Em meio à fase difícil que o Brasil passa nós precisamos cada vez mais correr atrás de clientes, e nada melhor que utilizar o marketing digital para clínicas, hospitais e empresas de saúde e atrair mais pacientes que a cada dia querem a melhor opção.
Se você quer conquistar mais clientes e fazer mais vendas para seu negócio, você precisa aprender a fazer marketing digital na prática.
Com muitas empresas demitindo e profissionais perdendo convênios ou querendo cada vez mais achar o melhor custo x benefício, sabemos que as pessoas estão pesquisando mais para achar a melhor empresa para contratar, e no segmento médico no Brasil, não é diferente.
Sejam clínicas, centros de estéticas ou hospitais, eles têm tido que se diferenciar, pois a concorrência tem crescido muito e hoje os pacientes tem utilizado cada vez mais a internet para encontrar o que procuram.
Sem falar dos novos concorrentes que estão aparecendo e oferecendo novidades na prestação de serviço e isso força às clinicas a buscarem formas de aparecer mais.
O marketing digital para clínicas é o meio ideal para começar a atrair mais pacientes e começar a vender mais.
Sabemos que a forma que os pacientes mais utilizam para buscar seus médicos e clínicas hoje é através da internet, raramente alguém utiliza um catálogo médico ou liga no convênio para pedir uma indicação ou lista, e sua presença online hoje é obrigatória.
Estar presente nos principais canais online (Facebook, Instagram, Youtube, Site, Blog) é essencial para ser encontrado e ganhar destaque no mercado, ou seja, é necessário você começar a pensar em estratégias de marketing digital eficazes que realmente ajudem você e seu negócio a aparecer mais e conquistar as vendas desejadas.
Comece a usar o Marketing Digital para Clínicas e Hospitais
Com o marketing digital na prática você será capaz de atrair mais pacientes para seu blog ou site e gerar mais vendas.
Imagine como vão encontrar você no Google se você não tiver um site ou blog?
Lembre-se hoje o paciente utiliza site de busca para encontrar tudo que precisa e é através disso que ele irá encontrar sua clínica ou hospital, ou mesmo a informação de contato do médico, sua presença online começa com seu site ou blog.
Ele pode estar em uma rede social como o Instagram ou no Youtube assistindo o vídeo sobre um determinado tema relacionado a saúde e pode ver seu anúncio oferecendo a solução que ele procura.
É possível ter um site e blog com um custo bem acessível, gerar conteúdo regularmente nos principais canais é essencial para ganhar o destaque que deseja e chegar onde você quer que é conquistar mais clientes e vendas para seu negócio.
Um site para área médica precisa ter informações como:
- Dados de contato dos médicos ou clínica
- Informar os serviços e exames prestados pela empresa
- Canal de relacionamento com os pacientes para que eles possam ser bem atendidos e recebidos.
Não pode faltar uma página de captura para começar a montar sua lista de e-mails, ao captar leads. Para começo opte por e-mail e WhatsApp que tem sido muito utilizado ultimamente.
Além disso tenha um blog e gere conteúdo que seja útil para seu paciente e aumente ainda mais sua autoridade.
Grave vídeos e publique no Instagram e no Youtube, evite ser técnico demais e tenha uma linguagem de fácil entendimento.
Tudo isso são ativos para seu negócio, eles ajudam a captar pessoas interessadas que depois você poderá fazer anúncios para ela e gerar negócios com o tráfego pago.
Veja, quando você aplica o marketing digital na prática a consequência disso tudo é mais clientes, e mais vendas!
Como atrair pacientes para clínica com a criação de conteúdo e vender mais?
Hoje em dia não basta mais ter apenas um site com algumas páginas, é preciso ir além, você precisa ajudar seu paciente a tomar decisões que ajudarão ele a ter uma vida mais saudável, por exemplo, uma forma é gerar conteúdo instrutivo, que ajude ele a entender a necessidade de procurar um médico para cuidar da saúde.
Quando sua clínica utiliza estratégias de Marketing Digital para promover o seu negócio, principalmente através da criação de um conteúdo profissional, você se torna uma grande referência em sua cidade e região e também online.
Você deve gerar conteúdo que esteja relacionado e que também gere valor para seu paciente, atente-se ao que ele procura e também aos serviços que sua clínica ou hospital oferecem para assim atender ele da melhor forma possível, isso é chamado de Inbound Marketing.
Alinhe seus interesses com o que seu paciente precisa e deseja, isso fará com que ambos se encontrem.
Eu entendo que o Inbound Marketing é muito importante para o sucesso de sua empresa, mas trata-se de uma estratégia de médio a longo prazo.
Outro ponto importante é conhecer sobre o que pode ou não pode ser publicado relacionado ao código de ética de sua profissão em que atua, uma forma é consultar o Conselho Federal de Medicina. Isso é mais para evitar publicar algo que não deva.
Ao começar a criar conteúdo para seu site ou blog você estará não só atraindo mais pacientes, mas também ajudando muitas pessoas diariamente.
Além disso, passará a ganhar mais destaque a cada novo conteúdo publicado.
Lembre-se de produzir conteúdo de qualidade e relevância para quem irá ler, isso é fundamental para que o paciente possa utilizar a informação e entrar posteriormente em contato com sua empresa, não se esqueça de citar e colocar informações do médico, ou do profissional ou mesmo sua clínica sempre em destaque.
Mostre seu profissionalismo através do Marketing Digital!
Acredito que uma das melhores formas de atrair pacientes é através do profissionalismo, mostre o quanto ama o que faz e também o quanto profissional você é, seja sua clínica ou hospital e até mesmo sua equipe.
Quanto mais profissional melhor, as pessoas confiam mais quando elas sentem segurança, então seja dedicado ao que faz, mas não deixe o humano de lado, não atue como um robô ou atendimento automático.
Um excelente recurso para isso é utilizar as redes sociais, responder comentários, publicar fotos da equipe, ajudar as pessoas online, incentive a discussões saudáveis relacionadas ao que você faz, isso tudo irá melhorar o relacionamento.
Fazendo tudo isso com certeza você irá atrair mais pacientes para sua clínica ou hospital com o Marketing Digital e aumentará sua presença na internet.
Você precisa aprender a utilizar ao máximo o Marketing Digital para clínicas e tudo que ele oferece para atrair mais pacientes e assim ajudar mais pessoas e como consequência o seu negócio cresce junto.
Sem dúvidas o Inbound Marketing é uma excelente forma de fazer isso, com ele você conseguirá ganhar mais destaque e melhorar seu posicionamento.
Lembre-se que o paciente poderá tirar uma dúvida através de um conteúdo publicado em seu site ou blog, e a partir disso conhecer sua clínica ou hospital, ou mesmo o médico que tenha escrito o artigo, esse tipo de conteúdo pode facilmente ser compartilhado por outras pessoas em redes sociais e se tornar viral do dia para a noite.
E quando ele precisar de um profissional é de você que ele irá se lembrar!
Boa sorte com seu Marketing Digital e se precisar de ajuda fale conosco.