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Dicas de Marketing Digital: 3 Hacks Gratuitos para Pequenas Empresas

Dicas de Marketing Digital

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A cada dia o mundo se torna mais digital, e para ajudar separamos dicas de marketing digital para pequenas empresas ganharem mais presença nesse mundo novo.

Não é de hoje que estar online é essencial para qualquer negócio. Mas nos últimos tempos se tornou ainda mais importante saber usar o Marketing Digital.  

Fazemos praticamente tudo, desde compras de supermercado, pedir o almoço (iFood) até nossas reuniões de negócios, assistir TV já é online com a Netflix e muitos outros.

Tudo afetou muito o setor das pequenas e médias empresas, basicamente as pegou de surpresa já que a maioria não estava preparada, e isso fez com elas muitas fechassem as portas.

Muitas sobreviveram ou ao menos estão tentando, e sem dúvidas olhar para o digital é fundamental para continuarem competitivas. Sem isso, ficará cada vez mais difícil.

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Existem diversas formas gratuitas de utilizar o marketing digital para pequenas empresas, mas como que os donos de negócios locais podem começar hoje?

Entendendo que você pode aproveitar o que já existe e é de graça, que são as dicas de marketing digital disponíveis (mesmo estando ao acesso de todos a maioria não utiliza), mas o melhor mesmo é que você não precisa gastar milhares em anúncios no Facebook ou horas produzindo conteúdo para redes sociais para começar a se destacar online.

Não que você não precise disso, tudo isso é muito importante também, mas o que vou falar é para ajudar a ganhar tempo.

Então confira as 3 dicas de marketing digital para começar a vender mais e atrair mais clientes online.

3 Dicas de Marketing Digital para Pequenas Empresas e Negócios Locais

1 – Facilite a vida dos seus clientes para encontrarem você

O principal aqui é aparecer para seus clientes quando eles buscarem você no Google, que é hoje, o principal canal para pesquisas, e para isso você precisa melhorar sua presença online, e pode fazer isso de forma gratuita.

Uma forma rápida é fazer o cadastro no Google Meu Negócio. É uma ferramenta gratuita do Google e permite você divulgar seu negócio online, ele possui muitas vantagens, e uma das maiores é o destaque que você ganha no Google Maps e na pesquisa do Google.

A maioria das pessoas buscam no Google algo que estão precisando e não existe coisa melhor para seu cliente do que achar o que procura, quando você atende as necessidades dele seja com produto ou serviço.

E aparecer para ele nesse momento é extremamente poderoso, pois ele encontra você em um momento que muitas vezes está pronto para comprar.

Todo o processo de cadastro do Google Meu Negócio é rápido, mas pode levar uns dias para ser aprovado. E uma vez aprovado você irá aproveitar de toda visibilidade gratuita que o Google lhe dá nas buscas.

Esse recurso requer baixa manutenção, é simples, mas atenção é necessário fazer a otimização e utilizar todos os recursos para se destacar.

Minha dica é acesse aqui o curso marketing digital para negócios e aprenda mais como aproveitar tudo que você pode fazer para vender mais, uma forma fácil de aprender marketing digital.

2 – Grupos no Facebook: um potencial para vender mais!

O Facebook não morreu, pode não ser como antes, mas ainda tem potencial para gerar vendas, e saiba que existe um público que ainda é muito fiel a ele. Além disso o Facebook fez melhorias para atrair novos públicos para ele, principalmente no uso de grupos, essa ferramenta é bem utilizada.

Seu perfil e página de negócios é uma ótima forma de divulgar sem custo algum. Além disso você consegue promover para amigos e pessoas próximas. Mas nem sempre o alcance é o suficiente.

Para resolver isso uma ótima solução são os Grupos, toda cidade sempre tem os relacionados a classificados e vendas na cidade, além disso também encontramos grupos bem nichados que falam de assuntos específicos, com isso você pode alcançar novos potenciais clientes praticando e interagindo nesses locais.

