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Erros na Black Friday: Cuidado com esses 7 Elementos que Podem Afundar suas Vendas!

Para quem quer vender muito não pode cometer erros na Black Friday, afinal essa data no mês de novembro é muito importante, uma das principais datas para alavancar as vendas no ano.

Cada vez mais a Black Friday tem se popularizado, e ano após ano as vendas online só crescem e esse ano não deve ser diferente, então praticamente todos os donos de e-commerce estão esperando aquele aumento nas vendas online do mês.

Várias pesquisas mostram o crescimento do faturamento do e-commerce seja nessa data ou durante o ano todo, só na Black Friday, isso representa uma grande parcela das vendas referente ao mês de novembro que são geradas em apenas 4 a 5 dias do evento.

Então evitar erros na Black Friday é muito importante para seu negócio poder vender ainda mais.

E para isso, é necessário se preparar, estar pronto para receber seus clientes e entregar o melhor para ele, então como fazer isso? Como evitar erros na Black Friday?

Simples, dando atenção à sua infraestrutura, marketing digital e atendimento para começar. Mas o principal é se antecipar e planejar, não deixe tudo para a última hora.

Esses são os principais Erros na Black Friday e que você pode evitar!

1 – Site Lento e Instável

Já sabemos que durante a Black Friday existe um aumento muito grande no tráfego que a loja virtual recebe, e isso pode ser facilmente evitado melhorando a estrutura dela.

Seu site precisa estar preparado para receber todas as visitas que os anúncios feitos com trafego pago e ações nas redes sociais vão trazer.

Para resolver isso, um upgrade no plano escolhido deve lhe atender, por isso é importante utilizar uma boa plataforma de e-commerce (confira aqui a minha indicação).

Você não pode e não deve se arriscar a fica com sua loja fora do ar nem por um minuto, veja se consegue fazer um teste de stress, onde você gera muitas visitas ao mesmo tempo, simulando os picos de vendas para ter certeza que ela aguenta.

Fale com sua equipe, ou a empresa responsável pelo suporte e certifique-se disso, diga que vai fazer ações e receber muitas pessoas e que a loja não pode sair do ar e nem ficar lenta.

E garanta, sempre ter alguém no suporte de TI ou marketing para resolver caso necessário.

2 – Falta de Suporte e Atendimento

Uma coisa é certa a Black Friday vai atrair muita gente que não conhece sua marca e nem sua loja online, e com isso muitas dúvidas devem surgir principalmente relacionadas a entregas, se é de confiança, formas de pagamento entre outras.

Nesse momento você precisa ter uma boa equipe e pronta para atender seu cliente antes, durante e depois da venda.

Certifique-se de ter os devidos canais de atendimento sempre online, não tem coisa pior do que querer comprar e precisar tirar uma dúvida e não conseguir.

Para te ajudar com o atendimento crie um FAQ, canal de dúvidas com as principais questões que os clientes fazem, isso lhe poupará tempo.

Se puder disponibilize Chat e WhatsApp, dois canais muito importante no atendimento ao cliente.

Tente não cometer esses erros na Black Friday, pois podem impactar em suas vendas.

Um bom atendimento pode trazer ainda mais clientes.

3 – Atenção ao ficar mudando preços durante a Black Friday

Cuidado com essa ação, isso pode espantar clientes ou gerar desconfiança, imagine só, você faz uma ação via e-mail marketing dizendo que aquele computador boladão está com 20% de desconto, e quando você chega e faz a compra, e mais tarde você olha e o desconto caiu para 30%. Como você se sentiria?

Esse tipo de ação pode gerar muitos cancelamentos de pedidos, afinal se baixou é só cancelar e comprar de novo, além disso, pode atrapalhar toda a sua logística.

Coisa pior pode acontecer também, enviar com um desconto e depois durante o dia o desconto diminuir e o cliente viu que você mudou, imagina que custava R$ 200,00 agora está por R$ 300,00.

Planeje bem suas ações para evitar ficar mudando os preços durante o dia ou pelo menos nas 24 horas, evite esse erro na Black Friday.

4 – Tudo pela Metade do Dobro

Com certeza você já ouviu essa frase, certo? Muitos acham que isso não acontece ou que ninguém vai perceber, inclusive é uma ação realizada por grandes empresas.

Mas vou te contar, o consumidor não é bobo e vai consultar alguma ferramenta online de acompanhamento de preços, de comparação dos históricos de preços das lojas, hoje em dia tem grupo para tudo, inclusive para acompanhamento de preços.

Essa “metade do dobro” pode ser facilmente percebida pelos clientes e pode prejudicar suas vendas, afinal você pode ficar mal falado por aí!

Acredite esse é um dos erros na Black Friday mais comuns e que muitas vezes passa despercebido, por isso oferecer bons descontos para os produtos corretos é muito importante.

