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Site de Comércio Eletrônico: 11 Itens que não Podem Faltar!

Já reparou como é o comportamento que quem entra em uma loja física comparado ao de quem usa um site de comércio eletrônico?

Na loja física, a pessoa entra, as vezes já sabe o que deseja e vai direto para o corredor, depois analisa preço de outros itens, passeia pela loja, olha alguns itens, em alguns casos tira algumas dúvidas e então quando não quer mais nada vai para o caixa efetuar o pagamento e finalizar a compra.

Já no site de comércio eletrônico para vender online, você notará que alguns passos mudam e tem coisas que não podem faltar de maneira alguma, pois influenciam totalmente na decisão de compra do cliente.

E quem quer ter um site de comércio eletrônico para vender online, é fundamental ser atrativo e entender bem seu público, além disso ele precisa ser rápido, ter boas fotos com informações claras para que seu cliente sinta que o produto que ele deseja é esse e vai comprar.

Confira aqui essas indicações:

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O que não pode faltar em um site de comércio eletrônico?

Imagine tudo aquilo que faça seu cliente comprar de você, tudo que possa melhorar a experiência dele e, trazer mais segurança para ele tomar a decisão de compra é o que seu site de comércio eletrônico precisa ter.

Quando falamos de site de comércio eletrônico (e-commerce ou loja virtual) é fundamental que eles sintam confiança, e para isso é importante ter um ambiente agradável.

Assim como em uma loja física, mostrar que é seguro através do uso do SSL (Certificado de Segurança), aceitar várias formas de pagamento, ser agradável de comprar tanto pelo celular quanto pelo computador, um bom atendimento online e ser rápido, entre outras coisas.

E o principal é oferecer produtos e serviços adequados ao seu público-alvo, que é o que ele deseja comprar.

Site de Comércio Eletrônico

11 Itens que não podem faltar no seu Site de Comércio Eletrônico

1 – Página Sobre ou Quem Somos

Essa página é importante, principalmente para quem está começando (quando sua empresa ainda não tem tanto nome e precisa se tornar conhecida), porém você precisa ser criativo e pensar fora da caixa para chamar a atenção.

Conte a história da sua marca de forma que seu público se identifique e confie em você, para que ele queira comprar e compartilhar a experiência de conhecer sua loja.

E para isso aproveite os conteúdos que existem disponíveis como:

2 – Sua loja online merece um Blog

Sim, um blog é muito importante para sua estratégia de marketing digital e, ajuda seu site de comércio eletrônico (loja virtual) a vender mais, com ele você tem uma grande abertura, para falar de temas relacionados aos produtos que você vende e atrair ainda mais pessoas.

No blog você pode colocar artigos, opiniões, análises e reviews de produtos e serviços. Além de ser um excelente canal para informar e educar seu público com informações uteis. E isso ainda permite criar remarketing para quem visitar seu blog e ler conteúdo específico.

Aproveite e utilize essa estratégia, muitos e-commerce acabam não criando blogs e deixam passar uma grande oportunidade de melhorar as vendas.

3 – Descrições de Produtos

Um dos pontos que merecem total atenção em seu site de comércio eletrônico (e-commerce) é a descrição dos produtos que você coloca.

Saber fazer a descrição da forma correta, usando palavras que seu público procura no dia a dia relacionado ao seu produto, faz grande diferença, e muitas pessoas não dão a devida importância e acabam fazendo de forma simples ou mesmo incompleta.

Uma boa descrição vai ajudar a melhorar muito o SEO da sua loja. Além disso, use termos que induzam a confiança na hora de escrever os textos de seus produtos. Se os produtos já saíram em revistas, foram premiados ou possuem certificações, se são best-sellers é importante dizer isso ao seu público-alvo.

4 – Fotos dos Produtos e Vídeos

Outro ponto importante quando falamos de site de comércio eletrônico, afinal o visual diz muito sobre o produto, e ter uma imagem de qualidade e de vários ângulos ajuda o cliente a conhecer melhor o produto, já que ele não pode ter em mãos para analisar.

Outro ponto importante é manter o padrão das fotos de produtos, se possível no mesmo ângulo. Não tem coisa pior que olhar um produto X e ver que em um modelo tem várias fotos, já no outro os ângulos são diferentes e dificulta a comparação dos mesmos. Ou também, na listagem de produtos cada foto de um jeito diferente.

Além disso colocar vídeos na página de venda do produto ajuda o cliente conhecer mais, hoje em dia grandes marcas já disponibilizam o vídeo do produto, ou você mesmo pode produzir e colocar no Youtube para utilizar em seu site.

5 – Segurança é fundamental!

Usar certificados digitais SSL (Secure Socket Layer) são essenciais, isso mostra ao seu público que o site é seguro e as informações que ele colocar, também estão.

Outro ponto é que nas pesquisas e enquanto navega ele poderá ver que o site é seguro e isso ajuda a passar mais confiança para ele na hora de efetivar a compra.

6 – Marca clara

Uma marca é composta por elementos gráficos, palavras, ações e recursos visuais, e para se destacar é importante que ela seja clara e criativa em todos os canais tanto físicos como online.

