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4 dicas para melhorar o perfil do Google Meu Negócio da sua empresa

Melhorar o perfil do Google Meu Negócio da sua empresa é uma grande parte do sucesso de SEO local para qualquer negócio, isso ajuda a atrair mais clientes e gerar mais vendas.

E para ajudar a gerar mais resultados, separei quatro pontos principais que merecem sua total atenção, pois ajudarão seu perfil a ganhar mais destaque e aparecer mais no Google Meu Negócio.

Então te pergunto, você tem aproveitado suas respostas nos comentários do Google e usado as novas ferramentas do Google Meu Negócio (GMB) para obter vantagem sobre seus concorrentes de pesquisa local?

Se você não tem feito isso com frequência, você está deixando de vender ainda mais. E seus concorrentes podem estar saindo na frente.

Comece já a aumentar a melhorar o perfil do Google Meu Negócio da sua empresa.

– Incentive as avaliações

Aqui não é uma tarefa fácil, mas muito recompensadora para seu negócio local.

As avaliações são uma das melhores maneiras de aumentar o destaque de seu perfil do Google Meu Negócio.

Avaliações são extremamente simples de fazer, e não custam nada, mas são capazes de melhorar muito o perfil de sua empresa online para aqueles clientes que ficam pesquisando no Google.

E com elas você também já mostra como sua empresa é, afinal boas avaliações ajudam a qualificar a qualidade dos seus produtos e serviços.

Quando alguém pesquisa uma empresa no Google, ver as avaliações fará toda a diferença na escolha.

Você não tem ideia de como isso é importante, quando alguém está pesquisando por um prestador de serviços, ver se a empresa é cinco estrelas fazem toda a diferença. Afinal ninguém gosta de escolher uma empresa que tem uma péssima avaliação e é cheia de reclamações.

Lembre-se, essas avaliações e analises de clientes ajudam a melhorar o posicionamento do seu perfil do Google Meu Negócio da sua empresa nas pesquisas locais.

A partir disso quando alguém pesquisar por empresas na sua região tudo ficará mais fácil, procure conseguir avaliações regularmente, uma dica boa é conseguir toda semana novas avaliações de clientes. Evite que coloquem todas no mesmo dia para evitar desconfiança.

Mas lembre-se elas não irão aparecer do dia para a noite, muito menos sozinhas.

Você precisará divulgar e estimular (pedir mesmo) seus clientes para que queiram fazer a avaliação, peça também que coloquem uma boa descrição relacionado ao que foi feito e não apenas as estrelas.

Para estimular as avaliações do Google Meu Negócio você pode fazer por e-mail, WhatsApp, redes sociais e até mesmo via telefone ou pessoalmente. Peça que digam qual foi a experiência em consumir o seu produto ou serviço.

Lembre-se o sistema de avaliações não é exclusivo do Google e você encontrará eles em outras plataformas como por exemplo o Ifood. Muitos sites de similares oferecem essa opção e muitas outras como:

– Responder as avaliações de seus clientes

– Enviar solicitações de revisão de mensagens que estejam de acordo

– Receber alertas de novos comentários e perguntas do Google diretamente por e-mail

Importante, as avaliações precisam ser naturais e honestas, de preferência com informações sobre os serviços realizados.

Eles também podem anexar fotos sobre produtos e serviços realizados o que deixa ainda melhor a avaliação.

As fotos são ótimas para aumentar ainda mais a visibilidade do seu perfil do Google Meu Negócio.

– Evite fazer spam

Muita gente sempre tentar burlar o Google para conseguir algo a mais, e isso é um grande erro, pode parecer legal e bom a curto prazo, mas não se engane, pois na hora que ele te pega o serviço é todo perdido.

Ou seja, não se arrisque com isso, jogue o jogo seguindo as regras dele.

Sabemos que o Google é inteligente para saber quando alguém está tentando enganar o sistema, tentar burlar isso é um risco de ganhar bloqueios, por exemplo, automatizando conteúdo, criando páginas de entrada e preenchendo palavras-chave.

O mesmo se aplica para o GMB (Google Meu Negócio – em inglês “Google My Business”), nela não será diferente.

Ela é uma ferramenta do Google, ou seja ele sendo a maior ferramenta de pesquisa não vai querer que as pessoas fiquem burlando ou utilizando táticas de spam para se beneficiarem. Um exemplo disso é pedir comentários positivos ou negativar outras empresas.

Porém cuidado, isso pode representar um risco. Os clientes em potencial confiarão em avaliações verdadeiras e honestas.

O mesmo serve para as outras ferramentas, seja ela Uber, Ifood ou outra qualquer. Elas se tornaram tão inteligentes que sabem quando você paga algum site duvidoso para fornecer uma avaliação cinco estrelas falsa para sua empresa ou mesmo um volume extra de avaliações do dia para a noite.

Hoje em dia essas ferramentas já conseguem identificar avaliações e perfis falsos e são capazes de detectar resenhas com spam e sinalizarão seu site como desonesto ou de baixa qualidade.

Tudo isso fará com que deixe de ser confiável, e não vale o risco, pois pode manchar o nome do seu negócio.

O mesmo vale para quando você dá incentivos para conseguir avaliações, esses devem ser pensados e aplicados com cuidado para conseguir as avaliações.

