Um dos desafios de qualquer negócio é saber como aumentar as vendas, esteja ele em crise onde é o momento mais importante para vender e não fechar ou mesmo numa fase boa, e que já esteja vendendo bem.
E todas as dicas de como aumentar as vendas sempre são importantes, as vezes com simples ajustes já se é capaz de ver as melhorias que tanto desejamos.
Se uma empresa quer crescer ela precisará olhar atentamente para suas vendas, afinal na maioria das vezes são elas que potencializam o negócio e trazem mais recursos para serem investidos e assim ter mais lucros.
Mas não pense que é só isso, tem muitos outros pontos importantes que acabam sendo deixados de lado pelo empreendedor, as vezes na vontade de apenas vender acabamos não olhando para o produto ou serviço em si, e até mesmo deixando de lado o atendimento que é de extrema importância.
Mas final como aumentar as vendas todo ano?
Sem dúvidas é a pergunta que todos os empreendedores fazem, e para ajudar trouxe algumas dicas de como aumentar as vendas, são estratégias simples que podem potencializar seu negócio, elas podem ser feitas de diferentes maneiras, de acordo com cada negócio.
Por mais simples que possam parecer dê a devida atenção a elas, as vezes por serem justamente simples que achamos que está tudo certo, e as vezes requerem muito mais nossa atenção.
Dicas de como aumentar as vendas
1 – Ofereça produtos e serviços de qualidade
A maioria vai dizer que isso parece obvio, sim, realmente é, mas tenho certeza que já deve ter comprado algum produto ou contratado algum serviço que não gostou, que talvez a qualidade não estivesse de acordo com o que foi vendido. Então o mesmo serve para sua empresa.
Se quer vender mais, dê muita atenção ao setor de vendas e invista em produtos e serviços de qualidade. Quando o que você vende é excelente, seu cliente acaba se tornando um vendedor indireto e indicando sua empresa.
Quando investimos em qualidade, mesmo tendo muita gente buscando pelo melhores preços ou até mesmo o preço mais baixo, a qualidade do seu produto ou serviço se destaca, e acaba sendo uma excelente estratégia.
A baixa qualidade de produtos ou serviços muitas vezes atrai muita gente, o cliente até fica satisfeito em um primeiro momento, mas quando começam os problemas, eles vem junto com o arrependimento.
E isso faz a pessoa a começar a olhar para o custo x benefício que no final sempre é melhor. As pessoas na maioria das vezes, estão atrás de um bom produto ou serviço por um preço justo, já com os produtos de baixa qualidade elas começam a falar para outras pessoas muito mais fácil.
2 – Adote Estratégias de Marketing Digital
A forma como muitos faziam a propaganda tradicional tem mudado, praticamente muitos estão migrando para o online, as empresas tem ido atrás de novas formas de promover suas marcas, produtos e serviços.
E com o marketing digital elas têm encontrado uma excelente alternativa com muitos benefícios. Existem diversas formas de aumentar suas vendas utilizando os recursos online como:
- Youtube
- Sites
- Blogs
- Anúncios pagos
- Criação de conteúdo
- E-mail marketing
Esses e muitos outros formatos tem feito a diferença em como aumentar as vendas de muitos negócios.
Existem várias estratégias de marketing digital e o empreendedor precisa aprender a vender online ou contratar algum profissional especialista em marketing digital ou agência de marketing digital especializada para ajudar nessa empreitada.
Uma das coisas que mais gosto no marketing digital é a facilidade de mensurar o que está sendo feito, diferente do marketing tradicional, com o digital você consegue direcionar melhor suas ações através do seu público-alvo e também medir de forma mais simples essas ações.
São as mais variadas estratégias que podem ser utilizadas, como por exemplo, uma pizzaria que pode anunciar apenas para os bairros que deseja entregar, ou uma loja de roupas que pode fazer lives com influenciadoras digitais e falar de seus produtos para o seu público.
São muitas as opções no marketing digital, a estratégia escolhida irá variar de acordo com o seu negócio.
Você ainda pode utilizar várias estratégias como por exemplo fazer lives e depois anunciar para quem assistir essas lives. Ou produzir conteúdo em seu site e exibir anúncios para eles. Pode utilizar anúncios no Google, no Facebook e Instagram ao mesmo tempo para impactar ainda mais seu público.
Minha melhor dica de como aumentar as vendas a partir de agora é dominar cada vez mais o marketing digital, aprender a utilizar ele para vender cada vez mais.
Deixar de ser amador e começar a melhorar a execução para crescer é fundamental. Muitos pensam que custa caro, que não dá resultados, mas isso é porque realmente não entendem como funciona o marketing digital.
3 – Oferecer um ótimo atendimento
Invista no relacionamento com seu cliente, ele pode se tornar o seu maior vendedor!
Oferecer um ótimo atendimento ao seu cliente é primordial para o sucesso de uma empresa. Se você tem dúvidas, vá até o Google e procure pelo Reclame Aqui e veja quantas empresas têm lá e as reclamações que elas recebem, ou mesmo em sua cidade onde negócios locais sempre recebem avaliações no Google Meu Negócio da empresa.
