Saber da importância é fundamental para seu negócio, mas antes você precisa entender o que é SEO e como ele ajuda sua empresa no dia a dia a vender mais.
Esse termo é bem antigo e muito conhecido por empresas e profissionais de marketing digital que fazem conteúdo, principalmente aqueles que atuam com Inbound Marketing.
Eles de certa forma já conhecem da importância do SEO para o sucesso de uma estratégia de marketing e o potencial que ele tem de gerar muitas vendas.
Saber utilizar o SEO para gerar vendas é um grande diferencial, já que a maioria dos negócios não usam. O SEO é muito mais que apenas fazer artigos, ele também ajuda em outros aspectos do seu negócio como vendas, atendimento, suporte ao cliente.
O SEO é muito conhecido por quem produz conteúdo e sabe da importância para a estratégia de um negócio que deseja alcançar mais pessoas.
A utilização correta do SEO faz sua empresa reduzir custos com anúncios, ajuda seus potenciais clientes a te encontrarem com mais facilidade, e é capaz de trazer grandes benefícios para seu negócio online.
Mas antes, você precisa entender o que é SEO e qual sua importância dentro do conteúdo que é criado para te ajudar a vender mais e todos os dias.
O que é SEO?
O SEO significa Search Engine Optimization, é uma expressão em inglês e a tradução livre seria algo como Otimização para Motores de Busca.
E quando falamos de busca logo lembramos do nosso amigo Google que é o principal site de busca, que possui centenas, se não milhares de fatores que ele utiliza para escolher qual site irá aparecer primeiro nas buscas.
São esses fatores de ranqueamento do Google que dizem qual a importância de uma determinada página, e em qual posição ela ficará nos resultados de pesquisa.
O SEO tem como objetivo ajudar seus conteúdos aparecerem em mais destaque nas buscas do Google, é dar mais relevância a eles para seu público.
Lembre-se primeiro o conteúdo precisa ter qualidade, e com a utilização das técnicas de SEO poderá ir melhorando seu posicionamento nas buscas para as palavras-chave relacionadas e quem sabe chegar a tão desejada primeira posição.
Porque o SEO é importante para minha empresa?
Quando você produz algum conteúdo, você quer que as pessoas o encontrem e o consumam.
O objetivo do SEO é fazer com que esse conteúdo se torne mais relevante ainda quando o usuário pesquisar algo relacionado e apareça em destaque.
Podemos dizer que, o SEO tem o dever de apresentar a melhor resposta para o que o usuário está pesquisando no caso o seu conteúdo nas buscas do Google, por exemplo.
Toda empresa quer ser referência no mercado onde atua, ela quer aparecer, fazer seus produtos ou serviços se tornarem muito conhecidos e assim gerar muitas vendas.
Com o SEO isso se torna possível, afinal imagine se seu site ou blog resolvesse todas as dúvidas relacionadas ao seu produto ou serviço.
Se toda vez que alguém pesquisasse uma dúvida ou tema relacionado ao seu produto ou serviço, seu site aparecesse com um conteúdo direcionado ao que ele deseja, seria o ideal.
Afinal, todos veriam o que você oferece e poderiam comprar. Esse é o objetivo do SEO, fazer você ser encontrado. Mas seu negócio pode também ter outros objetivos, tudo dependerá do que você deseja.
E as áreas que mais ganham com a utilização da estratégia do SEO são Atendimento e Vendas.
Visitas mais qualificadas
O SEO é muito bom nisso, se bem planejado e executado ele vai atrair pessoas que realmente estão interessadas no que você faz.
As pessoas irão ver o seu conteúdo sobre a dúvida que eles têm e já será respondida, podendo o conteúdo responder o que ele deseja ou direcionar para uma compra de produto.
Se seu site não deixa claro o que faz, ou o que você vende, poderá gerar dúvidas nas pessoas que estão chegando até você.
E uma boa estratégia de SEO aliado a um bom conteúdo irá trazer pessoas mais qualificadas, que estejam interessadas nos produtos e serviços da sua empresa, e isso a médio e longo prazo facilita tanto o atendimento quanto o setor de vendas. Torna esses processos mais fáceis.
SEO ajuda na comunicação com as pessoas
Os mecanismos de busca estão cada vez mais inteligentes, e o SEO precisa seguir o mesmo caminho, ele torna a comunicação através do conteúdo mais fácil, ele da relevância e torna aquilo que você produziu mais eficaz para quem consome.
O seu conteúdo gera uma comunicação mais clara e fácil, afinal a pessoa que está fazendo a busca encontrou o que desejava de forma mais fácil e rápida.
Você precisa entregar o que as pessoas querem com seu conteúdo, e sem enrolação. Isso faz ela entender que você está ajudando de alguma forma.
Quem não gosta de ter todas as suas dúvidas respondidas? Ainda mais em um só lugar. Essa é uma excelente maneira de fidelizar as pessoas.
Atender a necessidade do consumidor ajuda seu negócio online a vender mais.
Quanto mais simples e fácil for sua comunicação e atender o visitante, mais fácil será vender para ele.
Você deve apostar sempre em conteúdo mais genérico para atrair pessoas, e também em conteúdo mais específicos para resolver os problemas daqueles que já sabem bem o que desejam.
Fazendo dessa maneira conseguirá excelentes resultados.
