Dúvidas de Marketing Digital sempre são comuns no início de um negócio quando se está buscando vender mais online.
Afinal sabemos que ter um negócio não é fácil e que exige muito conhecimento sobre o que está sendo feito, e que você precisa planejar muito bem para nada sair errado.
E uma das coisas essenciais para qualquer negócio nos dias de hoje é o marketing digital, ele possui papel muito importante para o seu sucesso.
O marketing digital tem atuação na atração de clientes, nas vendas, no atendimento, no pós-venda e em outros pontos.
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Se você quer construir uma marcar forte, você não pode ficar com dúvidas de marketing digital, e muito menos deixar de fazê-lo.
E para ajudar separei 7 dúvidas de marketing digital que você não pode deixar passar. Confira abaixo.
Dúvidas de Marketing Digital
1. Como divulgo minha empresa com marketing digital?
Há diversas formas de promover seu negócio para atrair mais clientes e gerar mais vendas utilizando o marketing digital.
Existem tanto opções pagas como gratuitas para atrair clientes, e o ideal é que sempre procure utilizar as duas, principalmente aquelas que lhe trazem mais resultados, que será onde o seu público-alvo mais estiver, onde você consegue dar mais destaque para seu negócio e sua marca, e onde o seu produto ou serviço for mais buscado.
Separei algumas opções aqui para você entender melhor:
- Anúncios no Facebook
- Anúncios no Instagram
- Anúncios no Youtube
- Anúncios no Google
- Envio de E-mail Marketing
- Envio de Mensagem por WhatsApp
- Grupos de Telegram
- Grupos no Facebook
- Perfil do Facebook
- Fan page do Facebook
- Perfil do Instagram
- Canal de Vídeos no Youtube
- Anunciando em Site e Blogs parceiros
- Promovendo produtos em Marketplace
- Perfil no Pinterest
- Seu Site ou e-Commerce
- Google Meu Negócio
2. Quem é meu cliente ideal? Meu público alvo?
Quer vender muito? Então saiba para quem vender, é assim que você vai atingir os resultados desejados. Essa é uma maneira de você focar em quem realmente compra, conhecendo seu público-alvo suas ações serão muito mais certeiras.
Quando você vende para seu público-alvo você evita esforço desnecessário tentando vender para quem não quer comprar seu produto ou serviço, focando apenas nos interessados.
Entenda que ter bem definido seu público-alvo é essencial em qualquer planejamento de marketing digital, e isso não quer dizer que ele não mudará, pelo contrário, conforme for vendendo, ele pode ir se adequando e melhorando a cada nova venda, pois você acaba conhecendo melhor seu cliente ideal.
Conhecer bem seu cliente ajuda a estruturar isso, e a melhorar os resultados da sua empresa.
Mas para ter bem definido seu público-alvo é necessário pesquisar, juntar o máximo de informações para conhecê-lo bem e também fazer testes para encontrar o perfil ideal que é o comprador.
Nisso você pode considerar diversas informações como:
- Idade
- Sexo
- Região onde mora
- Interesses
- Hábitos de consumo
- E muitos outros detalhes de comportamento
Assim você o conhecerá e poderá entregar o que ele realmente deseja consumir ou procura. Essa é uma maneira de conhecer melhor seu cliente e deixa-lo mais satisfeito, não fazendo ofertas desnecessárias.
Uma vez conhecido o seu público-alvo, seus esforços e ações serão direcionadas para ele, potencializando ainda a atração de clientes, vendas e resultados do seu negócio.
3. Quem são os meus concorrentes? E o que eles fazem?
Você conhece seus concorrentes de perto? Sabe o que estão fazendo? Já se perguntou se você é melhor do que eles?
Dependendo do que sua empresa faz, seja em termos de serviços ou produtos é fundamental conhecer bem seus concorrentes, principalmente para negócios locais.
Saiba que podem existir muito mais concorrentes do que você imagina, tanto diretos (fazem exatamente o que você faz e que atendem as mesmas necessidades que você) quanto indiretos (que são semelhantes ao seu negócio ou ao que você vende), ambos merecem total atenção.