A mensagem passada pela marca precisa se clara tanto em sua loja física como na loja virtual (site de comércio eletrônico), isso ajuda a gerar maior identificação com o público e evitará confusões e assim também não afasta as pessoas.

A consistência em todos os canais ajuda a sua marca a ficar mais forte diante do seu público.

7 – Caixa de Pesquisa

Já aconteceu de você acessar uma loja, fazer uma pesquisa e não funcionar ou mesmo trazer coisas que não estavam relacionadas? Ou talvez não tenha encontrado a caixa de pesquisa com o botão buscar no site.

Então, a caixa de pesquisa é uma ótima forma de ajudar seus clientes a encontrarem o que procuram, quanto mais fácil e simples for o acesso a ela, melhor serão os resultados.

Isso porque, a caixa de pesquisa é um item muito utilizado pelo público em geral para encontrar o que desejam, nem sempre acham de primeira e muitas vezes é necessário fazer pesquisas e utilizar os filtros disponíveis.

Porém, para a caixa de pesquisa trazer um bom resultado é importante conhecer bem seu público, entender o que eles procuram e utilizar os recursos da loja como descrição para colocar esses termos e assim eles encontrarem os produtos.

8 – Preços e Frete bem visíveis

Essas informações precisam estar bem acessíveis em seu site de comércio eletrônico, tanto para produtos quanto para serviços.

Quando o cliente acessa o produto, ele deseja saber o quanto vai custar, formas de pagamento, formas de parcelamento, quanto custará o frete e qualquer outra despesa ou adicional que possa aparecer.

Quando o assunto é dinheiro, tudo precisa estar muito claro para seu cliente.

9 – Política de Troca e Devoluções

Esses dois itens são muito importantes, e estão diretamente ligados ao código de defesa do consumidor, coisa que você precisa conhecer muito bem e respeitar.

Você inicialmente deve oferecer o mínimo que é garantido por lei.

Agora caso deseje mudar isso e oferecer prazos melhores, você deve deixar bem claro para o cliente, tudo bem informado para que não tenha confusão ou erro.

Errar no atendimento ao cliente pode ser muito ruim para suas vendas, pois, um cliente insatisfeito acaba muitas vezes falando para outras pessoas, colocando nas redes sociais e canais abertos na internet.

Quando alguém chega até o seu site de comércio eletrônico, essas informações precisam estar bem claras, seja no menu do rodapé ou na confirmação de pedidos, em algum lugar onde o cliente tenha acesso.

Mostre que você confia no que vende, atenda bem seus clientes e você quer que ele compre e volte a comprar muitas vezes. Mesmo caso aconteça algum problema de devolução, ainda assim, você o quer como cliente, e por isso, atender ele bem faz parte do seu negócio.

10 – Canais de Atendimento

Muito além de apenas ter um número de telefone ou um formulário para o e-mail você precisa ter um canal de atendimento ágil e bem estruturado, isso faz toda a diferença no pós-venda e na satisfação para que seu cliente volte a comprar de você.

Sempre tenha uma área de atendimento ao cliente com informações como:

  • Número de telefone
  • E-mails
  • WhatsApp
  • Chat
  • Formulário para contato ou abertura de chamado
  • Redes sociais

E além disso, disponibilize isso em todos os lugares para que realmente seja fácil encontrar, nunca deixe seu cliente na mão em relação ao atendimento. Torne a vida dele mais fácil possível e a sua será também.

11 – Redes Sociais e Avaliações

Não esqueça de utilizar as redes sociais diretamente conectadas à sua loja virtual, essa é uma excelente maneira das pessoas poderem compartilhar experiências relacionadas às compras e você utilizar isso para mostrar o quanto o produto é bom.

Assim as pessoas podem ver as avaliações no site, postar fotos nas redes sociais, fazer reviews e compartilharem a experiência, e isso pode estar junto à página do produto como prova social.

Dica Bônus: Ele precisa funcionar de forma maravilhosa no Celular

Muito empreendedor na hora de cria sua loja online, olha muito só para o computador e testa pouco no celular, porém já existem muitas pessoas que preferem o celular.

Não existe coisa pior que acessar uma loja online pelo celular e ver as informações todas minúsculas, letras pequenas demais para ler, fotos que são difíceis de dar zoom, ou mesmo os preços muito pequenos.

Sem falar que as vezes tem tanta coisa que fica até difícil de comprar pelo celular.

Então pense muito bem nisso na hora de fazer seu site de comércio eletrônico, analise como ele precisa ser simples e comportar de maneira fácil para que o cliente consiga fazer a compra dele por essa plataforma. A experiência do cliente precisa ser agradável e para entender isso faça testes.

Isso pode ser decisivo nos resultados que deseja.

Site de Comércio Eletrônico: O que não pode faltar?

São muitos itens que não podem faltar em um site de comércio eletrônico, mas o principal é começar a fazer e colocar em prática, à medida que sua loja for crescendo você vai melhorando cada vez mais com base no que seu público deseja.

Conhecer seu público e melhorar sua loja com base nos interesses dele é a melhor forma de aumentar as vendas.

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