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Marketing Digital para Negócios Locais – sua empresa não poder ficar fora dessa

O Marketing Digital para Negócios Locais é uma estratégia essencial para fazer sua empresa ser encontrada na web e principalmente se o seu negócio é físico.

Imagine que hoje já são bilhões de pesquisas no Google e mais de 40% dessas pesquisas têm uma intenção local. Isso mostra que as estratégias de marketing digital para os negócios locais são vitais para qualquer negócio, mesmo os negócios locais e físicos, para fazer sua empresa ser encontrada na web.

Apesar de muitos esquecerem de suas estratégias, e como elas podem ajudar em qualquer negócio, elas podem gerar grandes volumes de tráfego, ligações, seguidores da sua marca, … e muitos vendas.

Com o aumento do uso de smartphones no mundo inteiro, tem contribuído para o aumento do marketing digital para negócios locais. Isso porque, os mecanismos de buscas são inteligentes e personalizam os resultados com base na localização dos seus usuários.

Conheça o Curso Marketing de Geolocalização, ele é um novo método onde irá aprender a prestar serviços para pequenas e médias empresas por todo o Brasil sem precisar aparecer.

Isso quer dizer que se alguém pesquisar por “lanchonete perto de mim” ele vai mostrar tudo que tem relacionado perto da sua localização.

Se você quer ter sucesso nas suas estratégias de marketing digital para negócios locais, então o ideal é combinar estratégias como anúncios pagos, SEO, experiência do cliente, WhatsApp entre outros.

Marketing Digital para negócios Locais

Para começar a seguir rumo ao sucesso do seu negócio local, mesmo ele sendo físico, é importante que você comece com ações imediatas e como hoje em dia ninguém compra nada sem antes consultar a internet, aproveite ao máximo o online para conquistar novos clientes para seu negócio usando as estratégias de marketing digital para negócios locais.

Google

O Google é um site de busca e te oferece diferentes maneiras para mostrar sua empresa para possíveis clientes que pesquisam por produtos e serviços locais.

Nas pesquisas avançadas sempre o buscador vai levar em conta primeiro o termo da sua busca e depois a localização.

No entanto, essas pesquisas combinam três maneiras bem especificas:

  • SEO – estratégia para posicionar usando palavra-chave
  • Google Ads – anúncios pagos
  • Google Meu Negócio – posicionamento local

Continue lendo que a seguir vamos explicar melhor cada um para você entender melhor a função de cada e como eles podem ajudar no seu negócio online.

SEO (Search Engine Optimization)

SEO é uma estratégia de otimização para destacar um negócio nas pesquisas do Google. Com elas, a sua empresa pode se tornar uma referência e atrair novos clientes sem precisar investir dinheiro em mídias.

Agora mesmo tem uma pessoa buscando pelo seu negócio e quantas delas poderiam entrar em contato, visitar a sua empresa e virar cliente.

Estratégias de otimização para buscadores são essenciais no Marketing Digital, até mesmo se você tem um pequeno negócio local.

Cada vez mais o Google se torna um assistente para qualquer assunto, especialmente se você quer ver o horário de funcionamento da farmácia da esquina, o cardápio do restaurante do centro ou o endereço da loja que você quer visitar mais à tarde.

Através dessas estratégias de otimização, você consegue melhorar o posicionamento orgânico do seu negócio para usuários que estão pesquisando naquele momento por soluções na sua região.

Tendo seu negócio bem posicionado nos resultados de busca automaticamente vai aumentar sua visibilidade e conquistar mais clientes!

Outra maneira é usando o Google Ads, ou seja, tráfego pago.

Google Ads

O Google Ads (antigo Google AdWords) é a plataforma de anúncios do Google. E se você deseja impactar mais clientes certos todos os dias você precisa entender seu funcionamento e suas vantagens.

Com certeza, você já fez uma pesquisa no Google e nos resultados da busca apareceram alguns links em destaque. Já acessou um blog e encontrou um banner de anúncio na página. Ou assistiu a um vídeo no YouTube e apareceram alguns anúncios antes e durante os vídeos.

Através do Google Ads você consegue fazer com que seu negócio tanto físico como digital se destaquem na internet através dos links patrocinados.

As campanhas feitas no Google Ads são ótimas para fazer com que as pessoas certas conheçam o seu negócio.

As vantagens de usar o Google Ads são muitas. Com ela você consegue:

  • Criar os anúncios
  • Total controle de onde e quando os anúncios serão exibidos
  • Escolher as palavras-chave mais relevantes para seu negócio
  • Direcionar os links para a página que desejar
  • Mensurar todo tipo de dados para melhorar ainda mais seu alcance
  • Controle de quanto quer gastar, podendo alterar orçamento das campanhas a qualquer momento

Fique atento e não esqueça! O objetivo principal do Google é oferecer a melhor experiência possível aos usuários da internet.

Então quanto melhor for a qualidade dos seus anúncios e da sua página da web, menos você precisará pagar para ficar bem posicionado nas pesquisas do Google.

Você pode começar investindo com um orçamento mínimo diário com o qual se sinta confortável!

Com campanhas bem planejadas e bem executadas, logo você perceberá que o Google Ads é uma excelente estratégia fixa do seu negócio para atrair mais clientes e gerar mais vendas.

O perfil de negócio é uma outra forma de se conectar com os seus potenciais clientes, utilizando a busca do Google e no Google Maps.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google que permite empresas serem encontradas com mais facilidade pelos seus consumidores.

