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Como Vender no Atacado: 7 Dicas para seu Negócio Crescer Mais

Quem quer vender produtos em grandes quantidades precisa saber como vender no atacado, e para isso precisa ter uma boa estratégia para tornar seu negócio mais lucrativo.

Mas ai entra um ponto onde muitos empresários batem a cabeça, que é como vender no atacado de forma eficiente? Como eu alcanço meus clientes?

O primeiro passo é entender como as ações digitais podem ajudar seu negócio a começar a lucrar ainda mais e o potencial que ela tem.

Nessa tarefa você vai utilizar estratégias de marketing digital para vender mais.

Muitos querem sair vendendo para o potencial revendedor do produto sem antes de uma boa estratégia, e só sair falando, coloque meu produto para vender porque ele é bom, pode não bastar.

Talvez esteja faltando o algo a mais, para todos quererem seu produto na loja deles. E entender isso vai mudar totalmente seu negócio.

Então o que você vai precisar é mostrar ao seu cliente que seu produto é o certo para ele e que, todos estão buscando por ele. Ao dominar isso, você vai entender mais sobre como vender no atacado e como a ação correta facilita suas vendas.

Depois de ler esse artigo, espero que consiga atrair muito mais pessoas interessadas em vender seu produto e assim alavancar suas vendas e deixar seu negócio mais lucrativo.

Vender no Atacado: O cliente do seu cliente é o foco!

Já sei, muitos vão falar que não querem vender para o cliente final e sim para revendedores, mas calma, já vou explicar e tudo ficará mais claro nessa estratégia de marketing digital que tenho para lhe mostrar.

Quando você começa talvez não tenha claro como vender no atacado, em determinada região ou cidade, principalmente, marcas e produtos novos onde são pouco conhecidos, sempre fica aquela dúvida de como atingir ou convencer os revendedores de colocarem o meu produto em suas lojas, já que talvez já até exista outras marcas similares.

É aí, que você precisa entender o cliente do seu cliente e focar nele. Você precisará chamar a atenção do cliente final para seu produto e/ou sua marca.

Você não vai vender para ele realmente, mas estimular nele o desejo pelo seu produto ou marca, para que ele conheça e deseje experimentar, e assim comece a falar, perguntar sobre seu produto nas lojas da cidade.

Uma vez que você atinja esse cliente final você começa a criar uma demanda pelo seu produto.

Já viu aqueles anúncios na TV ou internet onde falam sempre da marca, produto ou serviço, algo do tipo:

  • “Procure um representante perto de você”
  • “Na autorizada mais próxima”
  • “Nos supermercados de sua cidade”
  • “Nos melhores shoppings da região”

E uma vez que exista essa demanda na região, isso facilitará seu trabalho para os revendedores, afinal tem gente querendo comprar.

Imagine chegar em um comércio ou loja varejista para oferecer o seu produto e ele comentar que estavam procurando por ele naquela semana?

Nossa estratégia de marketing aqui não é focar no revendedor e sim no cliente dele, mas para isso você precisará conhecê-lo bem.

Imagine que você é uma marca de roupas nova, com estampas diferenciadas e deseja oferecer o produto para as lojas de uma cidade.

Como você faz para despertar o desejo naquela cidade pela sua marca e produtos?

Nosso foco aqui não será anunciar para donos de lojas de roupas e afins, embora eles sejam o que você deseja, se eles não o conhecem, talvez você só seja mais uma roupa na vitrine.

Aqui vamos falar com o cliente final, precisamos deixá-lo encantado com sua marca, despertar o desejo pelos produtos e estampas que você possui.

E quanto mais o cliente final souber do seu produto, mais ele irá procurar nas lojas locais, e caso ele venha direto até você será a hora de direcionar eles para as revendas.

Quer saber como vender no atacado? Tenha pessoas atrás do seu produto!

Já pensou porque todos os supermercados vendem Coca-Cola, ou porque muitos shoppings têm lojas de marcas de roupas como C&A, Renner, ou quando o cliente chega em uma loja pergunta por uma marca específica e geralmente ele tem?

Primeiro, entenda uma coisa, seus revendedores querem produtos que são fáceis de vender!

E como você faz para deixar seu produto fácil de vender? Simples, através do digital, usando as redes sociais para engajar a audiência e deixa-las loucas para comprarem seu produto que você coloca nas lojas da cidade.

Vejo muitas empresas atacadistas querendo atingir os revendedores, só querem achar cada vez mais pessoas para venderem seu produto, e várias vezes percebo que elas não conhecem o cliente final ou até mesmo evitam porque não querem ter contato com eles para não ter que lidarem com essa demanda e gerar pedidos.