A maior parte das reclamações é relacionada a atendimento, e muitas vezes são problemas simples de resolver, que estão ao alcance da empresa, é um problema que pode ser revertido.
Para ajudar nisso é necessário investir em canais de atendimento e treinamento da equipe.
Comece pelos canais de atendimento como ter um chat ou WhatsApp, e até redes sociais, disponibilize sempre e-mail, telefone, formulários pelos quais o cliente possa entrar em contato.
Outro ponto importante é o atendimento pela equipe, ele precisa ser rápido, nada de deixar para responder apenas uma vez ao dia, mesmo que não consiga responder de imediato avise que está na fila para atendimento.
O atendimento precisa ser eficiente e educado, trabalhe para resolver o problema e para isso é necessário profissionais responsáveis e dispostos a resolver, sempre bem treinados.
O treinamento é muito importante, eles precisam realmente estar preparados para resolver o mais rápido possível. O atendimento é algo complexo, e isso irá ser fundamental para converter um cliente que reclamou do serviço ou produto em um novo comprador.
O bom atendimento é sinônimo de sucesso para sua empresa, então se quer saber como aumentar as vendas, ofereça um bom atendimento do início ao fim.
4 – Fornecedores e parcerias de negócios
Uma forma de potencializar suas vendas é saber utilizar todos os recursos a favor da sua empresa. Se você pode colocar seu produto em um Marketplace para vender mais, analise e faça, é uma forma de adquirir mais clientes.
Se puder fazer parcerias para ajudar a aumentar as vezes faça um teste, veja o que tem a oferecer e a receber com isso.
Vendas conjuntas, brindes, promoções, embalagens diferenciadas, serviços de entrega, vale tudo para atrair o seu cliente.
Quem sabe fazer parceria com aquele influenciador digital da cidade, ou fazer um post publi (pago) no perfil daquele Youtuber, vale tudo quando o assunto é vender mais.
Se está caro o motoboy, uma empresa pode dividir com as empresas ao lado para reduzir custos e ter um melhor serviço de entrega e ter eles a sua disposição. São detalhes que fazem a diferença para o cliente final e coloca mais vendas na sua empresa.
5 – Diversas formas de pagamento para aumentar as vendas
Variedade nas formas de pagamento hoje em dia é essencial para conseguir atrair mais clientes e vendas para seu negócio.
Ainda vejo muitos estabelecimentos com certas restrições a alguns modelos de pagamento.
Um exemplo disso, são restaurantes que aceitam apenas alguns tipos de vale refeição e outros não. Empresas no iFood que não aceitam todos os tipos de cartão, prestadores de serviço que ainda não tem PIX, uma coisa é certa, nem todo mundo anda com dinheiro na carteira ou está acessível de forma fácil.
Um e-commerce ou lojas por exemplo que aceitam formas de pagamento como:
- Cartão de crédito
- Cartão de débito
- Transferência bancária
- PIX
- Boletos
- AME
- Mercado pago
- E muitas outras formas
Essas empresas estão saindo na frente, afinal elas atendem todo o público, quanto mais meios de pagamento melhor para ela vender e a mantem na frente dos concorrentes.
Existem diversas soluções no mercado que oferecem não só formas de pagamento como também meios de entrega, soluções para agilizar tudo em seu negócio.
Quanto maior seu diferencial melhor para você, além disso trará mais confiança e satisfação para quem compra de você.
6 – Recupere quem já foi cliente
Vender para quem já comprou de você pode ser mais fácil do que encontrar novos clientes, então olhar para os clientes inativos pode ser uma excelente opção.
Sem dúvidas é uma das melhores dicas, afinal a lista de clientes já está em suas mãos, basta utilizar.
Dessa maneira você olha para quem já foi seu cliente, dá atenção a ele e ainda pode oferecer novos produtos e serviços.
Uma boa forma é oferecer alguma promoção ou oferta especial.
Portanto, comece a elaborar seu plano de recuperação de clientes antigos para potencializar suas vendas, sem dúvida isso ajudará seu negócio a vender mais.
Como aumentar as vendas da sua empresa com pequenas ações
Todo dono de negócio quer vender mais independente da época, e agora ainda mais que muitos precisam correr cada vez mais atrás.
No momento onde o digital tem dominado tudo, toda e qualquer ação conta, mesmo as pequenas.
Hoje a internet é um excelente canal para vender mais, porém, muitos ainda não veem isso, e até mesmo os negócios locais podem usufruir disso.
A internet nivelou competição, onde o pequeno pode sim competir com o grande, e agora todos tem acesso a milhões de pessoas a qualquer momento.
Então se você tem produtos ou serviços para vender, aproveite o que a internet tem de melhor e venda online e faça sua empresa crescer.
Você como empreendedor, precisa utilizar sua criatividade para sair na frente, seja fazendo uma Live no Instagram ou Youtube, ou criando um prato especial e mostrando através de fotos no Instagram, quem sabe mostrando como arrumar algo simples antes de vender o principal serviço.
Hoje uma coisa importante que vejo é ajudar, o que você pode fazer para ajudar os outros, mesmo que da sua empresa?
Acredite isso pode fazer a diferença para muitos, e a partir disso sua mensagem pode ir mais longe e seu negócio se tornar mais conhecido.