Estar presente na Internet é uma grande vantagem para quem tem um negócio local. Ter um site e investir em publicações de conteúdos no blog do tipo informativo e educativo é o essencial para começarem a serem encontrados.

Isso porque como já citei acima, hoje em dia ninguém compra nada sem antes consultar e decidir com qual empresa entrar em contato primeiro.

E por que não potencializar essa estratégia com a ajuda do Google Meu Negócio, já que seu foco é impulsionar as vendas locais através da apresentação de informações sobre sua empresa de forma gratuita nos resultados orgânicos de pesquisa e também no Google Maps.

A ferramenta também permiti um diálogo direto entre empresas e clientes.

Se você ainda não tem uma conta no Google Meu Negócio ou não tem nenhuma estratégia para ele, fique sabendo que você está desperdiçando muitas oportunidades.

Otimização do perfil no Google Meu Negócio é essencial para se ter bons resultados

O GMN é uma ferramenta que vai render muitos frutos se os dados da sua empresa/negócio estiverem sempre atualizados e otimizados, por isso é muito importante que sua ficha seja uma extensão do seu site e suas informações sejam atualizadas constantemente.

  • Dados desatualizados podem fazer com que seus clientes tenham uma experiência ruim o que significa vendas perdidas.
  • Monitorar todas as avaliações e responder todos os comentários negativos e positivos dos clientes. Essas avaliações podem ter uma grande influência sobre os clientes em potencial (cerca de 90% dos consumidores leem avaliações locais antes de comprar). Deixar comentários negativos sem resposta pode prejudicar a percepção da marca, assim como as vendas. Tenha sempre uma pessoa responsável para cuidar dos comentários, crie respostas rápidas e fáceis às avaliações de consumidores, e não demore para responder isso vai mostrar que sua marca se preocupa com os clientes. Não precisa ser alguém exclusivo para isso, mas é importante acompanhar de perto.
  • Utilize imagens de alta qualidade dos seus produtos e do seu negócio. Isso ajuda a melhorar a experiência de contato com sua marca. A imagem da empresa, portanto, é construída a partir da percepção que o consumidor tem dela, e uma imagem bonita diz muito!

As estratégias de Marketing voltadas para o Google Meu Negócio podem trazer grandes volumes de tráfego via inbound marketing. Através de chamadas e mensagens, comentários dos clientes reais e tópicos para ajudar o cliente vir até você, tanto nas pesquisas no Google quanto no Maps.

Apesar de muitos ainda não usarem o Google Maps como um mecanismo de Busca, já 40-60% das pesquisas de empresas ocorrem nos mapas.

Aparecer no Google Maps é uma estratégia essencial de Marketing Digital para negócios Locais e não pode faltar.

Coloque o seu negócio no mapa

Além do Google, existem outras plataformas e ferramentas que podem te ajudar na divulgação local do seu negócio e aqui podemos destacar o Facebook, o Instagram e o WhatsApp.

Atualize a sua Página do Facebook, o seu perfil comercial do Instagram ou o perfil do WhatsApp Business com o seu endereço, horário de atendimento e informações de contato para que as pessoas possam falar com você e visitar o seu estabelecimento.

Muito mais do que uma rede social, o Facebook, o Instagram também é um excelente mecanismo de busca para negócios locais. Fonte: GIPHY. E como não aproveitar!

Hoje são 1 bilhão de usuários ativos por mês: o Instagram é a 5ª rede social mais popular do mundo, atrás do próprio Facebook (2,6 bilhões de usuários), do YouTube (2 bilhões), do WhatsApp (2 bilhões) e do WeChat (1,2 bilhão). Fonte: G1

Apesar de ser bem diferente a forma de trabalho nas Redes Sociais e do Google, o seu objetivo geral é o mesmo: estar presente, com os detalhes corretos, quando os usuários estiverem procurando empresas locais.

Por isso mesmo que você deve criar uma experiência digital perfeita para o seus potenciais clientes.

Além das pesquisas orgânicas básica oferecidas, o Facebook também tem um conjunto poderoso de ferramentas de publicidade paga que podem impulsionar suas vendas em seu negócio além de poder medir a performance das campanhas e fazer anúncios para sua região o que é ideal quando falamos de Negócio Local.

Além dessas plataformas, você ainda pode contar com os resultados de localização e mapas fornecidos pelo mecanismo de buscas Bing.

Os benefícios são enormes para seu negócio local estar utilizando da internet para aumento da visibilidade nas principais plataformas, além de você conseguir divulgar seu negócio 24 horas por dia e 7 dias por semana. 

Hoje os estabelecimentos com presença física não podem ficar de fora da presença online e deixar de lado o marketing digital para negócios locais, visto que hoje em dia não dá para ficar sentado esperando que um cliente entre pela porta.

E por que não aproveitar já que as pessoas hoje vivem com seus celulares nas mãos. E com a segmentação certa e um anúncio bem planejado pode chamar a atenção de um cliente no entorno do seu negócio, mostrando um produto ou serviço que você vende e que ela já está decidida a comprar.

Marketing Digital para negócios Locais

Pense em quantos novos clientes podem aparecer!

É provável que muitos dos seus concorrentes já estejam fazendo isso, então não perca mais tempo e certifique-se de que você está aparecendo, com todas as informações corretas e em todos os lugares onde os seus potenciais clientes estar fazendo pesquisas. Quer saber mais sobre o marketing digital para negócios locais? Nosso time especializado está pronto para ajudar você e seu negócio. Entre em contato agora mesmo!

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