Mas como se fala “estão deixando dinheiro na mesa”, pois imagine direcionar esses clientes para sua revenda? E caso não tenha é uma ótima oportunidade para gerar uma demanda reprimida e mostrar aos revendedores a busca pelo seu produto naquela região.

Se existem várias pessoas de uma região em busca do seu produto e você tem isso registrado é uma excelente prova para mostrar aos varejistas para eles comprarem seu produto.

Quanto maior essa demanda, mais fácil será encontrar revendedores, como disse antes, todos querem produto que tem procura e vende fácil.

Como Vender no Atacado

Como Vender no Atacado usando o Marketing Digital

Se você quer vender em uma região, você precisa que as pessoas procurem pelo seu produto, e uma excelente forma de fazer isso é usando o Marketing Digital.

Você vai precisar de uma estratégia de anúncios patrocinados para a região que deseja colocar seu produto.

Nesse momento é necessário que elas perguntem pelo seu produto, e para isso, um anúncio direcionando para as lojas ou região que você deseja ter revendedores, isso fará gerar uma demanda pelo seu produto.

Você faz isso por um período de tempo, e depois se prepara para ir até a loja e apresentar o seu produto, nesse período de anúncios provavelmente as pessoas foram até a loja e perguntaram pelo produto ou marca.

Essa é uma forma de surpreender o lojista, afinal as pessoas estavam justamente atrás desse produto ou marca para comprar, só que ele ainda não tinha para vender.

Entenda uma coisa, muita gente ainda não procura ou compra seu produto ou serviço provavelmente porque ainda não conhece.

Como vender mais no Atacado: Entendendo o Cliente Final!

Não sabe como vender no atacado? Muito provável você não deva conhecer bem o cliente final, e ai fica patinando na hora de oferecer o seu produto para os varejistas.

Conhecendo o cliente final fará você vender muito mais fácil no atacado, e poucos sabem disso. Você precisa ter uma comunicação e entender o que eles desejam, quais as dificuldades, o que procuram, saber disso deixa sua comunicação mais assertiva.

E tudo isso ajuda você a fazer a oferta do seu produto. Existem empresas que fazem isso hoje em dia, mas são poucas que fazem muito bem feito, isso porque acabam muitas vezes não conhecendo bem o cliente final.

Você precisa educar o cliente final e prepará-lo para desejar e consumir mais seu produto, isso fará que ele seja mais buscado, e tornará seu processo de vendas mais fácil.

Por isso, ter um bom site com todas as informações necessárias, redes sociais atualizadas, canais de vídeos apresentando o seu produto facilitará a vida dele e sua, e ainda gerará demanda para atingir os revendedores certos.

Essas ações precisam ser feitas regularmente para sempre gerar o desejo pela marca e produtos.

Vendas no Atacado: Não se perca!

Com todas as ações de marketing digital acima para o cliente final, muito provável aparecerá uma demanda de pessoas querendo comprar seu produto e isso pode ser um risco se seu foco não estiver bem definido.

Muitos aparecerão querendo comprar seu produto e dizendo que não encontram um revendedor perto. E você vai querer muitas vezes vender para eles! Não deixe isso te afetar.

Esse tipo de ação pode atrapalhar seu cliente o varejista, por isso falei do foco, sua estratégia e objetivos precisam estar claros em relação ao que deseja para seu negócio, seu objetivo de venda para revendedores não pode ficar abaixo do desejo de vender para o cliente final.

Uma vez feito isso, já conhece a estratégia para atingir os revendedores, agora é hora de conferir as dicas que separei para lhe ajudar nesse processo de como vender no atacado.

7 Dicas de Como Vender no Atacado

Aparecer para os varejistas e chamar a atenção deles é um dos grandes desafios, mas vender para eles também é, afinal é um mercado gigantesco e que movimenta muito dinheiro todos os anos, pois estamos falando do B2B (Business to Business).

Então separei algumas dicas estratégicas para complementar com o marketing digital e assim conquistar mais clientes.

1 – Atualize-se em relação ao mercado

Nos últimos anos muitas empresas foram forçadas a evoluírem mais rápido e entrarem no mercado digital com mais força, e com isso trouxe muitas inovações, e nunca as vendas online estiveram tão em alta quanto agora.

Estar atualizado e preparado para atender a demanda é fundamental, por isso ter um site bem estruturado, canais de vendas bem definido, um excelente atendimento e até mesmo um e-commerce onde seus revendedores possam fazer os pedidos online ajudará você.

Está todo mundo comprando online e no atacado não é diferente.

