fbpx

WhatsApp Business – 6 Dicas para usar e Arrasar com essa Poderosa Ferramenta

WhatsApp Business

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O WhatsApp Business é uma ferramenta gratuita desenvolvida para atender às necessidades das pequenas empresas.

Com ela fica mais fácil se comunicar com os seus clientes, exibir seus produtos e serviços e responder a perguntas.

Além de ser uma ótima oportunidade para melhorar o atendimento, gerar leads, aumentar as vendas, atrair novos clientes, retê-los e até fidelizá-los.

Mas não é só os pequenos negócios que se beneficiam com essa ferramenta. Empresas de médio e grande porte podem oferecer atendimento e enviar notificações importantes aos clientes utilizando o WhatsApp Business.

E por que não aproveitar essa excelente ferramenta a nosso favor!

Aplicativo WhatsApp Business

Visto que mais de 100 milhões da população brasileira são usuárias do WhatsApp ele passa a ser um excelente meio para se aproximar de seu público. 

Mesmo assim ainda têm muita gente que não imagina que usar o WhatsApp para negócios pode ser extremamente vantajoso para uma empresa. Visto que muitos já estão acostumados a utilizar esse aplicativo todos os dias, usá-lo nos negócios ainda não é um hábito comum.

Usar essa ferramenta de forma apropriada é o que vai impulsionar seus negócios.

WhatsApp Business – minha empresa deve adotar?

O WhatsApp Businessé uma versão do WhatsApp só que para os negócios, com objetivo de melhorar a conexão delas com os clientes de forma segura, rápida e fácil.

Através do WhatsApp Business as empresas podem enviar lembretes de compromissos, alertas e notificações de pedidos, vídeos de demonstração de produtos, códigos de verificação, cartões de embarque, pesquisas bidirecionais de clientes, mensagens de suporte e muito mais.

Sua comunicação é de forma imediata e mais pessoal, e todas as suas mensagens são protegidas pela criptografia, o que deixa a troca de informações mais confiável e segura.

Na parte visual a versão Business não difere da versão pessoal (utilizado por pessoas físicas), seu ícone que no pessoal é um gancho de telefone aqui na versão empresarial passa a ser “B” Business (negócios em inglês). Porém na versão empresa você vai encontrar funcionalidades extras como:

  • Perfil Comercial: Crie um perfil comercial com informações úteis para seus clientes, como endereço, o horário de funcionamento, descrição, endereço de e-mail e site da sua empresa.
  • Catálogo de Produtos: a ferramenta permite o cadastro de seus produtos individualmente, você também pode adicionar fotos, preço, descrição e um link para cada produto, podendo ser desde roupas a alimentos, tudo vai depender de cada estabelecimento. Você ainda consegue enviar os detalhes dos produtos para os clientes, facilitando assim a venda e economizando tempo.
  • Resposta Automática: Esse recurso permite criar mensagens para WhatsApp Business que são enviadas automaticamente para os clientes, evitando que fiquem esperando por uma resposta e se sintam ignorados. É possível criar mensagens de saudação, para dar boas-vindas e agradecer pelo contato, e ainda de ausência, ideais para serem enviadas fora do expediente e nos fins de semana.
  • Respostas Rápidas: são muito úteis para agilizar a conversa com os clientes. Você consegue criar mensagens prontas que podem ser acionadas no chat a partir de comandos do teclado, apenas digitando um atalho. Como por exemplo, “/Obrigado”, na conversa e o texto completo aparecerá para que você a envie.
  • Etiquetas Personalizados: Com esse recurso você consegue organizar as conversas com clientes usando as etiquetas coloridas. E possível categorizar mensagens como mais urgentes, novos clientes, pendentes, pedidos preferencial. O que vai te ajudar a realizar uma triagem mais eficiente de conversas. É possível criar novas etiquetas de acordo com suas necessidades.
  • Análises e Estatísticas: é possível saber o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes, além da quantidade de contatos recebidos.

WhatsApp Business e seus benefícios

Não tem como negar que o WhatsApp Business é uma ótima ferramenta para criar um relacionamento mais próximo com o cliente. A ferramenta ainda traz diversos benefícios para sua empresa, as principais são:

  • Popularidade: já que permite alcançar uma maior parte de seu público-alvo.
  • Versatilidade: você consegue realizar diferentes tarefas no aplicativo, como promoções, cardápios, catálogos, atendimento pós venda, entre outros elementos.
  • Proximidade: a taxa de abertura de mensagens no aplicativo são mais altas que um e-mail.
  • Vendas: desde o primeiro ponto de contato até uma fatura enviada e um pagamento concluído.
  • Marketing: usando transmissão e grupos, bem como mídia, como vídeos, fotos e gifs.
  • Suporte no WhatsApp: rápido e conveniente e os clientes preferem em comparação a escrever um e-mail ou ligar para a empresa.

Dicas de como aproveitar o melhor da ferramenta

Já conhecendo todos os diversos benefícios de se utilizar WhatsApp Business, agora é aproveitar as dicas e aproveitar a ferramenta da melhor forma para seu negócio.