Uma para que você não tome prejuízo nas vendas e outra para que o cliente possa também sair ganhando. E para isso é necessária uma boa relação com fornecedores, ter uma boa base para conseguir gerar um volume de vendas alto.

Em tempos difíceis todo mundo quer comprar com preço baixo, fazer boas compras, bons negócios. Veja o que pode fazer para atrair os clientes com os descontos, afinal a tendência é que nesse período você venda mais, as vezes vale a pena sacrificar sua margem de lucro, mas faça com sabedoria.

5 – Falta de divulgação da forma correta

Chega o dia da Black Friday, você pensou na estrutura do site, colocou os produtos com preços especiais e fica esperando que as pessoas simplesmente queiram ir até você e comprar. Afinal você está com condições excelentes, frete grátis, parcelamentos, etc.

Mas de nada adianta fazer tudo isso se você não trazer clientes, tanto novos como aqueles que já compraram de você.

O período da Black Friday naturalmente já terá um grande volume de vendas devido ao tráfego que é maior, porque todo mundo está atrás de promoções, coisas baratas. Mas isso, pode não ser o bastante para atingir suas metas e explodir de vendas como deseja.

Então, você precisa dar atenção especial a atração de novos e antigos clientes. E para isso, você precisa utilizar as melhores estratégias de marketing digital a seu favor. Tudo vale para atrair novos públicos para que possa vender.

Pense em estratégias que podem começar a ser realizadas o quanto antes, até mesmo durante o ano todo para atração de clientes, e já ter uma lista para vender, também aquelas que iniciarão agora e irão até o dia da Black Friday.

Veja algumas ações que você pode fazer:

  • Anúncios no Google, Facebook e Instagram para atrair clientes novos
  • Fazer ações de esquenta para a Black Friday com ofertas exclusivas
  • Captar e-mails para sua lista de ofertas
  • Fazer remarketing para todos que já visitaram sua loja e interagiram com seus canais nas redes sociais
  • Essas e muitas outras ações

Dê atenção especial para captação de pessoas para divulgar suas ofertas, é isso que ajudará você a dar um boom nas vendas online na Black Friday.

Use tudo que tiver em mãos para atrair clientes!

6 – Segurança é tudo!

Esse item é fundamental tanto para você que vende, quanto para quem compra, preços excelentes vão atrair todo tipo de pessoas, clientes novos que por algum motivo possam ficar desconfiados, pessoas que possam tentar tirar algum proveito de falhas.

A Black Friday costuma ser uma loucura, e a segurança é essencial para que tudo corra bem. Invista nisso para se sair bem e deixar seu cliente satisfeito.

Se sua loja ainda não é conhecida, ela sempre irá gerar desconfiança em algumas pessoas, por isso utilize certificado SSL, coloque telefones para contato, selos de segurança caso tenha, endereço físico e canais de atendimento bem claro para que o comprador sinta toda segurança possível.

A segurança não é só para Black Friday, ela deve ser praticada o ano todo, e a proteção dos dados de seu cliente deve sempre vir em primeiro lugar.

7 – Atenção Especial para o Remarketing

Um dos erros na Black Friday mais comuns que vejo muito por aí é não investir pesado em tráfego pago para remarketing. É como se as pessoas apenas quisessem trazer gente nova e não dão atenção para quem já passou por você.

Nesse momento você quer que o máximo de pessoas estejam em sua loja comprando no dia da Black Friday e para isso, elas precisam ser lembradas a todo instante seja por e-mail marketing, WhatsApp ou via anúncio no Instagram, Facebook, Youtube ou Google.

Então o que você precisa fazer?

Simples, o remarketing em todos esses canais, isso é importante porque na hora que ele decidir comprar algo ele precisa lembrar de você.

Saber que você é a escolha dele, nesse momento você precisa estar na cabeça dele e para isso você precisa estar constantemente fazendo o remarketing.

O remarketing é capaz de fazer toda a diferença em sua estratégia de marketing digital se utilizado corretamente, por isso não deixe isso de lado e dê a atenção que ele merece.

Outro ponto é que o remarketing ajuda a deixar mais barato o seu tráfego pago, afinal você está mostrando anúncios para quem já teve contato com sua marcar antes.

Como evitar Erros na Black Friday?

Tomando os devidos cuidados, fazendo o planejamento necessário, se antecipando a tudo que pode acontecer, essas são maneiras de evitar erros na Black Friday.

Todo cuidado é pouco, afinal é um curto período de tempo para gerar grande volume de vendas, então esteja atento e preparado para vender muito, e atender muito bem seu cliente.

Feito isso suas vendas online serão um sucesso!

E o mesmo feito na Black Friday você pode fazer em outras datas como Natal, Dia das Mães, dos Pais, e outras datas especiais que achar adequado.

Isso tudo faz você vender mais, então boa sorte e boas vendas!

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