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Vendas pelo WhatsApp: 7 Dicas para Vender Mais com seu Negócio

Você sabia que dá para fazer vendas pelo WhatsApp? Hoje muitas pessoas utilizam essa ferramenta não só para atender os clientes, mas também para gerar novas vendas.

Saber utilizar o WhatsApp para vender mais pode ajudar seu negócio a aumentar o faturamento no final do mês, mesmo em épocas difíceis, vender online é a melhor alternativa para driblar isso e o WhatsApp pode te ajudar muito nisso.

WhatsApp: Ferramenta para Ajudar a Vender Mais!

Essa ferramenta lá no início era usada basicamente para trocarmos mensagens com amigos e a família, uma forma rápida de conversarmos com quem está longe de forma instantânea.

No começo era texto, depois surgiram as conversas por voz, e depois veio as vídeo-chamadas, e de repente já dava para enviarmos arquivos e documentos pelo aplicativo, foram muitas atualizações durante todo esse tempo.

Quem não gosta de enviar ou receber figurinhas e Gifs animados? Conheço gente que adora essas coisas, além disso dá até para saber se a pessoa está online, se ela recebeu ou não sua mensagem.

A ferramenta cresceu tanto, que passado um tempo chegou o WhatsApp Business (com maior direcionamento em negócio pequenos), sempre evoluindo e trazendo recursos novos.

E com a evolução e os negócios gerando cada vez mais Vendas pelo WhatsApp, começou a surgir o WhatsApp Pay, para ajudar ainda mais nas vendas online.

Negócios Online: Vendendo pelo WhatsApp

Quantas pessoas você conhece tem utilizando celular e internet que não tem o WhatsApp instalado?

É difícil ver alguém que use celular e não tenha esse aplicativo instalado, ou que não utilize ele regularmente.

E devido a isso as Vendas pelo WhatsApp se tornaram uma grande oportunidade, afinal essa ferramenta se tornou um excelente recurso para oferecer atendimento online e realizar o pós-venda para os clientes.

A empresa que não disponibiliza o WhatsApp para seu cliente com certeza está perdendo vendas, você pode divulgar em diversos locais como seu site ou blog, cartão de visitas, perfis nas redes sociais, assinatura de e-mails, folders, outdoors, e muito outros locais.

O WhatsApp se tornou um excelente canal de comunicação e relacionamento, não só para vendas, mas também para dar suporte, fazer atendimentos, pós-vendas, tirar dúvidas, e o melhor é que essa ferramenta é gratuita.

Outro ponto muito importante é que a taxa de abertura no WhatsApp é muito maior do que no e-mail, se você enviar uma mensagem via WhatsApp e também via e-mail, a chance de ela ler no WhatsApp é muito maior do que no e-mail (não que ele não seja utilizado).

As conversas via WhatsApp humanizam mais o atendimento, tornam as pessoas mais próximas e ajuda no relacionamento com o cliente, afinal ele está realmente falando com alguém, não irá parecer aquelas mensagens automáticas, sem falar da rapidez do atendimento.

Se você possui um negócio local ou qualquer tipo de negócio físico ou online, e realiza vendas e atendimento, sem dúvidas essa ferramenta é um excelente canal de comunicação para seu negócio.

Se você quer vender nesses tempos difíceis, realizar vendas pelo WhatsApp poderá ajudar seu negócio e não ficar parado esperando que algo milagroso aconteça.

Pare de deixar dinheiro na mesa, e comece a correr atrás, disponibilize o WhatsApp para atender clientes e realizar vendas, verá que ajudará muito. Basta perguntar a seus clientes se o WhatsApp ajudaria no atendimento, tenho certeza que a maioria diria que SIM.

Vendas pelo WhatsApp: Dicas para Gerar mais Negócios

Se quer realizar mais vendas pelo WhatsApp você precisa ficar atento a alguns detalhes, é isso que ajudará a alcançar os clientes que deseja.

Seguir as dicas ajudará a realizar um melhor atendimento de seus clientes.

1 – Número exclusivo para seu WhatsApp Business

Essa dica é básica e ajuda a evitar misturar a vida pessoal com o trabalho. O número exclusivo por exemplo ajuda a manter um horário especifico de atendimento, a não misturar contatos pessoais com trabalho, evita que envie mensagens por engano como vídeos, imagens, correntes ou brincadeiras.

Mantenha o profissionalismo e tenha um número especifico para uso do seu negócio.

2 – Um celular com boa capacidade e recursos para utilizar

Entenda que o celular é sua ferramenta de trabalho, atendimento e vendas, e como tal uma boa ferramenta precisa ser boa e atender as necessidades.

Dependendo de como você trabalha, precisará ter o aplicativo instalado, receber e enviar arquivos, eventualmente tirar fotos para enviar a clientes.

Um celular com boa capacidade e boas fotos ajudarão nisso.

Com o WhatsApp Business você pode utilizar a versão Web ou instalar em seu computador para utilizar, isso muitas vezes facilitará o seu trabalho, mas o celular sempre será melhor em relação a mobilidade ou na hora de enviar fotos a clientes.