1 – Faça um planejamento

Após a configuração da conta é importante planejar como a ferramenta será utilizada pela sua empresa. E definir qual a forma que ela será utilizada no pós-venda, para fazer pedidos, realizar atendimento etc., além de definir:

  • Quais serão as mensagens enviadas automaticamente e quais são as suas condições
  • Como a empresa irá coletar os números dos clientes
  • Forma de comunicação
  • Quais são as métricas a serem acompanhadas
  • Se mensagens serão enviadas espontaneamente, como promoções

2 – Defina à linguagem utilizada

O WhatsApp por ser mais reservado suas conversas tendem a serem mais íntimas e aprofundadas.

Por isso não utilize uma linguagem robótica, engessada ou muito técnica, porém ela deve transmitir credibilidade e intimidade para o cliente. A linguagem deve ser adotada conforme o seu público-alvo. No entanto elas devem ter:

  • Conteúdo personalizado
  • Comportamento gentil
  • Linguagem leve
  • Contato agradável
  • Sensação de estar se comunicando com um humano.

3 – Condições de uso

Apesar do aplicativo ser gratuito, é necessário que as empresas sigam as suas regras e políticas. E suas condições para usar o WhatsApp Business são:

  • Porte: a ferramenta é exclusiva para empresas de pequeno e médio porte. Isso porque se ele for utilizado por uma quantidade exorbitante de empresas, seu funcionamento pode ser comprometido.
  • Permissão do cliente: spam é combatido ativamente na ferramenta, por isso é importante solicitar a permissão dos usuários para enviar as mensagens primeiro.
  • Comportamento: é proibido comentários considerados abusivos e envio de ofensas ilegais e vendas de produtos proibidos por empresas.

4 – Agendamento de mensagens

Excessos de mensagens torna a relação desagradável e robótica, fazendo com que o destinatário ignore as mensagens e até bloqueie o contato.

Isso por que ninguém gosta de abrir um aplicativo e já se deparar com dezenas de mensagens de uma mesma empresa.

Todo conteúdo enviado para os clientes deve ser planejado cuidadosamente. É importante definir quantas mensagens serão enviadas aos clientes semanal e mensalmente.

Um bom exemplo de uso é o envio de desconto de um produto que ele colocou na cesta de compra ou que cancelou anteriormente. Também é recomendado mandar em datas especiais, como aniversário, Ano Novo e Natal, mas nada exagerado.

5 – Use o aplicativo WhatsApp Web

O uso da ferramenta no computador facilita a digitação. Além disso, o envio e recebimento de fotos pelo navegador não ocupa a memória do dispositivo móvel.

Para usufruir desse recurso exige-se somente que o celular esteja conectado à internet.

6 – Indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho (KPI) são métricas, com elas é possível mensurar os resultados, analisar o comportamento, reavaliar estratégias, entre outras medidas que possibilitam uma melhor direcionamento. No WhatsApp Business você vai encontrar algumas métricas, como:

  • Taxa de recebimento: consiste na quantidade de usuários que recebem as mensagens enviadas (mensurar a quantidade de clientes ativos)
  • Taxa de abertura (leitura): quantidade de clientes que abrem e leem as mensagens da empresa, como a métrica da taxa de rejeição (número de pessoas que não abrem as mensagens)
  • Taxa de resposta:  número de respostas recebidas dos clientes (média de interação do negócio)
  • Conversões e vendas: é possível verificar quantos clientes estão visitando a loja ou site por links enviados.

O WhatsApp Business possui 2 versões. O WhatsApp Business App é gratuito para micro e pequenas empresas. Porém a API do WhatsApp Business foi projetada para empresas de médio e grande porte que comunicam com muitos clientes em um único dia.

Benefícios da API do WhatsApp Business

A API do WhatsApp Business é uma solução paga que oferece ótimas opções de personalização e a capacidade de uma equipe inteira responder às mensagens em uma única conta.

Não possui uma interface padrão e está conectada a soluções de software que podem suportá-la.

Além de oferecer benefícios como:

  • A conta pode ser usada por toda a equipe em vários dispositivos
  • Pode ser conectado a um CRM (as conversas podem ser respondidas no CRM)
  • Altamente personalizável (dependendo das necessidades da empresa)
  • Acompanhamento do desempenho da equipe
  • Automação de chatbot dos chats do WhatsApp.

O WhatsApp Business é uma excelente oportunidade para empresas de grandes, médios e pequenos porte. As vantagens do WhatsApp Business ajudarão você a obter mais vendas, promover seus negócios e fidelizar mais clientes.

Espero ter acrescentado novas possibilidades sobre o WhatsApp Business e o envolvimento dos seus clientes para o sucesso do seu negócio.

Gostou das dicas? Então se inscreva em nossa lista de e-mail e em meu canal no Youtube.

Acompanhe as novidades e dicas de marketing digital para negócios. E se tiver uma dúvida não deixe de enviar.

Abraço e sucesso nos negócios e na vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat