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7 Dicas para vender Durante a Crise

Fazer vendas durante tempos normais já é difícil para a maioria, agora com o momento que vivemos fica ainda mais difícil e, pensando nisso separei algumas dicas para vender durante a crise.

Todo negócio já passou por momentos de mudança, onde do jeito que está não pode continuar, onde o agir de forma diferente e correr atrás é a única solução, ainda bem que temos recursos que podem ser utilizados para ajudar, e o Marketing Digital é um deles.

Nós já sabemos que não está fácil para ninguém, então o que podemos fazer? Ficar sentado esperando a crise passar é que não dá, afinal todo mês temos as contas para pagar, isso não espera.

Agora, você é o dono, tem um negócio local ou digital, o que você pode fazer? Que dicas para vender durante a crise tem dado aos seus colaboradores? Você tem preparado eles para agirem diferente e ter mais atitude? Desde uma conversa, conhecer melhor o produto ou serviço, tentar ajudar mais o cliente?

O momento é de agregar valor ao seu negócio, começar mais a notar o que fazemos e o que podemos melhorar para o cliente e toda a equipe. Nesses momentos todos da equipe precisam entender que fazem parte do negócio e o sucesso depende disso, até mesmo para manutenção dos empregos deles.

Essa de “isso não é comigo”, “não é minha responsabilidade”, precisa ser deixado de lado.

Você precisa começar a entender que se trata de muito mais que uma simples venda, é necessário gerar engajamento, conexão com o seu cliente, afinal um cliente feliz e satisfeito sempre volta, e ainda pode trazer mais pessoas. Por isso é importante agregar valor, e é seu papel como gestor e líder a orientar seu colaborador a fazer isso.

Para driblar os momentos difíceis que vivemos trouxe algumas dicas para vender durante a crise.

São ações simples, mas que podem impactar de forma positiva seus resultados, inclusive podem ser executadas por vendedores e colaboradores da loja para alcançar mais pessoas.

7 Dicas para Vender Durante a Crise

1 – Marketing Digital e Redes Sociais

Hora de gerar conteúdo, e utilizar o Marketing Digital para alcançar mais pessoas, ter o perfil atualizado nas redes sociais e canais digitais ajuda muito e é essencial.

Você pode criar conteúdo em formato de vídeo com dicas, talvez até os vendedores podem falar do produto ou serviço.

Todo esse conteúdo pode ser compartilhado e divulgado, mas o principal é agregar valor ao que está sendo criado.

Dê muita atenção ao conteúdo gerado, para que ao entrarem em sua rede social possam ter claro o que você faz e como você pode ajudar, não trate seu perfil na rede social como um catálogo da sua loja, esse muitas vezes é um erro, ninguém vai no Instagram para ver catálogo de produtos ou folheto de supermercado.

Outro ponto importante é a própria equipe ajudar a divulgar, isso mesmo, quanto mais pessoas ajudarem a promover, maior será o alcance, e no momento que vivemos cada pessoa pode ser um potencial cliente.

Por isso é importante os perfis da equipe estarem atualizados, deles interagirem também para alcançar mais pessoas. A própria equipe precisa estar empenhada para ajudar.

2 – WhatsApp para Vendas e Atendimento

Uma pergunta que sempre faço para meus clientes quando dizer que está difícil vender na crise é:

Você já pegou todos os seus contatos de clientes e pessoas para quem enviou um orçamento ou proposta, aqueles potenciais e entrou em contato?

Entenda que muitos desses contatos são muito qualificados, afinal já estiveram em contato com você para saber sobre seu produto ou serviço, além disso muitos já foram clientes.

Pense agora como você pode entrar em contato e agregar valor para ele, veja o que estão precisando e como você pode ajudar.

Já sabemos que o WhatsApp é muito utilizado por todos, e vem crescendo cada vez mais entre os profissionais de vendas, mas como ferramenta procure utilizar da forma correta para ter um melhor retorno, oriente a utilizarem o WhatsApp Business se for utilizar ele de forma comercial.

Oriente sua equipe que ao salvar o contato coloque todas as informações, como nome da empresa onde o cliente trabalha, atuação, crie etiquetas para gerenciar melhor as conversas.

Cada contato conta, mas o mais importante é fazer procurar sempre tratar um a um, isso torna mais pessoal e facilita o relacionamento com a pessoa.

De nada adianta ter uma lista imensa se você envia tudo de uma vez e faz SPAM e não tem o retorno desejado.

Evite fazer o que todo mundo faz, ficar enviando aquelas mensagens que parecem de robôs, seja humano nessa hora, ele precisa entender que o Vendendo é um amigo pronto para ajudar. Evite só ficar copiando e colocando, trate-o pelo nome.

Cuidado ao ficar enviando arquivos como apresentações e vídeos muito longos e pesados, e nada de textos imensos onde nem mesmo você lê.

É hora de ser ágil, rápido, mas objetivo. O importante aqui é chamar a atenção e despertar o interesse. E já imagine o próximo passo caso ele retorne, uma boa forma disso é utilizar Etiquetas disponível no WhatsApp Business, uma planilha no Excel pode ajudar muito também.

E fique sempre atento às novidades, o WhatsApp Pay está ai para ajudar como forma de pagamento, além disso veja outras formas rápidas para fechar negócio e receber através do PIX e meios online de pagamento.