Procure utilizar um celular que atenda bem suas necessidades e fique sempre de olho no armazenamento.

3 – Perguntas Frequentes: isso agiliza o atendimento

Um recurso que facilita muito, mas poucas empresas fazem é ter um manual ou registro das principais dúvidas de clientes sobre produtos ou serviço, sobre o que a empresa faz.

Esse tipo de informação ajudará na hora do atendimento, inclusive essas informações podem estar no site.

Procure sempre registrar as principais dúvidas dos clientes e ter em mãos para agilizar o atendimento.

4 – Padronize a comunicação com seus clientes, mas mantenha de forma humanizada

Em um dia é um atendente, no outro dia já mudou, mas a forma de comunicar-se deve ser a mesma.

Ao padronizar a forma como fala com seus clientes isso ajuda muito, afinal se cada um falar de um jeito pode virar bagunça.

Entenda a importância da comunicação, e o principal de manter o atendimento humanizado em todos os canais, tanto no WhatsApp como nas redes sociais, telefone, tudo de acordo com o seu público.

Evite padronizar tanto que pareça um robô. A comunicação é fundamental no processo de venda e atendimento.

5 – Atendente Exclusivo depois que crescerem as vendas

O atendimento e vendas pelo WhatsApp requer atenção e agilidade, afinal ninguém gosta de fazer um pedido e esperar 48 horas.

O WhatsApp por exemplo é muito utilizado por empresas de alimentação e delivery para receber pedidos, e uma coisa que vejo muito é ter uma pessoa exclusivamente para essa função, mas calma, não precisa ser já.

Depois que crescem muito os pedidos é necessário ter uma pessoa exclusiva para gerenciar essas mensagens, não tem como deixar tudo automático e é necessário um acompanhamento mais de perto, uma atenção especial ao seu cliente que deseja agilidade.

Quando você tem uma pessoa exclusiva no atendimento, você pode focar em outras áreas do negócio para ele crescer.

6 – Não faça SPAM e não seja invasivo e desagradável

Primeiro de tudo, não pegue números por ai e envie mensagens querendo vender seu produto ou serviço sem que a pessoa tenha entrado em contato ou autorizado o envio, fazer SPAM pode vai te bloquear!

Ninguém gosta de receber ligações ou contatos de estranhos, e no WhatsApp não é diferente.

Procure focar em atrair pessoas, fazer com que elas se interessem pelo seu produto ou serviço, pela sua empresa e desejem saber mais, e a partir disso entrem em contato, elas devem dar o primeiro passo, o Inbound Marketing serve para isso, atrair pessoas.

7 WhatsApp e seus recursos para ajudar a vender

Uma grande diferença entre o WhatsApp normal e o WhatsApp Business são os recursos.

O WhatsApp Business traz diversos recursos em seu aplicativo para ajudar a vender mais.

Você pode por exemplo criar um perfil da sua empresa como nome, descrição, link para seu site, categoria, informações adicionais, logotipo e contato adicional.

Fazer diversas organizações, favoritar mensagens, criar etiquetas, tudo para facilitar o atendimento e vendas pelo WhatsApp.

Além disso no WhatsApp Business você pode cadastrar seus produtos ou serviços com informações como foto e descrição.

Agora com a possibilidade de realizar pagamentos pelo WhatsApp Pay, em breve esperamos ver a funcionalidade de compras (anunciada pela empresa) no WhatsApp Business, o que seria ideal e muito útil para os negócios.

Isso tudo ajuda muito na hora da venda, uma vez que agiliza o atendimento e o processo de vendas pela ferramenta.

São mais oportunidades para as empresas, por isso não pode deixar de utilizar essa ferramenta como um canal de comunicação e vendas!

Imagine ter o seu catálogo de produtos ou serviços no WhatsApp com as informações como preço, foto, descrição e já pode conversar por ali sobre o produto, e em seguida efetuar a compra e pagamento.

Vendas pelo WhatApp Dependem de um bom Relacionamento!

Quer vender mais nesse canal? Então tenha um bom relacionamento com seu cliente, dê a atenção que ele merece, tire as dúvidas, responda rápido sempre que possível e a venda chegará.

Vender Pelo WhatsApp

É fundamental você entender a importância dessa ferramenta, reconhecer que é possível gerar Vendas pelo WhatsApp é o primeiro passo.

Isso porque ainda conheço muita gente que é resistente e acha que a ferramenta é apenas para conversas e não ajuda realmente nos negócios.

Engano delas, se você quer vender mais, principalmente nos dias atuais é essencial coloca-la em sua estratégia de Marketing Digital.

No começo pode até ser difícil encaixa-la em sua rotina ou processo de vendas, mas não podemos negar que ela ajuda. É tudo uma questão de adaptação e treino.

Importante entender também que nem todo o cliente irá utilizar esse canal para comprar, tirar dúvidas ou negociar contigo.

Procure pelo equilíbrio e utilize os benefícios do WhatsApp para seu negócio e vendas.

Tenho certeza que assim que dominar esse recurso estará fazendo mais vendas todos os dias.

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