Para encontrar os potenciais grupos é fácil, basta ir no Facebook e na barra de pesquisa digitar o seu interesse. Por exemplo é só buscar por algo de seu interesse como “mecânica” ou “classificados + nome da cidade” e depois na lateral filtrar por Grupos.

Imagine que você tenha uma loja de móveis para escritório, nesses grupos sempre tem gente interessado em diversas coisas e tem a possibilidade de ajudar alguém lá que queira seu produto.

Para aproveitar melhor, procure por grupos com mais pessoas e mais nichados, principalmente aqueles com mais atividades (postagens) também, assim o engajamento será maior, o que facilita fazer novos contatos.

Para conseguir gerar mais resultados, participe do grupo e tente agregar valor às conversas com outros membros, não queira apenas vender para eles, isso poderá ser considerado SPAM. Pense em como você, seus produtos e serviços podem agregar ao grupo.

Procure sempre interagir nas postagens, fazer perguntas, gerar feedback para melhorar seu relacionamento nesse ambiente. O principal é ficar atento às oportunidades que aparecerem, negócios novos podem aparecer todo dia, só dependerá de você.

Atenção, fique de olho nas regras que cada grupo tem e as respeite para evitar se bloqueado ou retirado, tornando assim o grupo um bom ambiente.

3 – Marketplace: Um mercado enorme para você explorar

O Facebook é excelente, mas existem muitos outros canais, com tudo que tem acontecido no mercado as pequenas empresas estão tendo que correr atrás, e tornar o seu negócio online é fundamental para gerar resultados. Por isso, aproveitar todas as dicas de marketing digital que estão disponíveis no mercado é importante.

Você provavelmente já ouviu falar do Mercado Livre?

Se você tem um produto para vender, lá pode ser uma excelente opção, simplesmente porque para começar é gratuito, só paga taxa sobre o que vender.

Anunciar um produto no Mercado Livre é grátis, em alguns tipos de anúncio, você pagará uma tarifa ao vender, dependendo da categoria do produto, só acessar o site deles para maiores informações.

Isso pode ser muito útil para alcançar novos mercados e potenciais clientes, uma excelente forma de expandir suas vendas online.

Além disso existe também a elo7, uma loja já mais nichada para quem quer vender online, vale a pena conhecer também, você pode divulgar produtos também no Facebook, no Instagram, locais onde consegue colocar serviços e produtos para venda.

As alternativas são muitas para vender produtos e serviços e alcançar novas pessoas todos os dias, tudo dependerá se você vai ou não utilizar as dicas de marketing digital que estão disponíveis.

Você como empreendedor e dono de um negócio local ou pequena ou média empresa precisa ficar de olho no mercado digital para as novidades que sempre estão aparecendo.

Mas atenção, não queira estar em todos os canais ao mesmo tempo caso não consiga fazer um bom atendimento, vá por etapas e testando para encontrar os canais que mais lhe geram vendas. Pode acontecer de as vezes um ou outro canal não gerar os resultados esperados, ou quem sabe tomar muito tempo, o importante aqui é testar.

Foque em encontrar aquele que melhor atenda suas necessidades em relação ao seu negócio.

Bom, essas foram apenas algumas dicas de marketing digital para negócios locais e pequenas empresas, espero que possa aproveitar ao máximo e gerar muitas vendas.

Dicas de Marketing Digital

O objetivo das dicas de marketing digital foi mostrar possibilidades que as vezes passam despercebidas pelas pessoas que querem vender mais.

Infelizmente a mudança radical que muitos negócios sofreram deixaram desnorteados seus donos e com isso não enxergam o potencial que os negócios online possuem para atrair clientes e gerar vendas diárias.

Comece a abrir mais sua mente para as possibilidades do digital e faça seu negócio crescer.

Sucesso nos negócios online!

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