Tudo isso ajuda na venda pois agiliza todo o processo.

3 – Ligações por Telefone

Em uma era onde tudo é digital a maioria das empresas esqueceu o telefone.

Vou falar uma coisa, o telefone ainda funciona e é uma excelente ferramenta para fechar vendas!

Sim, essa é uma dica para vender durante a crise que muitos deixam de lado, simplesmente porque esqueceram como se usa ou estão procurando formas mais fáceis de vender.

Quando utilizamos o telefone, a ligação precisa gerar uma conexão com a pessoa do outro lado.

Ao ligar o vendedor pode primeiro procurar saber como a pessoa está, se pode conversar no momento. Tente em poucas palavras dizer a ela porque está entrando em contato, o principal é demonstrar interesse em ajudar.

Outro ponto importante é conseguir que ela queira conversar, e gerar um compromisso com você, para isso precisa conhecer quem está do outro lado.

Lembre-se ao fazer isso você está fazendo o que a maioria não faz, e entenda que seu negócio está na frente de muitas empresas que estão sentadas esperando algo acontecer sem terem atitude.

No começo esse formato de venda pode gerar ansiedade e até mesmo você queira focar muito no produto ou serviço para vender, esquecendo muitas vezes do próprio cliente, que é uma pessoa do outro lado. E com a crise talvez as pessoas estejam até mais antenadas com as ligações que recebem.

Tudo isso pode fazer com que pule etapas importantes para realizar a venda, principalmente a parte de conhecer melhor o cliente e entender a necessidade, querendo logo oferecer e vender.

O vendedor precisa entender bem sobre o produto ou serviço oferecido e conhecer melhor ainda as objeções que possam vir a aparecer pela frente, saber contornar as objeções é fundamental para o sucesso da venda.

Por isso é importante seguir as etapas da venda para evitar que essas objeções o peguem de surpresa, o passo a passo da venda ajuda a conhecer melhor o cliente e evitar essas armadilhas.

4 – Implemente serviço de entrega

O serviço de entrega é fundamental em momentos de crise, é uma enorme facilidade para os clientes, gera conveniência para eles.

Embora sua loja ou comércio não abra, você não deixa de vender, uma vez que esteja disponibilizando as compras online, e oferecendo o serviço de entrega.

Se o cliente não vem até você, então você vai até ele.

Serviço de entrega é uma forma de manter seu negócio girando da melhor forma possível.

Portanto após digitalizar o atendimento e as vendas, ofereça um bom serviço de entrega, pode inclusive pensar em oferecer uma primeira entrega gratuita para experimentar, é o bom atendimento que ajudará a fidelizar.

Se seu concorrente vende online e entrega, e você não, provavelmente você já está perdendo clientes. Pense nisso!

5 – Marketing Digital e Anúncios Pagos

Outra dica para vender durante a crise é fazer anúncios pagos, você pode nesse momento se perguntar como anunciar se as vendas estão fracas. Minha sugestão é separe um valor mesmo que baixo e comece a se planejar para anunciar no Facebook, Instagram, Youtube ou Google.

Pesquise por algo relacionado ao seu serviço e produto e veja se aparece anúncios, provavelmente seus concorrentes já estão fazendo isso.

É uma excelente maneira de alcançar pessoas novas e mostrar o que você vende.

E o melhor é que você pode começar com bem pouco e à medida que as coisas vão melhorando você vai aumentando o orçamento.

6 – Parcerias com outras empresas

A crise não chegou somente para você, muito provável têm pessoas a sua volta passando pela mesma situação.

Uma das formas de superar isso é fazer parcerias com outras empresas.

Procure marcas, empresas ou profissionais que possam de alguma forma agregar, complementar as suas ações, ou até mesmo ajudar a dividir custos.

Um exemplo disso é o Delivery, vi uma empresa que não fazia entrega pois achava o custo do motoboy caro para manter durante o dia e o volume não era alto.

Minha sugestão foi, divida o custo com empresas próximas a você, assim ele entrega para mais empresas e ainda ganha.

As parcerias bem feitas e executadas são formas inteligentes de alavancar as vendas em tempos difíceis, principalmente no momento atual.

7 – Faça benchmarking

O benchmarking é você observar seu concorrente, isso mesmo, faça uma lista dos principais concorrentes que você tem e analise o que eles tem feito.

Veja se eles fazem anúncios, se divulgam nas redes sociais, se estão fazendo entregas, como é o atendimento, conheça-o da melhor forma.

A ideia é entender as estratégias que seus concorrentes estão utilizando e como você pode tirar proveito disso, o que você consegue melhorar no seu negócio para melhorar as vendas, atendimento e tudo mais.

Gostou das dicas para Vender durante a crise? Então hora de colocar em prática!

Agora talvez seja a parte mais difícil, que é colocar em pratica tudo que aprendeu, ter a atitude correta e ir atrás da mudança não é fácil. Ainda mais quando tem que passar a ideia para outros colaboradores.

Mesmo em tempo difíceis existem muitas pessoas vendendo, você precisa entender quais são suas dificuldades atuais e procurar superá-las.

É assim que seu negócio local irá sair na frente e dar um adeus para toda e qualquer crise. Agora é com você, boa sorte e sucesso nos negócios!

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