Para saber quem são seus concorrentes você pode por exemplo fazer uma pesquisa entre seus clientes e perguntar que outras empresas eles conhecem que fazem o mesmo que você, ou até mesmo pesquisar por seus produtos ou serviços na internet e ver quais vão aparecer.
Depois disso é juntar todas as informações e analisar, visite o site, as redes sociais, veja que tipo de ações estão fazendo, procure entender como é o negócio deles, desde local onde atendem, como é feito o atendimento telefônico, como enviam orçamentos, como produzem conteúdo para internet, como está a presença deles localmente como digital.
Tudo isso irá ajudar a conhecer melhor seu concorrente, e assim poderá identificar os pontos fortes e fracos de cada um deles e comparar com o que você tem feito hoje e como tem funcionado seu negócio.
Isso ajudará você a identificar no que você é melhor que o concorrente e o que precisa ser ajustado para se tornar melhor que eles. Basicamente é uma comparação.
Dessa maneira conseguirá identificar novas oportunidades para se destacar diante do seu cliente, e aumentar sua presença digital e física no mercado que você atua.
4. Onde estão os seus clientes?
As vezes eles podem estar onde você menos imagina. Parece fácil responder essa pergunta, ou até mesmo obvia, mas não se engane, ela pode lhe surpreender.
Hoje em dia com tanta tecnologia, recursos e evoluções nos negócios e quando falamos de serviços e produtos o seu cliente pode estar em qualquer lugar, pode estar na sua rua, na sua cidade, em outro pais, ou mesmo online, não existe mais distância que seja obstáculo para vender dependendo do que você faz.
Você já entendeu a importância do público-alvo, qual era o ideal para vender mais, e lá vimos que é fundamental conhecê-lo para poder gerar melhores resultados. E quando falamos deles, também está incluso a sua localização, onde ele se encontra, para que possamos montar uma ótima estratégia de marketing digital que seja eficiente para fazer uma boa divulgação e distribuição do conteúdo, ofertas e soluções que seu negócio oferece.
Então como faço para saber onde meu cliente está?
Assim como para definir o público-alvo foi necessário pesquisar, aqui também você precisa fazer uma pesquisa junto aos clientes e potenciais clientes para saber onde ele está, qual a localização dele, por onde ele costuma acessar a internet, se é de casa? Do trabalho? Como ele faz pesquisas? Se ele usa o Google? Se ele utiliza redes sociais como Facebook e Instagram?
Essa são apenas algumas perguntas que podem ser feitas para saber onde você vai encontrar pessoas que estão prontas para comprar seus produtos ou serviços, e assim você saberá o melhor local para anunciar.
Aprenda sobre pesquisas de mercado, que são estudos para saber as perspectivas de venda de produto ou serviço, ela ajudará a indicar uma maneira de gerar melhores resultados com suas ações.
Pouquíssimos empreendedores fazem pesquisa junto aos clientes, e com isso são poucos os que aproveitam o potencial delas em seu negócio, pense nisso.
5. Como saber se minha campanha de marketing digital está tendo sucesso?
O principal para saber se sua campanha está tendo sucesso é ter bem definido o objetivo dela, saber claramente qual resultado deseja alcançar é fundamental.
Você poderá ter diversos objetivos para seu negócio como:
- Aumento das vendas
- Crescimento do número de visitas do site
- Solicitações de orçamento
- Curtidas e compartilhamentos nas redes sociais
- Visualizações de seus vídeos
Esse é uma das grandes vantagens de anunciar online, é a parte de mensurar os resultados, já que podemos acompanhar tudo pelas plataformas através dos relatórios que elas disponibilizam e também das vendas pelo site ou recebimento de mensagens.
Esses objetivos de campanhas você também define na plataforma na hora de criar as campanhas.
