunca teve seu negócio listado no Google Maps ou não tem nenhuma conta no Google Meu Negócio, vou te mostrar como fazer.

Agora se o seu negócio já está listado, vou te mostrar como melhorar sua listagem, se necessário. Então se esse for seu caso você pode pular para a seção “Como conferir seu negócio existente no Google Maps” mudar título

Passo 1 – Crie a sua conta no Google Meu Negócio

Para criar a sua conta no Google Meu Negócio (Google My Business), vá no endereço https://www.google.com/business/ e clique no botão azul “Gerenciar Agora” que se encontra no canto superior direito. Para criar a sua conta, basta ter um endereço de e-mail do Gmail.

Caso já tenha uma conta no Google Meu Negócio, basta você clicar em “Fazer Login” com os seus dados de e-mail.

google meu negocio capa login

Passo 1.1 – Criar conta

Se você não tem uma conta no Google, você precisa primeiro clicar no “Criar Conta” e depois “Para mim

login1 gmn
acesso google meu negocio login2

Vai abrir uma outra janela o “Criar sua conta do Google”.  Aqui você vai incluir seu nome e o e-mail, e clique em “Próxima”.

criar conta google

Você vai precisar confirmar seu endereço de e-mail. Então agora você precisa entrar no e-mail que você usou para fazer o cadastro do Google Meu Negócio e marcar o código com 6 dígitos que você vai receber. (modelo do e-mail a seguir)

confirme codicoemail

O modelo do e-mail que você vai receber para confirmar que e-mail pertence a você.

codigo seis digitos gmn

Se você não tem ou deseja criar um novo endereço no Gmail, você encontra a opção para fazê-lo também. ok

criar e mail gmn

Vale lembrar, procure usar apenas um endereço de e-mail para as informações de conta do seu negócio.

Agora o Google quer confirmar se é realmente você, ele vai te enviar um código de verificação de 6 dígitos em seu celular. Basta inserir seu número do celular e clicar “Próxima”.  

verificar numero telefone

Dentro de alguns segundos você vai receber uma mensagem no seu celular. Insira o código de verificação e clique em “Verificar”.

Bem-vindo ao Google!! Preencha os campos abaixo e clique em “Próxima”.

bem vindo google

Leia atentamente Privacidade e termos e marque as duas opções que você concorda

concordo termo servico google

Passo 2 – Configure os dados da sua empresa

Nessa parte o Google vai te apresentar um passo a passo bem intuitivo para a criação do perfil do seu negócio local no Google Meu Negócio.

comece criar perfil sua empresa

A primeira coisa é colocar o nome da sua empresa (nome do seu negócio). Aqui é importante que você utilize palavras-chave, uma estratégia que vai te ajudar a ser encontrado com mais facilidade e vai te colocar na frente dos seus concorrentes.

E para que seu negócio seja melhor encontrado por quem te busca é importante que o título tenha Nome do seu negócio + Palavra-Chave + o nome da cidade que você atende a palavra chave tem que estar junto com o nome da cidade para fortalecer na hora das buscas.

Um exemplo:

Se você tem um restaurante vegano chamado Vegacy é importante você escrever desse jeito “Restaurante Vegano Vegacy – São Paulo”.

Se você é um médico Dr. Bruno Dermatologista em São José dos Campos

Uma pizzaria Mama Mia Pizzaria em Jacareí

Um restaurante Adyanna Grill Bufê e Restaurante em São José dos Campos

Eu aqui estou criando uma ficha para uma cliente que tem uma pequena mercearia de bairro vou estar usando o nome “Mercearia e o nome”

Nessa etapa você também vai escolher a categoria que melhor corresponde à sua empresa. Aqui escolha a categoria que melhor descreve o seu negócio. Isso mesmo! Quanto mais especifico você for, mais você vai ajudar seus clientes a encontrar seu negócio.

No próximo passo você irá adicionar um local físico onde os clientes podem visitar. Esse local será exibido no Google Maps e nas Pesquisas.

adicionar local gmn

Nessa próxima etapa, você vai precisar preencher as seguintes informações:

endereco gmn

Na hora de preencher a cidade ela só será liberada se você preencher com o estado primeiro.

