Se você quer vencer a crise aproveite ao máximo as mídias sociais, pois isso é obrigatório para aumentar sua presença online e melhorar seu negócio online ou local.
Com a situação econômica atual que o Brasil está passando, muitos empresários se perguntam o que é possível fazer para superar essa fase difícil nos negócios e começar a crescer novamente.
Para isso preparei algumas dicas que podem ser muito uteis para você e sua empresa vencer a crise.
5 Dicas para ajudar sua empresa a vencer a crise em
1 – Aprenda a segmentar
Uma das coisas que você precisa aprender urgentemente é segmentação, em tempos de crise não dá para ficar dando tiros para todos os lados. É fundamental que as empresas comecem a segmentar e focar nos clientes e consumidores mais lucrativos.
Procure descobrir quem são eles? Como encontrá-los? Entenda o que eles querem. Tome uma decisão de qual público quer atingir, entenda do que ele gosta, suas características principais.
Com o perfil do cliente desejado nas mãos, você poderá começar a oferecer e o melhor, de maneira muito mais assertiva evitando assim gastar com pessoas que não tem interesse em seus produtos ou serviços. Isso ajuda a reduzir custos e investir com mais certeza.
Essa é uma das grandes vantagens de fazer anúncios online, pois eles permitem fazer essa segmentação e assim criar campanhas mais direcionadas.
Tente tirar o máximo de proveito de estratégias de marketing digital disponíveis no mercado.
2 – Pós-venda e as mídias sociais
Acredito que as mídias sociais são um dos principais canais a serem levados em consideração, se levar em conta o custo necessário para mantê-las verá que elas devem ser parte essencial para desenvolver seu negócio (ou pelo menos algumas delas, a que considerar mais importante para sua empresa).
Esse é o momento para sair na frente e fazer diferente do concorrente e começar a sacudir o mercado.
As redes sociais são excelentes ferramentas pós-venda. É muito comum as empresas encerrarem o relacionamento após a venda, e não dão continuidade, isso porque, o marketing vai muito além disso.
Você deve se tornar amigo de seu cliente, continuar o relacionamento com ele, e poderá ajudar a construir algo muito maior e com isso, incrementar as vendas de seu negócio, gerar indicações, principalmente em ações boca a boca, sem falar o feedback positivos do serviço prestado que poderá ajudar sua empresa a melhorar ainda mais.
Uma das melhores ferramentas que conheço para te ajudar nisso é o WhatsApp Business, essa é a versão mais utilizada de forma comercial, é gratuito e poderá fazer toda diferença no seu pós-venda.
3 – Use o passado a seu favor
Quantas vezes já ouviu falar “No passado isso era bem melhor! ”, uma das coisas mais comuns são as pessoas se tornarem nostálgicas em momentos difíceis do dia a dia.
O consumidor atual tende a acreditar muitas vezes que no passado tudo era melhor, são comuns as pessoas se apegarem e terem carinho a algo que já compraram, campanhas que já viram, etc.
No marketing digital e sua comunicação utilize coisas que representam integridade, estabilidade e felicidade. A ideia é ajudar seu público a se sentir bem.
4 – Boca a boca, uma arma muito poderosa
Quando pensamos em estratégias e formas de divulgar, o boca a boca na internet é muito forte, os consumidores cada vez mais querem publicar algo nas redes sociais, seja para o bem, ou seja, para o mau.
Tudo é muito dinâmico, quando ele compra algo, logo quer ir para o Youtube fazer unboxing, no Instagram avisar os seguidores, dizer se foi bom ou não sua experiência, o mesmo serve se um amigo publica algo nas redes, com isso o consumidor vai querer opinar e consumir as opiniões.
Hoje uma empresa deixa um rastro digital muito forte, seja pelo produto ou serviço comercializado ou mesmo pela opinião que expressa.
Então procure humanizar o atendimento e manter contato direto com seus visitantes.
5 – Economia Colaborativa
Esse assunto é novo para mim, mas funciona muito bem para empresas, isso veio para ficar, principalmente porque oferece muitos benefícios para todos. E para isso existem 3 forças relacionadas:
- Social: as pessoas compartilham mais hoje em dia.
- Econômica: a escassez de recursos hoje em dia.
- Tecnologia: A internet cresceu e existe uma nova geração de pessoas conectadas.
Esse mercado da economia colaborativa tem crescido muito e surgido serviços exclusivos para isso como taxistas, motoristas de caronas solidarias, alimentação e muitos outros.
Veja o que você pode fazer para lucrar com isso, pois cada vez mais ficará em evidência.
Dica Extra para Vencer a crise: Divulgue sua empresa cada vez mais
Por trabalhar com Marketing Digital e Criação de Sites e serviços de divulgação para empresas percebo que ainda existem muitas empresas que não fazem a divulgação correta, existem muitos canais como Facebook, Twitter, Google Meu Negócio, Youtube, WhatsApp e muitos outros que são excelentes para divulgar e o melhor é que são GRATUITOS e ainda assim muita gente não utilizam.
Vejo empresas que ainda não tem site embora seja possível criar um site simples e muito eficiente que seja responsivo e compatível com mobile e com custo bem acessível. Se esse for o seu caso, sugiro que você repense fazer um site.
Marketing Digital para Vencer a Crise: Um Mundo de Possibilidades para seu Negócio
Cada vez mais cresce o número de empresas que estão utilizando a internet para divulgar seu negócio, e isso tem ajudado milhares de empresas a vencer a crise.
E no momento que vivemos se sua empresa não está online, você provavelmente não terá sucesso.
Com tantas facilidades que a internet proporciona na hora de divulgar sua empresa, elas devem ser aproveitadas em todo seu potencial.