Maior conexão e engajamento com seu público
Quando você atrai visitantes mais qualificados, eles vêm pelo seu conteúdo, já que ele ajudou de alguma forma.
Fazendo isso fica mais fácil se conectar ao seu público, afinal está gerando mais valor para eles.
Quanto mais próximo do seu público, mais poderá conhecê-lo e fazer uma oferta.
Imagine no seu site, em todas as páginas ter um chat online onde o visitante ao chegar possa tirar dúvidas? Isso facilitaria a vida dele, e o traria para mais perto da sua empresa.
Como fazer SEO da forma correta?
Não adianta nada entender que o SEO é importante para seu negócio e sair correndo para fazer conteúdo, achando que apenas a quantidade basta para gerar mais vendas.
Para o SEO gerar resultado precisa muito mais que isso, e para facilitar eu te mostro com algumas dicas.
Dicas de SEO Essenciais
1 – Planejamento de SEO: Você vai precisar!
O planejamento de SEO é o primeiro passo para começar a fazer antes de executar qualquer estratégia de marketing digital.
Você precisa entender bem todos os fatores e objetivos que deseja, quem é seu público desejado, onde quer aparecer, e como fará tudo isso, e também se existem concorrentes.
Planejar agora, vai facilitar sua vida ali na frente e reduzir seus riscos e potencializar suas vendas.
2 – Quem vai fazer isso? Sua equipe?
Aqui você pode fazer de duas formas, ou sua equipe interna faz ou contrata uma Agência de SEO ou Agência de Marketing Digital com conhecimento de SEO para fazer.
Nesse momento é fundamental ser qualificado e entender o que é necessário fazer, o sucesso da sua estratégia de SEO depende disso.
O SEO requer atenção, o Google sempre traz mudanças em seu algoritmo e isso é importante, sem falar da qualidade que sempre precisa estar melhorando.
Quem for atuar com o SEO da empresa precisará estar sempre se atualizando.
3 – Resultados de SEO: Monitorar é fundamental!
Se quer saber se suas ações estão gerando resultados com o SEO você precisará monitorar.
Isso serve para qualquer estratégia de marketing digital, você precisa ficar de olho nas métricas e resultados obtidos.
Essa ação você deve começar desde o primeiro dia, e saiba que existem ferramentas e cursos para ajudarem a entender melhor essa parte.
Entender os dados que são gerados e utilizar eles para fazer ajustes ajudarão a atingir ainda melhores resultados.
4 – Primeiro Mobile! Nunca se esqueça!
Hoje em dia a maior parte das pesquisas estão vindo de celulares, todos estão online com seu smartphone na mão e provavelmente utilizando o Google.
A utilização de dispositivos moveis já é dominante em muitos segmentos, e isso merece sua atenção.
Por isso, teste sempre como está aparecendo no celular.
Sua estratégia de SEO deve olhar para o mobile primeiro, afinal é dali que virão as pessoas.
Tenha certeza que eles terão uma boa experiência quando chegarem até o seu site e assim garantirá que mais pessoas desejem acessar.
A Importância do SEO: 5 estatísticas de pesquisa do Google que você precisa saber!
Agora que você já sabe o que é SEO, precisa entender ainda mais da importância dele para seu negócio.
Se está pensando em utilizar o marketing digital para vender mais, você precisa utilizar o SEO também.
Veja alguns fatos que mostram que o SEO merece estar nas suas estratégias.
5 Fatos de porque o SEO gera valor para seu negócio
Por que SEO?
No atual momento que vivemos muita gente só olha para anúncios pagos, acreditam que o tráfego pago já resolve tudo, mas nem todos estão com orçamento disponível para começar a anunciar nesse momento.
Nesse cenário de negócios o SEO deve ser uma alternativa, ele acaba se tornando essencial para suas vendas, por isso entender bem o que é SEO e aplicar no seu dia a dia faz toda a diferença.
O SEO é capaz de trazer um excelente retorno sobre investimento para seu negócio.
Veja 5 fatos sobre como estar bem posicionado nas buscas é importante para seu negócio online!
– Fato #1
A pesquisa é o que mais gera tráfego para sites, principalmente em negócios locais, muitas vezes superando em muito as redes sociais.
– Fato #2
Grande parte dos usuários ainda ignoram os anúncios pagos mostrados nas pesquisas e com isso pulam essa parte e vão para os resultados orgânicos.
– Fato #3
Maior parte dos usuários não passam da primeira página de resultados de pesquisa, ficando muitas vezes apenas nos primeiros apresentados.
– Fato #4
Os contatos gerados através do SEO costumam ser mais qualificados, gerando maiores chances de negócio para as empresas, principalmente em negócios locais em relação a outros meios.
– Fato #5
Praticamente mais de 90% do tráfego fica na primeira página do resultado da pesquisa para a palavra-chave buscada.
SEO e agora?
Como pode ver o SEO é extremamente importante para qualquer negócio e saber utilizar vai gerar mais vendas para sua empresa.
O SEO tem grande impacto para qualquer negócio, afinal, faz ele aparecer mais e em destaque para as pessoas que realmente estão buscando.
Não deixe de utilizar as outras estratégias de marketing digital, mas utilize também o SEO junto com elas.
Ele é uma excelente estratégia para médio e longo prazo, onde você e sua equipe podem começar a executar hoje mesmo.
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