Nessa etapa o Google pode te mostrar algumas sugestões de empresas que podem ser a sua, se os dados que aparecem for o seu é só marcar e clicar em “Próxima

perfil existente gmn

Como eu estou criando uma ficha para um cliente e marquei em uma das opções que o Google me deu, agora vai aparecer mais informações para você confirmar.

responda avaliacoes gmn

Leia atentamente os Termos de Serviço e a Política de privacidade e se tiver tudo certo só clicar em “Gerenciar agora”.

Nessa etapa o Google quer te enviar atualizações e recomendações. Aqui é só marcar a opção que você deseja e clicar em “Continuar

gerencie ficha gmn

Nessa etapa o Google quer que você escolha um método de verificação, para você confirmar que você é realmente o proprietário da empresa. Aqui o Google vai te oferecer algumas opções. A minha foi o envio do cartão-postal pelo correio que pode levar até 12 dias para chegar.

metodo verificacao gmn

Só preencher com o nome do contato e clicar em “Correio” no meu caso.

E continuar preenchendo os dados, já que tem algumas coisas você só vai conseguir mexer quando chegar o cartão.

Cartão Postal a caminho!

cartao postal gmn

Quando receber o seu cartão, você deverá validar o perfil do seu negócio local, para poder usufruir de todas as ferramentas que o Google Meu Negócio oferecer.

Só clicar em “Continuar”.

Agora é hora de colocar o horário de funcionamento do seu negócio. Aqui dá para deixar bem personalizado. O horário de funcionamento é muito importante sim! Quanto mais claras e detalhadas essas informações melhor, e dessa forma você não gera expectativas erradas e nem avaliações negativas.

horario funcionamento gmn

Agora chegou a hora de fazer uma descrição caprichada do seu negócio. Não esqueça de usar palavras-chave para ajudar o Google a encontrar o seu negócio.

descricao empresa

Nessa etapa você pode adicionar fotos da loja e dos seus produtos ou você pode pular e depois colocar com mais calma.

foto gmn

Seu perfil no Google Meu negócio está quase pronto!!

perfil quase pronto

É importante ressaltar, não ter um site de início não vai te impedir de conseguir bom posicionamento na busca do Google. Agora se você tem um, não deixe de informar em sua ficha.

Bem-vindo ao Google Meu negócio!!

Passo 3 – Mantenha o Google Meu Negócio sempre atualizado.

Agora que você já tem uma ficha no Google Meu Negócio sempre que quiser alterar ou acrescentar alguma informação é só seguir essas orientações a seguir.

Acesse o Google Meu Negócio e clique no “Fazer Login”.

google meu negocio capa login 1

Se você não estiver “logado”, basta fazer o login, inserir o seu e-mail ou telefone da sua conta profissional. Depois é só acessar a seção “Informação” e acrescentar ou alterar o que for necessário.

Passo 4 – Otimizar suas informações

primeiros passos gmn

Ao otimizar todas as informações importantes como descrição dos produtos ou serviços, fotos dos produtos e até mesmo fotos do ambiente, isso vai te ajudar.  

Lembre-se de usar as palavras-chave relacionada ao seu negócio para quando alguém fizer uma busca por um termo ou palavra que você usou, vai te ajudar a aparecer.

Para aparecer na hora que seus possíveis clientes buscam por suas soluções não é mágica! Mas sim um conjunto de ações e otimizações como o uso da palavras-chave, nas descrições, nos títulos, publicações de fotos e produtos, juntamente com boas avaliações. Quanto mais completa e atualizada a sua ficha estiver maior as chances de você posicionar bem.

Observe a imagem abaixo:

pesquisa restaurante google meu negocio 1

O maior destaque é sempre para o Maps, mas logo abaixo aparecem em destaque alguns restaurantes. Acredite, esses não são os únicos restaurantes perto da Avenida Dr. Adhemar de Barros em São José dos Campos.

E uma das principais razões pelas quais o seu negócio pode se destacar é manter esse perfil relevante. Hoje é comum encontrar negócios em uma pesquisa no Google com seus perfis completamente desatualizados, isso vai prejudicar o negócio em todos os níveis.