No Facebook e Instagram você encontra:
Reconhecimento:
- Reconhecimento de marca
- Alcance
Consideração:
- Tráfego
- Envolvimento
- Instalação de aplicativos
- Visualizações de vídeos
- Geração de cadastros
- Mensagens
Conversão:
- Conversões (Vendas)
- Vendas do catálogo
- Tráfego para o estabelecimento
Já no Google Ads você encontra essas metas:
- Vendas
- Leads
- Tráfego do site
- Consideração de produto e marca
- Alcance de reconhecimento e marca
- Promoção de APP
6. Qual a relação entre marketing digital e vendas?
A relação entre esses dois itens é tudo, e precisam estar bem alinhadas para que consiga gerar bons resultados para seu negócio, inicialmente parecerá um grande de desafio, mas saiba que é possível e o retorno disso é sensacional.
Seja uma empresa grande, média ou pequena, ou mesmo prestadores de serviços ou profissionais que trabalham sozinhos, todos precisam entender a importância dessa integração de marketing digital e vendas.
Enquanto o Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online para atrair novos negócios, clientes, criar relacionamentos e promover a marca. E com ele você terá várias estratégias como Tráfego Pago, o SEO, Inbound Marketing, E-mail Marketing e o Marketing de Conteúdo entre outras.
A parte de Vendas engloba o trabalho primordial para qualquer negócio que é a venda do produto ou serviço para um consumidor ou empresa. Se o Marketing Digital atrai, a parte de Vendas finaliza a operação procurando sempre aproveitar ao máximo os prospects (contatos gerados) para iniciar uma conversa e construir um relacionamento para fornecer uma solução que atenda a necessidade dele.
E a atuação em conjunto deles é fundamental, afinal uma complementa a outra, e as vezes é necessário fazer ajustes para que ambas trabalhem bem em harmonia para que gerem o melhor resultado possível para o negócio crescer online.
Exemplo disso é uma boa definição do público-alvo, quanto mais assertivo, mais fácil será para finalizar as vendas, já que ele atrairá mais pessoas que estejam interessados no produto ou serviço.
O planejamento também da escolha de melhores produtos para ofertar deve ser feito em conjunto com as vendas, já que eles sabem passar informações como cada produto ou serviço é vendido.
Sempre deve existir o compartilhamento de informações entre eles para que o resultado seja o melhor possível.
Nunca se esqueça que o marketing digital deverá gerar a demanda para que a venda aconteça.
7. Qual a relação entre marketing digital e atendimento?
Assim como a relação entre marketing digital e vendas é essencial para o negócio, a mesma relação entre marketing digital e atendimento também é de extrema importância, embora muitos não deem atenção a isso.
Quando vezes você já viu pessoas reclamando de atendimentos online e de empresas? Que demoram ou que não retornam? Até mesmo ficam sem solução alguma.
Isso é mais comum do que se imagina, e isso acaba acontecendo porque muitos empreendedores não dão a devida atenção a isso, muitos só querem vender e esquecem de investir em um bom atendimento o que acaba resultando muitas vezes em reclamações. E tudo isso faz perder vendas!
Quando vemos tudo isso passamos a entender o quão importante é uma boa relação do marketing digital com o atendimento.
Para ter uma ótima relação com seu público-alvo você precisa conhecê-lo muito bem para saber como falar com ele e como ajudá-lo.
O marketing digital complementa o atendimento, com ele é possível criar estratégias para atrair e se aproximar do seu público, e o atendimento precisa entender as necessidades dele para conseguir ajudar.
Quando você conhece seu público muito bem você consegue oferecer a melhor solução para ele.
Muito mais Dúvidas de Marketing Digital que empreendedor tem!
Essas acima são apenas algumas, saiba que o empreendedor tem muito mais dúvidas sobre o Marketing Digital que são comuns entre muitos.
Falo isso porque diariamente surgem dúvidas de marketing digital novas, e entender cada vez mais como o marketing digital pode ajudar é fundamental para o sucesso do negócio online.
Entenda qual o seu diferencial
Como dono de negócio você precisa entender se você tem um diferencial ou se é igual a todos os outros.
Muitas vezes abrir uma empresa, ter o negócio próprio é um sonho, mas você não quer ser apenas mais um, certo? Então será necessário dar o seu melhor para sair na frente da concorrência e se destacar.