2 – Seu cliente quer resultado, então entregue para ele!

Tem muita gente correndo atrás de preço no mercado e não é errado, mas olhar para o negócio e agregar algo a mais é importante, sempre tem aquele que oferece o preço menor, principalmente para clientes novos e assim poder apresentar o produto.

Mas preço não pode ser tudo a se oferecer, gere valor para seus clientes, assim como na estratégia acima de marketing digital. Gerar demanda, demonstrar como se pode agregar mais valor ao produto, e ações para se lucrar mais e ainda pode ser feito de outras maneiras como:

  • Como ele pode aumentar as vendas
  • Gerar mais redução de custos e despesas
  • Atrair mais clientes
  • Reduzir custos fiscais
  • Ter um melhor retorno sobre investimento

Analise e veja como você pode ajudar, sempre se tem algo a agregar que traga mais benefícios, pense nisso.

3 – Esteja preparado

Vivemos muitas vezes em um campo de batalha, e o emocional precisa estar pronto para as tomadas de decisões que temos de ter.

Lidar tanto com varejistas como com consumidores final exige, como já disse, o foco para conseguir manter seus objetivos.

E você em muitos momentos também lidará com negociações, compradores profissionais, por isso esteja pronto, com todas as informações na mão que permitam você agir da melhor maneira.

Sempre se prepare para fazer a melhor venda, tenha tudo que precisa, não basta só saber vender no atacado, você precisa tornar cada venda muito especial.

E para isso você precisa conhecer bem cada empresa, seus concorrentes, necessidades, desejos e como é o mercado na região que está atuando, isso facilitará para você na hora do fechamento.

4 – Tenha uma excelente relação com o seu cliente!

Nessas horas todo mundo só quer vender, sugiro que procure ir além, pense no futuro com esse cliente, afinal quanto mais ele vende seu produto, mais você ganha.

Procure ter uma relação de negócio duradoura com ele em vez de fazer algumas vendas uma vez ou outra.

Seu negócio e suas ações precisam gerar confiança, mostrar que o seu produto é eficaz, e que sua marca tem credibilidade, isso ajudará a ter um bom cliente e assim trazer o sucesso para ambos.

Não queira só tirar vantagem, não enrole seu cliente! Um bom negócio precisa ser bom para ambos, por isso sempre pense e dê muita atenção ao atendimento pós-venda.

5 – Tenha referências

Se você entendeu como vender no atacado, e como aplicar a estratégia de marketing digital para gerar demanda corretamente você vai conseguir excelentes revendedores e gerar bons resultados.

Isso ajudará você a ter boas referências na hora de vender para outros varejistas e assim passar mais confiança. É uma excelente forma de ganhar destaque no mercado e assim gerar mais contatos e boas vendas.

6 – Não seja inconveniente

Existem muitos concorrentes hoje no mercado, e chegar até a pessoa que toma a decisão tem se tornado muito difícil em certos segmentos.

E na hora que você consegue isso você ainda precisa agir da forma correta, e nessas horas é necessário ter bom senso com suas atitudes.

São muitos os concorrentes no mercado, fazendo as mais variadas ofertas, saber aproveitar esse momento é muito importante na hora de agendar.

Seja claro no que oferece e apresenta para a empresa de modo que ela veja benefício para que a venda seja concluída.

E não se sinta mal caso ela não entenda ou não aproveite todas as oportunidades, nem todas estão preparadas.

Muitos excelentes produtos e serviços as vezes nem se quer são notados ou chegam ao conhecimento de quem toma a decisão de compra.

Seja persistente, mas não somente com uma empresa, expanda e vá atrás de várias.

7 – Vendas Online: plataforma de e-commerce B2B

Não deixe de ter um canal de atendimento e vendas online, essa é a principal dica, afinal estão todos em busca de facilidades e sempre com agilidade!

Estar pronto para atender e vender online para seus clientes te coloca na frente de muitos concorrentes, e ajuda o seu negócio a se tornar mais lucrativo.

O seu comercial precisa estar atento a isso, seja por e-commerce ou mesmo um simples atendimento via e-mail ou WhatsApp precisa ser ágil e assertivo para conquistar mais vendas.

Como Vender no Atacado?

Simples, se preparando e colocando em prática tudo aquilo que aprendeu acima, não esqueça seus objetivos e mantenha o foco.

Essa é uma das maneiras que você irá atingir os clientes que deseja e assim gerar mais vendas para seu negócio.

Não é uma tarefa fácil, mas pode ser feita sem grandes desafios, agora é hora de colocar a mão na massa.

E em caso de dúvidas já sabe, só nos avisar.

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