Perfil relevante no Google Meu Negócio

Para manter seu negócio atraindo cada vez mais clientes é fundamental manter seu posicionamento relevante e melhorar constantemente o seu perfil.

  • Dados atualizados – É horrível encontrar negócios com números de telefone ou endereços errados no Google. Por isso, é importante manter seu perfil sempre atualizado com as informações corretas, por exemplo o endereço, contato telefônico, horários de funcionamento, etc.
  • Cadastre datas – Cadastre algumas datas importantes como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, Carnaval, Páscoa, entre outras, bem como feriados locais ou nacionais, mostrando para seus clientes se o seu negócio estará aberto ou fechado nesses dias, ou se o horário de funcionamento será diferente. Isso vai ajudar a evitar viagem desnecessária caso o seu negócio esteja fechado.
  • Ligações – Esteja preparado para receber ligações, já que o número do seu telefone ou WhatsApp fica visível. Treine uma pessoa para fazer esse serviço que é muito importante no processo de venda de qualquer negócio.
  • Fotos novas regularmente – Como já explicamos anteriormente negócios com fotografias tendem a chamar mais a atenção. Procure publicar conteúdos novos regularmente. No caso de negócios nos ramos alimentícios como restaurantes, padarias, pizzaria, lanchonetes as fotos de pratos ajudam muito a atrair mais clientes novos, por exemplo.
  • Respostas e avaliações – Acompanhe todas as respostas e avaliações, dessa forma o seu negócio se tornará mais humanizado e assim criar um relacionamento e estar mais engajado com seu público. Aprenda a lidar com a crises (gestão de crises), assuma seus erros, peça desculpas sempre que necessário e demonstre o seu desejo de melhorar sempre. Isso tudo é fundamental nos negócios hoje.
  • Postagens frequentes – Use e abuse em publicar novos posts no perfil do seu negócio no Google Meu Negócio. Aproveite para divulgar alguma promoção, alguma novidade ou simplesmente alguma coisa nova que você quer comunicar, crie um novo post, utilize uma imagem visualmente chamativa, isso costuma a chamar bastante a atenção de novos clientes.
  • Acompanhe todas as estatísticas – Na aba “insights” você consegue acompanhar todas as estatísticas do seu negócio no Google. Com ele é possível saber se as ações que estão sendo feitas estão dando certo ou se precisa mudar a estratégia. O importante aqui é procurar melhorar esses resultados sempre que possível, já que “mais gente visualizando ou interagindo com o seu negócio, significa mais vendas”.
  • Informações adicionais como diferencial – Dentro de informações da empresa vão constar todas as características do seu negócio e que vão ajudar as pessoas a conhecerem melhor o seu estabelecimento. Nesse campo “Adicionar Atributos” você pode adicionar informações como por exemplo: Se um cadeirante estiver procurando por estabelecimentos locais e a sua oferecer uma entrada acessível para a cadeira de rodas com certeza ele irá dar preferência para seu estabelecimento. Um outro exemplo é hotel que aceitam animais ou um restaurante com um espaço Kids. São características que vão te diferenciar dos outros.

Então dito tudo isso, agora é se preparar para fazer o seu negócio local decolar!

Agora que você já sabe como o Google Meu Negócio é uma ferramenta fantástica, está na hora de você cadastrar a sua empresa e aproveitar tudo que ela tem de bom para divulgar o seu negócio e aumentar suas vendas.

Se você deseja ter sucesso nos negócios, o Google Meu Negócio é extremamente importante para seu SEO local e ajudará o seu negócio a se posicionar e se tornar relevante no meio das buscas realizadas localmente.

Já que milhões de usuários acessam o Google para fazer buscar por soluções e serviços, por que não aproveitar essa oportunidade de ser encontrado por eles.

E otimizando o Google Meu Negócio e deixando ela bem construída, o seu negócio não tem como não crescer.

Você já utiliza essa ferramenta no seu negócio local? Ou gostaria de aprender como aproveitar tudo que ele tem de bom? Deixe o seu comentário abaixo com as suas ideias, experiências e resultados!

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