E com a evolução da interatividade entre as empresas e seus consumidores, a interação para conquistar novos consumidores e criar uma marca mais forte é muito maior.
Então se o seu objetivo é vencer a crise pela qual passamos, e não só isso, mas começar a crescer novamente dê total atenção ao seu negócio online.
Porque a Sua Empresa Precisa Estar Online para Vencer a Crise
Posso dizer que são muitos os motivos, mas o principal é aparecer mais.
– Ser facilmente encontrado
Já a muito tempo as pessoas estão realizando pesquisas na internet, para tirar suas dúvidas, comprar, devido sua comodidade e eficiência.
Com a sua presença na internet, e a utilização correta de informações e a otimização de canais você atrairá mais clientes para seu negócio local ou online.
– Fica aberto 24 horas por dia
Um negócio online funciona 24 horas por dia, ao contrário de um espaço físico que se limita ao horário comercial muitas vezes.
Além de ter um custo bem mais baixo, você pode vender e captar novos clientes a qualquer momento, é o seu negócio online trabalhando para você 24 horas por dia.
– Mais espaço de comunicação
As várias formas de comunicação que a internet disponibiliza “gratuitamente” são muito grandes e trazem muitos benefícios para seu negócio.
Você pode mostrar seus serviços ou produtos em diferentes canais e em diferentes formatos e para diferentes públicos. Isso faz com que você esteja sempre alcançando gente nova.
E esses canais podem ser sites, blogs, redes sociais (Facebook, Twitter, Pinterest, Google Meu Negócio, Youtube entre outros). Você pode ainda utilizar chats de atendimento, WhatsApp, lives e webinários.
No seu site, você pode oferecer informações gerais ou detalhadas para os diferentes tipos de perfis de público que você quer atingir.
– Leve seu negócio a outro nível
Na internet não há limites, e seu negócio pode expandir e ir além do seu limite geográfico.
Você pode decidir se quer crescer só em sua cidade, no seu estado, no Brasil, em países da América Latina ou se o mundo é seu limite! A internet nos permite isso.
– Marketing Digital melhor e mais barato
O marketing digital só cresce, além de ser mais eficiente seu campo de atuação é mais amplo que o marketing tradicional.
Hoje você consegue atuar em diversos canais de comunicação ao mesmo tempo e ainda pode interagir com o cliente.
E o melhor de tudo, o investimento em marketing digital é menor e você ainda tem como mensurar os resultados. O que é ótimo!
– Seu concorrente já está online
Isso mesmo! Uma grande maioria já está consciente dessa necessidade, e quem não está online já está perdendo e ficando para trás.
Hoje é impossível para um negócio que não esteja online concorrer com quem já está.
Se você ainda está resistindo a esse avanço, então é hora de superar esta resistência e partir para a divulgação online. Pois hoje não faltam especialistas prontos a ensinar e te ajudar nessa empreitada.
E aí, sua empresa já tem presença online?
Vencer a Crise: Como começar a divulgar minha empresa local online do zero?
Se você tem uma empresa local, mesmo que ela seja pequena você precisa estar online para seus clientes.
Para todo negócio local que deseja começar a divulgar seus produtos e serviços online em sua cidade, seja ele uma consultoria, dentista, restaurante, médico ou outros, é fundamental que você apareça nas pesquisas do Google quando alguém pesquisar algo relacionado ao seu negócio.
Isso porque o Google é a ferramenta de busca mais utilizada no mundo inteiro e provavelmente em sua cidade também, nela são feitas buscas por produtos e serviços, pessoas que estão prontas para comprar e contratar.
E para isso você precisa estar no Google Meu Negócio, uma solução gratuita disponibilizada pelo Google com muitos benefícios como:
- Divulgar as informações básicas da sua empresa como endereço, site, horário de funcionamento
- Exibir facilmente sua empresa no mapa de localização facilitando assim ser encontrado
- Divulgar fotos de produtos e serviços, vídeos do local, imagens 360º
- Promover ofertas e promoções
- Além de poder receber comentários e tirar dúvidas dos clientes
- Você ainda vai saber de onde vem os contatos
Isso é só uma parte do que ele disponibiliza, gostou? Então corre e faça seu cadastro no Google Meu Negócio, é muito simples e rápido.
– Passo a Passo rápido e resumido:
- Acesse o link: https://www.google.com/business/
- Faça seu cadastro, caso sua empresa já esteja cadastrada você pode reivindicar
- Confirme sua empresa
- Otimize seu cadastro, preencha com o máximo de informações relacionadas aos seus serviços e produtos e não esqueça as fotos
Para verificar sua empresa no Google Meu Negócio é bem simples.
Existem atualmente 3 maneiras de fazer a verificação, você pode escolher uma delas (caso seja a primeira vez, talvez esteja disponível apenas a opção por CARTÃO POSTAL para confirmação de endereço).
– Por cartão postal
– Por telefone
– Por e-mail
Depois de solicitar a verificação, em até 15 dias você receberá o cartão postal (fique atento ao prazo, caso não receba poderá solicitar um novo). Após receber o cartão basta acessar e confirmar sua empresa com o código recebido.
Reputação no Google Meu Negócio ajuda a Vencer a Crise
Procure sempre atender e responder todos os clientes e suas dúvidas, eles podem dar notas para sua empresa, e quanto mais notas boas melhor para seu negócio.
As avaliações estão diretamente ligadas ao atendimento, procure sempre resolver os problemas de seus clientes.
Todas essas dicas são para ajudar você a vencer a crise, isso mesmo, execute-as e assim seu negócio local irá aparecer mais online.
Se você é um empreendedor, sabe que não é fácil o dia a dia, é necessário dedicação, esforço e criatividade e assim será capaz de dar a volta por cima.
Sucesso para você e seu negócio!