Tente encontrar pontos essenciais que podem se diferenciar do seu concorrente. Pode ser uma vantagem ou benefício exclusivo para seu cliente, e que seu concorrente não faça. A partir disso, você pode divulgar para que seu público reconheça como diferencial e veja valor e passe a escolher você para adquirir.
Faça pesquisas com seus clientes
Já falado mais acima da importância de fazer pesquisas junto aos clientes, seja pesquisa para entender o seu cliente ou mesmo para medir a satisfação.
Essas pesquisas sempre devem ser feitas para acompanhar as mudanças que possam ocorrer no seu mercado em relação aos clientes.
Entenda que embora hoje você tenha um público-alvo, ele pode mudar com o tempo.
Além disso pesquisas de mercado ajudam sempre a conhecer bem seu público e a identificar possíveis concorrentes.
Essas informações te ajudam no planejamento de marketing digital e na tomada de decisões do seu negócio.
Você pode também identificar pontos falhos no seu negócio com elas, e logo providenciar as melhorias para continuar entregando excelência para seu cliente.
Cuidado com custos para não prejudicar seu negócio e nem o marketing digital
O principal cuidado é não sair investindo tudo achando que terá retorno fácil, isso é mentira.
Tenha sim uma verba para investir em marketing digital, mas não comprometa o caixa da empresa.
Um erro que vejo muitos empreendedores cometendo é sair investindo em tudo que podem sem planejamento:
- Fazem um site novo cheio de recursos e caro, mas no final não é nem um pouco amigável.
- Contratam uma ferramenta de automação com alta capacidade sem utilizar o potencial total dela
- Investem logo de cara altos valores sem dominar a plataforma de anúncios
- Acreditam que porque anunciaram muito, terão também muito retorno, muitas vendas, mas nem sempre é assim
- Acreditam que basta fazer uma vez e pronto, tudo vai ficar no automático
- Dedicam pouco tempo ao marketing digital da empresa e esperam grandes resultados
É necessário fazer um bom planejamento do marketing digital e uma gestão de recursos necessários, sempre dentro do orçamento disponível.
Isso para que não comece suas ações e de uma hora para outra precise parar, e assim perca todo o trabalho realizado.
Nas horas de aperto é comum muitas empresas reduzirem ou até cancelarem as ações de marketing digital, justo aquilo que atrai mais pessoas para seu negócio.
Usar o marketing digital para atrair mais clientes e vender mais, dependendo da estratégia deve ter ações constantes, nem sempre o resultado aparecerá de um dia para o outro. Isso é importante entender.
Trabalhe bem o marketing digital da sua empresa para que ele ajude a aumentar as vendas e trazer um melhor resultado para seu negócio.
Veja algumas dicas para ajudar ainda mais:
- De mais atenção ao planejamento e defina metas claras, assim conseguirá atingir melhor seu público para gerar mais vendas e que estejam de acordo com seu orçamento
- Teste anunciar para públicos específicos, usando pequenos investimentos
- Dê atenção a sua presença digital, procure utilizar também todos os recursos gratuitos que a internet oferece
- Procure ter um site profissional e otimizado para mecanismos de buscas, desta forma seu público pode te encontrar com mais facilidade
- Nunca dependa apenas de um canal para gerar vendas
- Sempre teste novas estratégias para que caso alguma falhe você já tenha novas sendo executadas
- Lembre-se, as ações devem muitas vezes serem pensadas para gerar retorno a longo prazo e não do dia para a noite
Como você pode ver existem muitas dúvidas de marketing digital que o empreendedor pode ter no dia a dia, procurei aqui trazer alguns que são comuns e importantes de serem esclarecidas.
Mas o principal aqui é não deixar de fazer, procure tirar as dúvidas, procure fazer sempre mesmo que possa não estar fazendo o melhor, mas o importante é começar.
Se você ainda tem dúvidas de marketing digital, é só deixar nos comentários ou enviar pelo contato, teremos imenso prazer em responder e ajudar.