O incentivo deve ser para avaliarem e não para avaliarem de forma positiva. É necessário ter transparência nisso.

Além do mais forçar avaliações positivas podem esconder problemas sérios da empresa que precisariam ser melhorados como qualidade do serviço, entrega, entre outros pontos.

Por isso é importante registrar e sempre procurar trazer melhorias para a experiência do usuário, embora alguém avalie de forma negativa você pode tentar entender e melhorar o serviço ou produto para então conquistar novamente o cliente.

– Responda a comentários negativos

Esse é um ponto muito importante, e negligenciado muitas vezes, pelos donos de negócio. Geralmente queremos apenas responder comentários positivos e bonitos, aqueles que falam bem e chamam a atenção.

Mas não é isso, existe um outro tipo de comentário no perfil de Google Meu Negócio da sua empresa que merece total atenção que são os comentários negativos.

Lógico que o melhor é evitar avaliações negativas sempre que possível, mas para isso é necessário responder e dar atenção a todos sem exceção, sejam elas legais ou chatas, todos merecem sua atenção.

É aqui que seu atendimento e pós-venda fará a diferença, pois é impossível evitar que esse tipo de comentário surja as vezes.

Primeiro para evitar é ter certeza que tudo está indo bem, desde o primeiro contato com o cliente até o último na entrega.

Atenda seus clientes o tempo todo, disponibilize canais para que ele possa entrar em contato com a empresa e nunca deixe de atendê-lo, se algo der errado, seja compreensivo, resolva o problema naquele momento e certifique-se de que saiam felizes e com o problema resolvido, essa é a melhor forma.

Quando comentários negativos aparecerem em seu perfil do Google Meu Negócio dê total atenção para que isso não atinja outros clientes e vire uma bola de neve.

Peça desculpas, dê atenção e tenha muita empatia com esses clientes. Isso mostra ao público em geral que você se preocupa com seus clientes e está tentando e fazendo de tudo para entregar o melhor para eles, mesmo depois que eles saem de seu estabelecimento.

Assim embora tenha comentários negativos, outros clientes verão a atenção que você dá e que faz de tudo para resolver, isso é o que importa.

– Aproveite as novas ferramentas do Google Meu Negócio

O Google está sempre inovando, e a melhor forma de aproveitar isso para melhorar seu perfil no Google Meu Negócio é utilizando o que ele oferece de melhor.

Aproveite ao máximo as novidades e os recursos disponíveis. Por isso, faça testes, novos recursos sempre são adicionados e você deve utiliza-los sempre que possível, as atualizações da ferramenta e os já existentes podem ajudar a impulsionar seu negócio online.

Você pode por exemplo fazer postagens de promoções, novidades e atualizações do seu negócio como nas redes sociais, não é tão novo assim, mas é um excelente recurso para se utilizar, e poucos negócios fazem isso. Desperdiçam um recurso gratuito que pode ajudar a venderem mais.

Esse recurso de postagens é muito bom pois permite você divulgar as novidades do seu negócio, como por exemplo, uma oferta especial naquela semana. Isso ajuda a melhorar sua presença online, afinal quem pesquisar estará vendo atualizações da sua empresa.

Imagine colocar opiniões positivas de outros clientes junto com um texto bem chamativo, isso chama a atenção de quem olha.

Além disso, o GMB permite que assim como no Instagram os visitantes sigam o perfil da sua empresa local, da mesma forma que nas redes sociais. Esses seguidores terão acesso a:

  • Ofertas
  • Eventos
  • Atualizações
  • Posts comuns
  • E muito mais

Mais um motivo para manter atualizado, afinal esses recursos ajudam a promover ainda mais sua marca e atrair mais pessoas.

Outro ponto positivo e pouco utilizado é a utilização de cupons que podem ser divulgados para atrair clientes, quem não gosta?

E para atrair mais usuários você pode utilizar imagens, vídeos, chamadas de ação. Aqui vale tudo para chamar a atenção, atrair o cliente e realizar a venda.

Assim como nas outras redes sociais você pode acompanhar suas publicações e ver se estão sendo visualizadas e se estão interagindo com ela.

E como toda informação é importante, com isso você consegue analisar e melhorar seu trabalho.

Melhorar o Perfil do Google Meu Negócio da sua empresa é fundamental!

Uma coisa muito importante é, fique sempre de olho nas atualizações do Google Meu Negócio, ele vem crescendo cada vez mais e você precisa aproveitar ao máximo esses recursos porque hoje ele é gratuito, já no dia de amanhã não se sabe.

Como você pode acompanhar o Google Meu Negócio tem se tornado cada vez mais popular entre os negócios locais e com toda certeza o Google também sabe disso.

Essa ferramenta de pesquisa tem se tornado cada vez melhor e com as buscas locais não é diferente.

Por isso tenha o perfil do Google Meu Negócio da sua empresa bem otimizado e completo com todas as informações para assim poder atrair mais clientes e gerar mais vendas.

Ter uma presença digital forte no Google Meu Negócio te coloca na frente dos seus concorrentes, e o principal é encorajar seus clientes a falarem de você por isso é importante adquirir avaliações, fazer um bom atendimento, um bom pós-vendas, e sempre estar atento ao que estão falando de você, só assim conquistará mais comentários positivos e atrairá mais pessoas para seu negócio local.

Desejo a você bons negócios e qualquer dúvida falar.

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